João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A QUEM MUITO TEM MAIS SERÁ DADO, DE QUEM POUCO TEM, ESSE POUCO SERÁ TIRADO.

Certa vez um multimilionário publicou no jornal um estranho anúncio: "Precisa-se de um homem que saiba gastar dinheiro. Enviar currículos para o Sr. M...., na rua X, nº ......, historiando as experiências que já teve nesse trabalho."

Com o é óbvio, milhares de candidatos, de todas as idades e procedências se apresentaram. Estelionatários, estróinas, pródigos, bomvivants, playboys de todos os tipos e muitas, muitas mulheres, pois é de domínio público que ninguém, melhor que elas, sabem gastar dinheiro.
Depois de uma rígida seleção, foi escolhido um pródigo jovem que já havia solapado duas grandes fortunas, a que o pai lhe deixara, e depois uma herança de um tio rico, que também lha caíra nas mãos.
”Eu sou um homem muito rico,” disse o milionário. “Cheguei à conclusão que o dinheiro não me traz felicidade, por isso quero livrar-me dele. Você tem que gastar toda essa fortuna que está ai. Não receberá nenhum tostão enquanto todo esse dinheiro não desaparecer. Você tem que gastar o dinheiro. Não vale rasgar, queimar nem jogar nenhuma nota fora. ” E mostrou-lhe um quarto atopetado de dinheiro, cheio até o teto, com notas de cem reais empacotadas em maços de dez mil cada um. Havia bilhões de reais ali.

A primeira coisa que o rapaz fez foi alugar um caminhão baú e colocar nele todo o dinheiro. Depois saiu gastando a rodo. Comprou vários carros de luxo, que usou apenas um dia e no dia seguinte doou para amigos e parentes. Almoçou e jantou nos restaurantes mais finos, levando uma multidão de parentes e amigos. Comprou casas, apartamentos e terras, que doou para os sem teto e para os sem terra. Promoveu suntuosos banquetes, para os quais convidou todos os mendigos da cidade. Presenteou, com presentes caros, milhares de conhecidos e desconhecidos.
Tanto fez que conseguiu gastar toda aquela montanha de dinheiro. Por fim, depois de gastar o último real na compra de um sorvete, compareceu ao escritório do milionário para receber a paga pelo trabalho e o que encontrou foi um sujeito sentado sobre uma montanha de dinheiro três maior do que aquela que ele gastara. E o homem estava possesso.
“ Não adiantou você gastar todo aquele dinheiro. Eu estou agora três vezes mais rico do que antes. Por isso não vou lhe dar nenhum centavo porque o objetivo não foi atingido”, esbravejou o milionário.
“Mas como isso aconteceu?, perguntou, atônito, o jovem gastador.
O contador explicou: “ Um milionário excêntrico andou pela cidade gastando uma imensa fortuna. Comprou vários carros de luxo nas lojas do Sr. M, adquiriu diversos imóveis construídos pela construtora do Sr. M, almoçou e jantou, pagando a conta para centenas de pessoas, nos restaurantes do Sr. M, de modo que não adiantou nada você ter gasto toda aquela fortuna. Aqui temos outra três vezes maior. Vai ter que ralar para gastar tudo de novo se quiser receber o seu salário.”
 E assim foi. Mas a cada montanha de dinheiro que o jovem estróina gastava, um monte de dinheiro três vezes maior aparecia para ele gastar.

Para terminar, o Sr. M adquiriu uma fortuna incalculável, e o jovem estróina morreu sem nunca receber o seu salário.


João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/02/2010
Alterado em 22/02/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras