João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Marxismo e a Maçonaria

Á primeira vista é muito difícil ligar as teses marxistas a qualquer ensinamento maçônico. Nada parece estar mais distante um do outro do que os postulados marxistas e a filosofia praticada pelos Irmãos da Arte Real. Marx era um revolucionário, um racionalista por excelência, que aplicava as teses de Darwin para explicar o movimento da História e o desenvolvimento do indivíduo e dos grupos sociais.
Mas ao se verificar o momento histórico em que viviam os maçons nos meados do século XIX, é bem possível que essa moldura histórica tenha influenciado os organizadores do Rito Escocês, sugerindo-lhes a postura filosófica adotada para o grau 26.
Afinal, por que, entre tantos símbolos herméticos, motivos gnósticos, alegorias alquímicas e evocações cavalheirescas, iriam ser introduzidos motivos políticos e sociológicos de tal conteúdo? Só podemos mesmo entendê-los á luz dos acontecimentos históricos da época. Afinal, para um bom entendedor não é preciso muitas palavras. A preocupação com a igualdade social e a justa valorização do trabalho não é uma concessão ao trabalhador, mas uma necessidade que se faz presente em face da própria evolução da história. É depois, quem melhor do que a Maçonaria, uma congregação de obreiros, ou seja, trabalhadores, para defender tais postulados? Afinal de contas, não é a Fraternidade dos Obreiros da Arte Real uma Confraria fundamentada exatamente sobre os sacrossantos valores do trabalho, da justiça, da igualdade em todos seus termos?

A justificativa do tema

A preocupação com a ascensão dos trabalhadores, a melhoria das condições de vida do povo, uma “redenção social” a partir da elevação das classes obreiras faz sentido dentro de um sistema de pensamento que pugna pela Liberdade, pela Igualdade e pela Fraternidade.
Especialmente a primitiva idéia da Maçonaria, que se fundamenta na mística de elevação de um grupo de “eleitos”, cooptados no seio da comunidade para se tornarem líderes de uma nova sociedade, justa, equânime e ordeira deve ter sido simpática aos organizadores do ritual. Dentro desse pressuposto, a doutrina de valorização do trabalho, mesmo com sua inspiração socialista, serviu de fundamento aos postulados da Maçonaria, que é, na origem, uma sociedade fundada sobre a idéia de que somente o trabalho produz valor.
É verdade, porém, que o Marxismo, em sua concepção autoritária de organização política e social se opõe a qualquer tipo de sociedade secreta, bem como á qualquer particularização de idéias ou atitudes, sendo, portanto, avesso á qualquer coisa que se pareça com a prática maçônica. Razão pela qual, uma das primeiras providências dos regimes revolucionários de orientação marxista, quando tomam o poder, é banir as organizações dessa espécie.
A Maçonaria implica, ainda que seja forçoso ao maçom reconhecer, numa idéia de elitismo. Mas esse elitismo, da mesma forma que Platão o imaginou na sua República, é um plano de criação de um grupo seleto, no qual a sociedade encontre um celeiro de virtude e sabedoria, e onde possam ser encontrados dirigentes maduros e capazes para conduzi-la. Não é, em síntese, a perpetuação da aristocracia, da oligarquia e das castas, mas sim, da salvaguarda de valores e da seleção natural, aplicada ao desenvolvimento da sociedade. Isso nos faz pensar que quando o ritual se refere á reabilitação das classes inferiores, o que se pretende é que o maçom desperte para a necessidade de trabalhar para permitir que as desigualdades sociais se tornem cada vez menores e todos tenham oportunidade de lutar, com iguais armas, para ascender socialmente.
Daí, talvez, a evocação de que a pedra filosofal do maçom está embaixo da bandeira tricolor, oculta da vistas dos profanos e só a vê aquele que é capaz de entender o seu profundo significado. A bandeira tricolor, como se sabe, é a bandeira francesa. Essas cores são evocativas da aura de romantismo que norteou os revolucionários franceses de 1789, e foram introduzidas na bandeira daquele país por força dos ideais professados por aqueles patriotas. Entre eles havia muitos maçons.

A tradição de evocar questões sociais nos ritos iniciáticos maçônicos já existia em 1788, véspera da eclosão da Revolução Francesa, como bem lembra Jean Palou. Essa preocupação transparece no “interrogatório” dos profanos que se iniciavam na Loja da cidade de Privas, segundo aquele autor. Esse “interrogatório” consistia no seguinte:

P. Que achais das questões que perturbam o reino?
R. É uma calamidade que toda a Franco-Maçonaria deveria em geral procurar remediar.
P. Se o Rei, vosso Mestre, lhe ordenasse pegar em armas contra Vossa Província, ou mesmo contra qualquer uma da França, que faríeis?
R. Pediria minha demissão.
P. Que achais de M. de Briene, de M. de Lamoignon e, por conseguinte, daquele e daquelas que os autorizam?
R. Que esses senhores fossem enforcados. E que aqueles que os autorizam, um aos filhos enjeitados, e o outro que procurasse um melhor conselho.

Em outra Loja, em Pas- de- Calais, o discurso de recepção de profanos dizia: “Encontrareis aqui a paz e a candura de vossos costumes; aqui desaparecem as classes sociais; o nível maçônico torna todos os homens iguais”.

Todos esses discursos são evocativos de um ideal libertário sufocado por uma aristocracia insensível, mas não de um ideal socialista, como parecem ter entendido os autores do ritual moderno. Quanto á bandeira tricolor, escreve J.M. Ragon que ela foi criada por um maçom, de nome Laffayette, que era comandante da guarda nacional francesa por ocasião da Revolução.
As cores azul, branca e vermelha, corresponderiam aos graus da Maçonaria praticada naquele tempo, ou seja, a Maçonaria simbólica (azul), o Capítulo (Maçonaria vermelha) e os graus filosóficos e administrativos (Maçonaria branca). Jean Palou, no entanto, contesta essa informação dizendo que a Maçonaria branca, correspondente aos 31 º, 32° e 33 º graus e é posterior á 1789.
O que talvez possa ter ocorrido, nesse caso, é uma readaptação dos graus, passando os graus filosóficos a ser divididos de outra forma, diferentes daquela citada por Ragon. Tudo isso, são especulações que não podem ser comprovadas por falta de documentos específicos. De qualquer forma, essa informação é valiosa para o perfeito entendimento do simbolismo do grau 26.

Karl Marx

Karl Heinrich Marx (1818—1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Durante a vida de Marx, pouca foi a sua influência. O maior interesse aconteceu na Rússia, onde, em 1872, foi publicada a primeira tradução do Tomo I de O Capital. Porém, logo após sua morte, suas teorias começaram a obter crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários, dando nascimento, inclusive, aos partidos operários.
O Marxismo trabalha com uma concepção materialista de desenvolvimento da Histó-ria, não aceitando qualquer tipo de determinismo, pois propugna a predominância da materialidade sobre a idéia. O espírito, para Marx, é mero desenvolvimento mental que é influenciado pelas condições materiais da vida. Nisso consiste a dialética marxista: se o ambiente é propício, a mente se desenvolve.
Marx compreende o trabalho como atividade fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O trabalho é o motor de todas as realizações humanas. Ele é o capital inicial que todo ser humano possui, e a partir do qual todos os valores econômicos se formam. O homem é um ser social. Desvalorizar o trabalho, como fazia o sistema capitalista era alienar do processo social o seu mais importante elemento. Daí Marx dizer que o sistema capitalista estava criando os próprios germes da sua destruição.
A análise marxista do processo histórico e do sistema econômico é válida e tem a sua importância no estudo do pensamento e das realizações humanas. Muito embora a maioria das suas previsões não tenham se confirmado, ele levou a sociedade ocidental a uma análise mais profunda das relações que envolvem a convivência e a sobrevivência dos grupos sociais. O Marxismo venceu exatamente nos países onde não havia um capitalismo desenvolvido. Rússia, China, Cuba e outros países que adotaram alguma forma de marxismo em suas organizações politico-econômicas, eram países essencialmente agrários, de economias sub-desenvolvidas.
A aplicação das idéias de Marx não resolveu os problemas sociais e econômicos dos países que as adotaram, mas fez com que os países capitalistas adotassem medidas para minorar o sofrimento das classes trabalhadoras e ajudar na sua ascensão social. Talvez por isso a Maçonaria lhe preste essa homenagem.

FONTE: CONSTRUTORES DO UNIVERSO, NO PRELO PARA PUBLICAÇÃO
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/03/2010
Alterado em 23/03/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras