João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                        TRABALHANDO OS QUATRO TIPOS DE  LIDERANÇA

                   LUTADOR          REALISTA         CRIADOR     EXECUTOR         

 
             UM GUIA PARA O EXERCÌCIO DA LIDERANÇA E RESOLUÇÃO DE                  
                                                     PROBLEMAS PESSOAIS

 
 

 
I-                   INTRODUÇÃO
 
     Neste início do século XXI nós todos já descobrimos que não basta desenvolver um grande cabedal de conhecimentos técnicos para fazer sucesso em nossa vida pessoal e profissional. Aliás, parece que quanto mais nos aprofundamos no conhecimento tecnológico e científico de alguma disciplina em particular, mais sentimos que estamos perdendo o sentido de relação que ela mantém com as demais necessidades da nossa vida.
     As nações se desenvolvem e se tornam potências econômicas, militares e políticas. Tudo vai bem até que percebem que suas reservas ambientais estão comprometidas e seus valores morais e éticos deteriorados. Assim também fazem os indivíduos. Gastam todos os seus recursos psíquicos e físicos na acumulação de bens, até perceberem que comprometeram a saúde, a felicidade e a própria qualidade de vida nessa empreitada. 
     Há muito que os grandes sábios da humanidade vêm chamando a nossa atenção para o caráter desintegrador desta cultura materialista e reducionista que nos leva a viver em mundos privados, construídos somente para nós mesmos, e a pensar de forma linear e seccionada, esquecendo que o universo é um todo que só pode existir pela integração de todas suas partes. 
     Jesus advertiu que se não nos tornássemos crianças novamente não entraríamos no reino dos céus. Quis ele dizer que se quisermos recuperar esse reino de equilíbrio, paz interna, virtude e verdadeira participação nos processos que constroem o mundo – que constituem a única e verdadeira sabedoria que precisamos para sermos realmente felizes – é preciso dar ouvidos aos nossos “eus” mais antigos, esses arquétipos interiores, que formam a base da nossa personalidade. Eles são comuns a todos nós, como bem viu Jung, e representam a sabedoria da “alma da humanidade”. Na vida diária, eles são fontes nas quais podemos beber para encontrar alívio para as nossas dores e mapas que podemos consultar na busca de caminhos seguros para a nossa vida.
    Este é o objetivo deste curso. Proporcionar acesso consciente aos quatro arquétipos básicos que formam a base da nossa psique. Eles são as marcas registradas do comportamento humano e transparecem nas estruturas míticas de todas as sociedades do mundo, manifestadas em seus contos, poemas, danças, música, arte, ciência e mitologia.
    LIDERANÇA HUMANIZADA é uma viagem ao inconsciente coletivo da espécie humana e um mergulho nas nossas próprias interioridades, para de lá emergir com os elementos que precisamos para construir a nossa própria psique, eliminando os temores, os estereótipos, os padrões e as crenças que enfraquecem o nosso desempenho, diminuem a nossa auto-estima e nos impedem de atingir os resultados que desejamos obter na vida.
    Neste curso o aluno descobrirá como acessar os quatro arquétipos que são os alicerces da sua personalidade e de que forma poderá utilizá-los para enfrentar e vencer os desafios que lhe são apresentados na vida. Em outras palavras, como exercer uma liderança humanizada num mundo que se torna cada vez mais desumano.
 

 
II - OS QUATRO ARQUÉTIPOS
        
O pressuposto fundamental da teoria trabalhada neste curso é a que a nossa mente é formada por quatro arquétipos básicos que fornecem as raízes da nossa personalidade. Esses arquétipos são O LUTADOR, O EXECUTOR, O CRIADOR E O REALISTA. Essa teoria foi composta a partir de pesquisas feitas em tradições cultivadas por todos os povos que mantém ligações estreitas com a natureza. O estudo realizado mostra que esses arquétipos estão presentes em tradições, mitos, símbolos e práticas adotadas por esses povos e que os rituais por eles desenvolvidos têm como função específica proporcionar acesso a esses estados psíquicos mais profundos. A teoria também encontra fundamento nos ensinamentos da Cabala e do Budismo[1], bem como no trabalho de grandes filósofos como Carl Gustav Jung, por exemplo.[2] Essa teoria foi desenvolvida como tese acadêmica pela antropóloga Angeles Arrien na Universidade da Califórnia e aplicada com êxito em vários cursos e work shops sobre liderança e aperfeiçoamento pessoal nos Estados Unidos e outros países.[3]

IV- OS PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA

O LUTADOR

Característica
Habilidades
Virtudes
Optar por estar sempre presente
Poder
Liderança
Comunicação
Confiabilidade
Coragem para lutar pelo que acredita estar certo
Congruência entre o que diz e o que faz




                                                 





                                         
     O EXECUTOR

Característica
      Habilidades
        Virtudes
Prestar atenção ao que tem coração e significado
Amor
Gratidão
Respeito
Admiração
Tratar as pessoas dedicando-lhes amor ao invés de competir com elas.
 
O CRIADOR

Característica
Habilidades
   Virtudes
Diz e faz o que pensa e sente sem culpar nem julgar
Autenticidade
Intuição
Criatividade
Imaginação
Capacidade de visualizar possibilidades ao invés de dificuldades
 
     O REALISTA

Características
Habilidades
Virtudes
Estar aberto aos resultados e não preso a eles
Sabedoria
Objetividade
Desapego
Discernimento
Aprender com tudo o que lhe acontece e estar sempre disposto a compartilhar o que aprendeu
 1.      Cada arquétipo possui uma característica principal que congrega um conjunto habilidades e virtudes. 
2.      Cada arquétipo tem aspectos positivos e negativos ( aqui chamados aspectos persona e sombra).
3.      Cada arquétipo é responsável por facetas de nossa personalidade e comanda os comportamentos que assumimos em face dos estímulos que a vida nos oferece.
4.      Cada arquétipo pode ser acessado através de rituais apropriados e suas características podem ser trabalhadas para compormos uma personalidade mais equilibrada, capaz de dar respostas mais eficientes aos desafios da vida.
 
III-              EXERCÍCIOS
 
1.      Iniciação
2.      Alinhamento neurológico
3.      Acesso aos arquétipos
4.      Estratégia Disney de criatividade, julgamento e execução
5.      Encerramento ritualístico
 
 
 


[1] Arquétipo é toda noção (consciente ou inconsciente) que inspira um comportamento humano. Há arquétipos naturais, ( que já nascemos com eles) tais como noção de maternidade, necessidade de defesa da prole, formação de uma família, etc. e arquétipos culturais ( adquiridos), tais como a prática da monogamia, o mito de que o homem tem que ser forte e a mulher tem que ser delicada, etc. Tempo, espaço, qualidade, virtudes, defeitos, vícios, crenças, etc, também são elementos arquetípicos, dos quais a nossa mente se vale para se relacionar com o mundo em que vivemos. A PNL trata esses arquétipos como “programas” instalados na nossa mente para nos dar uma determinada configuração do mundo e nos orientar nas respostas que devemos dar aos desafios da vida.
2. Os quatro mundos arquetípicos da Cabala correspondem a Deus, o Pensamento de Deus, o mundo angélico e o mundo material. O Budismo trabalha com as quatro verdades fundamentais, que são a nobre verdade da dor, da causa da dor, da cessação da dor e a verdade da vida.
3. Angeles Arrien – O Caminho Quádruplo- Ed.Aurora
 
 
 
PROXIMO CURSO; 25 E 26 DE JULHO
LOCAL: ESPAÇO XANGRILÁ- KM 64,5
MOGI DAS CRUZES-SP

INFORMAÇÕES: TEL. (11 )  4796 1046 - 8281 6685

 





















João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/06/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras