João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 
Dedicatória   
 
 
 
A primeira edição deste livro foi dedicada à Rosa, com amor.
Esta segunda, dedico com saudade e gratidão.
 
    
 Prefácio à primeira edição
 
 
Para Rosa
 
 
          Querida, entre todas escolhida, por razões de cérebro e coração, nada te dei neste dia em que comemoramos o nosso vigésimo aniversário juntos.
         Não é, bem sei, tempo suficiente para se corroam uma razão e uma sensibilidade que nesses anos só encontrou motivos para exaltação e prazer.
        Mas para muitos que conhecemos, em tempo bem mais curto já se foram as razões para acordarem na mesma cama e dividirem o mesmo lençol, porque quando dois mundos diferentes se encontram, é preciso que ocorra uma simbiose de motivos, cujo produto seja a alegria renovada do reencontro diário nos eventos cotidianos.
       É assim que vejo a nossa relação. Não te perturbo a paz de rocha plantada na base na montanha, pois sei que és tu que a sustenta; Tu não me cobras uma serenidade de lagoa, posta na mansidão da planície, pois sabes que eu preciso ser um rio turbulento.
       E quando me ausento, seja em corpo, para buscar lá fora os bens que necessitamos para a paz da nossa vida material, seja no espírito, para sondar os horizontes que se descortinam em frente à nossa janela, e de lá trazer toda a beleza que se oculta no infinito, sabes que mesmo nessa ausência, por mais longe que eu esteja, podes trazer-me imediatamente para o teu lado com um leve toque nos meus cabelos, porque o meu cordão de prata está amarrado solidamente no teu umbigo.
       Depois, pensar em ti na distância, lá onde pulsa o coração de Deus, lá onde reina solteira, a estrela mais brilhante, é a forma mais segura de encontrar-te na plenitude da tua presença,
      Pois lá estás também, estrela entre estrelas, pensamento humano materializado, símbolo entre símbolos divinizados pelos corações de todos os amantes.
      Foi dessas viagens pelos infinitos da matéria e do espírito que colhi os fragmentos com os quais compus esta centúria que agora te ofereço.
      É uma composição de cem sonetos que colecionei ao longo deste nosso cotidiano, e que falam dos momentos vividos pelo meu coração e meu espírito em função da nossa relação.
      Depois de reuni-los neste singelo livrinho verifiquei que a nossa vida tem sido exatamente o que deve ser: simplesmente natural como a noite seguir-se ao dia, o sol brilhar após a tempestade, as estações se sucederem uma à outra com rigorosa pontualidade.
      Por isso dividi-os em quatro estações: os sonetos de primavera, que falam dos nossos primeiros encontros, quando descobrimos um ao outro;
      Os sonetos de verão, que se referem aos instantes de maior sensualidade da nossa relação;
      Os sonetos de outono, quando me pareceu que um arrefecimento na nossa relação nos levava a um período de recolhimento e reavaliação dos nossos desejos e expectativas,
      E finalmente, os sonetos de inverno, que retratam os momentos difíceis e penosos pelos quais passamos, já que graças a Deus, também os tivemos e superamos.
      Colecionei-os e reproduzi-os da mesma forma que nasceram. Toscos, frágeis, informes em sua maioria. Não quis dar-lhes acabamento porque achei que lhe tiraria a originalidade e a naturalidade.
      Por isso talvez os encontre pobres e até um tanto infantis. É que foram escritos por um homem que jamais permitiu que a madureza ofuscasse a juventude de um sentimento que nunca soube render-se à ação deletéria do tempo.
      Mas não invejes jamais as musas que receberam as lavras de ouro dos melhores poetas, na forma de versos finos, no metro e rima perfeitos.
      Mais pelo amor da arte do que pelo amor ao modelo foram escritos. Os meus, feitos de barro, modelou-os o coração.
      São teus, minha querida. Receba-os com o devido amor e guarde-os com igual carinho. Só por isso já me sentirei plenamente recompensado por tê-los feito.
   
                                                                10 de Setembro de 1995
 
 
Prefácio á segunda edição
 
 
POR QUE ESTE LIVRO FOI REIMPRESSO
 
 Quando editei este livro pela primeira vez Rosa ainda estava viva. Foi em 1995 e ela já lutava bravamente contra o câncer que a levaria cinco anos depois.
      Vivíamos uma fase interessante da nossa vida. Nossas filhas já estavam praticamente criadas, a nossa vida econômica estava estabilizada, tínhamos uma vida social intensa. Fora a doença, que ela enfrentava com muita coragem e galhardia, tudo ia muito bem conosco.
       Rosa morreu em 19 de novembro de 2000. Sua última recomendação foi para que eu não ficasse sozinho. “Quem quer viver de verdade, tem que ter um bom cúmplice”, disse ela,        “ por que sozinho, a vida é muita dura para se carregar.”
    
      Vinte e três anos de uma vida maravilhosa foi a minha aventura com Rosa.
       Antes de eu a levar para o hospital, de onde ela sabia que não voltaria mais, ela me disse: “Honre as pessoas enquanto estão vivas. Ame-as enquanto estiverem ao seu lado e merecerem o seu amor, depois, conserve-as na saudade, valorizando os bons momentos que viveu com ela. Essa é a melhor forma de reconhecimento. É só o que eu quero de você.” 
       Pediu-me que reconstruísse a vida e fosse feliz, em homenagem a ela, como mulher. Ela dizia, como Vinícius, que a mulher foi feita para o amor e para o perdão. Como nada tinha a perdoar em relação a mim, que eu procurasse o amor de outra mulher sem nenhum sentimento de culpa.
        Como ela me ensinou, eu aprendi a amar de novo. E nesse novo amor, que já faz agora nove anos que me aquece o coração, há, sem dúvida, uma grande participação dela. Por algum “twist of fate” ( um golpe do destino), eu me casei justamente com Maria Amélia, uma sobrinha dela. Uma moça a quem ela muito amava.
       Se existem anjos da guarda que protegem as pessoas na terra, ou santos que trabalham para arranjar a felicidade de alguém, Rosa deve ser uma dessas entidades.
       Para mim e para Maria Amélia ela foi a avalista da nossa felicidade. Por isso, nós resolvemos dar a ela este carinho.
       Que Deus a tenha em seus braços como nós a temos em nossos corações.
                                        Mogi das Cruzes, 05 de maio de 2009 
    
  
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/08/2009
Alterado em 19/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras