João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                               ( grupo de formandos em PNL)



O QUE É PNL- PROGRAMAÇÃO NEUROLIGUISTICA

          A PNL é um técnica de psicologia aplicada, que foi desenvolvida com o objetivo de entender e descrever, de maneira detalhada, a estrutura segundo a qual as atividades humanas são desenvolvidas em nosso sistema neurológico. É um conhecimento que nos permite, conscientemente, interferir no processo que gera os nossos pensamentos e nos capacita a realizar, rápida e eficientemente, mudanças profundas e duradouras em nossos comportamentos.
Curar fobias, como medo de falar em público, medo de insetos, medo de andar de elevador, etc, bem como eliminar hábitos indesejáveis, como fumar, beber, comer em excesso, roer unhas,  procrastinar obrigações, são algumas das conquistas que se podem fazer com a técnicas da PNL. Outras coisas, como como eliminar conflitos entre casais, famílias e grupos de trabalho, melhorar a interação entre os colaboradores de uma organização, para que atuem com mais harmonia e atinjam maiores níveis de produtividade, como também eliminar o estresse, eliciar motivação e construir estados positivos e propícios à atividade criativa são alguns dos resultados visíveis e prováveis alcançados pelos praticantes de PNL.

UMA FORMA DE VER, OUVIR E SENTIR O MUNDO
 
           PNL é hoje uma respeitada disciplina acadêmica ensinada em grandes universidades. Começou a ser desenvolvida no início dos anos setenta por Richard Bandler, psicoterapeuta interessado em informática, e John Grinder, professor de lingüística na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. A partir de uma análise sistemática da forma de atuar dos famosos terapeutas americanos, Fritz Perls, Virginia Satir e Milton Erickson, cujos resultados nessa área eram considerados excepcionais, eles descobriram que existe um padrão de excelência na forma de pensar e agir das pessoas bem sucedidas, isso é, que as pessoas eficientes pensam e agem de certa forma. Daí eles construíram um modelo para estudar as experiências humanas bem sucedidas e com base nesse estudo, desenvolveram um método capaz de detectar e reproduzir as estratégias neurológicas que estão na base das habilidades das pessoas talentosas.
          Bandler e Grinder deduziram que o sistema neurológico do ser humano ( cérebro mais rede nervosa e órgãos sensoriais) funciona como se fosse um sofisticado sistema cibernético que é programado pela linguagem dos sentidos. Com isso concluiram que quanto mais formos capazes de ampliar a nossa capacidade de ver, ouvir e sentir o mundo em que vivemos, maior será a nossa capacidade de resposta aos desafios que ele nos apresenta, pois o nosso sistema neurológico é programado pela linguagem dos sentidos. 

PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO EFICIENTE

Isso quer dizer que quanto maior for a nossa capacidade de captar informação do mundo, maior será a nossa habilidade para lidar com os desafios que ele nos apresenta. Isso significa dizer que nós devemos procurar ampliar a nossa linguagem neurológica, porque, consequentemente a nossa capacidade de gerar respostas será maior. Quanto maior o número de alternativas de resposta, maior a nossa possibilidade de responder com eficiência. Nessa idéia é que estão embutidos aqueles conceitos que nós conhecemos como criatividade e eficiência. Afinal, o que é criatividade senão a capacidade de gerar pensamentos capazes de solcucionar problemas? E o que é eficiencia senão a geração de comportamentos capazes de obter bons resultados?  
Com o sucesso obtido nas experiências realizadas nos campos da terapia e da comunicação principalmente, a PNL desenvolveu-se e passou a ser utilizada em vários ramos de atividade humana.  Pela eficácia dos resultados obtidos, ela pode ser chamada de pedagogia do comportamento eficiente, isto é, uma forma prática e segura de ensinar pessoas a gerar comportamentos novos e criativos, e também eliminar aqueles cujos resultados não interessam à nossa felicidade. Em outras palavras, trata-se de ensinar as pessoas a descobrir e usar suas habilidades de forma eficiente e habitual.
É por isso que hoje a maioria dos esportistas, artistas, comunicadores e profissionais de todos os ramos de atividade se utilizam das técnicas desenvolvidas pela PNL como ferramentas para aperfeiçoar suas habilidades e melhorar seus rendimentos. E também podemos utilizá-las para obter sucesso como pais, professores, amigos, parceiros, ou simplesmente como pessoas, já que nada tem sentido, se na qualidade de seres humanos, não obtivermos bons resultados.

O VERDADEIRO REINO DE DEUS 

 “O reino de Deus já o tendes dentro de vós”, afirmou o maior de todos os mestres, e isso nós sabemos que é a mais pura verdade, porquanto os recursos para que todos possamos ganhar a vida com eficiência e habilidade fazem parte da herança conferida à espécie humana. Pertence ao acervo conhecido como Direito Natural, o direito que todo ser humano tem à auto-estima, à realização profissional, ao amor, à reprodução, à qualidade de vida, e fundamentalmente à escolha do próprio caminho. Isso tudo é igual ao que chamamos de felicidade. Esse é verdadeiro Reino de Deus, ao qual todos nós ansiamos atingir um dia, não como uma visão mirífica e abstrata, mas como uma realidade mesmo, que pode ser vivida aqui e agora.  

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/09/2009
Alterado em 14/09/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras