João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

ESCOTOMA     

    
                SE FOSSE UMA COBRA



Escotoma, em psicologia, é uma falha de percepção que nos acomete quando somos submetidos a estados estressantes. É uma mancha que se interpõe no nosso sistema visual e nos impede de ver o que está na frente dos nossos olhos. Isso aconteceu comigo outro dia. Entrei apressado em casa em joguei a chave do carro em cima da mesa da cozinha. Tinha que sair imediatamente para cuidar de outro assunto, e já estava atrasado. Mas quedê a danada da chave? Revirei a casa inteira à procura dela e nada. Já estava ficando desesperado. Aí minha netinha me disse: “ Não essas que estão em cima da mesa?” Eu estava olhando justamente para a dita mesa. “Puxa vida vô,” disse a danadinha. “ Se fosse uma cobra ......”
Uma coisa puxa a outra. Comecei a pensar que o mundo em que vivemos é um verdadeiro caleidoscópio, que muda de cor e forma a todo instante. Se não aprendermos a ver essas mudanças, e mais que isso, a senti-las, ficaremos como aquele personagem do João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina, que de repente se sentiu um homem acompanhando o próprio enterro.
Ah! Mas não estamos convidando ninguém a vestir roupa de palhaço ( trocar conforme a cena), nem portar-se como camaleão, mudando de cor conforme o caso. Não precisamos ficar a inventar novidades nem rechaçando idéias e crenças apenas para dizer que somos flexíveis.  Afinal, existe muito de velho no novo, e no antigo ainda há muito para ser descoberto. Nada é tão ultrapassado que não possa ser aproveitado de alguma forma, e nada é tão novo que mereça ser aceito apenas pela novidade. O ensinamento bíblico ainda é válido nesse caso.  “ Em verdade, em verdade vos digo, que se não vos tornardes crianças de novo, não entrareis no reino dos céus.”
Sim, porque é delas que vem o olhar novo sobre as coisas que são velhas para nós. As crianças, dificilmente têm escotomas. Talvez possamos reaprender com elas a arte de ver as coisas que os nossos olhos já perderam de vista.    
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 29/07/2009
Alterado em 11/09/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras