João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


CURANDO A SI MESMO

II▬ O ARQUÉTIPO CURADOR

O CURADOR

CaracterísticaS,  Habilidades E Virtudes

Prestar atenção ao que tem coração e significado Amor
Gratidão
Respeito
Valor
Tratar as pessoas dedicando-lhes amor ao invés de competir com elas.
Reconhecimento

Todos temos dentro de nós o arquétipo do Curador. Por isso o velho ditado consagrado pela sabedoria popular: de médico e louco todos temos um pouco.

III▬ CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DO CURADOR

A característica fundamental do curador é prestar atenção no que tem coração e significado. Por isso sua virtude guia é o Amor. Ele sabe que o poder do amor é a mais poderosa de todas as energias á disposição dos seres humanos. Ao estender os braços do amor para as pessoas ele demonstra reconhecimento, aceitação, consideração, valor e gratidão. O Curador não se peja em demonstrar seu amor nem se constrange em dar as pessoas o seu devido valor. Ele pratica sem reservas as quatro de formas de reconhecimento mútuo: do talento, do caráter, da aparência e da impressão causada.

IV▬ O CORAÇÃO DO CURADOR

Diz-se do coração do curador que ele é cheio, aberto, puro e forte. Coração cheio é não ter medo de ofertá-lo inteiramente à pessoa ou à causa com a qual nos envolvemos. Coração aberto é acreditar, sem reservas, na pessoa ou na causa na qual nos engajamos. Significa não ficar na defensiva, não ter medo de ferir-se no relacionamento. Coração límpido é estar isento de dúvidas, é não experimentar ambivalência e confusão. Coração forte é estar cheio de coragem, firmeza, determinação. Esses são os aspectos do coração do curador.

V▬ OS SEIS TIPOS DE AMOR UNIVERSAL

O Curador sabe explorar os seis tipos de amor universal que são:

• O amor romântico – entre companheiros e amantes
• O amor maternal e paternal – entre pais e filhos
• O amor fraternal – entre colegas e amigos
• O amor relacional – entre mestres e discípulos, terapeutas e clientes, servidores e servidos, etc.
• O amor próprio – autoestima, respeito próprio, etc.
• O amor espiritual – amor pelo bem estar do próximo e pela humanidade em geral.

VI▬ OS NOVE PRINCIPIOS DE CURA

O Curador sabe aplicar os nove princípios de cura, que são:

• Manter todas as partes do corpo relacionadas com o todo.
• Manter o vínculo que existe entre o que é vivente e não vivente, respeitando todos os elementos da natureza.
• Abrir a mente ao que mais se teme.
• Manter a mente aberta evitando preconceitos e intolerância.
• Acreditar num poder maior e ter disposição para acessá-lo.
• Exercer criatividade, paixão e amor.
• Crer nos poderes pessoais de cura e não ter constrangimento em exercê-los.
• Confiar na vida e acreditar que ela tem sentido e significado.
• Acima de tudo saber dar e receber.

Bálsamos universais de cura

▬ Contar histórias. Histórias, contos, metáforas, são formas de penetrar no inconsciente e impressioná-lo com mensagens de cura. São as ferramentas preferidas dos terapeutas, sacerdotes, treinadores, etc.
▬Cantar e dançar. Da mesma forma que o canto e a dança ativam o arquétipo do Guerreiro, certos tipos de músicas e dança, também contribuem para acessar o nosso Curador interno.
▬A prática do silêncio é eficaz contra o sofrimento e a dor.

Seção de jornada e tambor

Deitado de costas, praticar relaxamento e meditação por vinte minutos ao som de um tambor. O som do tambor é imitação das batidas do coração e serve para efetuar a indução sônica, afetando o alinhamento da frequência cerebral equilibrando o sistema nervoso central. A combinação de jornada/tambor com relaxamento e meditação também ajuda a reduzir o estresse.

Meditação em posição horizontal

Continuação da jornada\ tambor, a meditação horizontal (deitado) representa uma viagem ao nosso inconsciente, para uma consulta as nossas fontes simbólicas, arquetípicas. A mente deve vagar livremente sem tentar controlar nem dirigir o processo. Nessa jornada visitamos os três mundos do nosso inconsciente que são, o mundo mediano, o mundo subterrâneo e o mundo superior. No mundo mediano encontramos os arquétipos da nossa realidade cotidiana, simbolizados por coisas relativas ao trabalho, desejos, relacionamentos, conhecimentos, que são necessários para a cura as nossas doenças físicas e psíquicas. No mundo subterrâneo encontraremos os arquétipos relacionados com nossos medos, dúvidas, temores, e também com nossa coragem, destemor e fé. Esses arquétipos são representados por visões de descida em poços, túneis, fundo de lagos e mares, e também por encontros com os nossos animais de força e aliados. Nesse mundo encontramos conselho e cura para as nossas fobias, nossos temores e também a explicação para os nossos impulsos. No mundo superior encontraremos os nossos arquétipos espirituais – nossos guias, na doutrina do espiritismo – que são simbolizados por belos jardins, riachos e cascatas, pássaros que nos levam em voos, pessoas significativas e coisas semelhantes a essas. É nesse mundo que recebemos orientação e cura para as nossas dores morais e espirituais.

Ação de acalentar

Deitado de costas, coloca-se a mão sobre o coração e mentalizam-se as qualidades de caráter que apreciamos em nós, reconhecendo o quanto elas são importantes para a composição da nossa personalidade. Nessa oportunidade reconhecemos também a nossa força, as contribuições que damos para a sociedade, e agradecemos por todas as benesses e pelo amor que distribuímos e recebemos.
Essa prática deve ser feita três vezes ao dia: pela manhã, ao meio do dia e à noite, antes de dormir. Esse tipo de prática é chamado visualização criativa, afirmação ou aquisição de autoestima.

VII ▬ O CURADOR E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA

A relação do Curador com a natureza é tão profunda quanto a do guerreiro. Ele sabe que nos reinos da natureza estão todos os elementos de cura existentes no universo. Medicamentos, símbolos, rituais, etc. que promovem a cura física e psíquica. Seu respeito pelas árvores é tão grande que ele sente o abate de uma elas como se fosse a morte de um ser humano. Por isso ele planta árvores com a mesma satisfação com que faz um filho. Há povos indígenas que oferecem suas feridas às árvores em analogia com a capacidade que elas têm de regenerar-se quando machucadas. Afirmam que assim suas feridas cicatrizam-se mais rapidamente. Segundo as tradições xamânicas, a direção do Curador é o sul, por isso todas as suas meditações devem estar voltadas para es sa direção. Seus animais de força e aliados são os animais de quatro pernas. A estação do Curador é a primavera, por ser a estação da regeneração, da renovação, da esperança e do amor.

VIII▬ OS ASPECTOS SOMBRA DO CURADOR

• O lado sombra do Curador se revela pela despreocupação com o bem estar dos outros e pelo descuido com a própria saúde. A figura da vítima, do carente ou do mártir é o principal aspecto sombra do arquétipo do Curador. Esse aspecto se reflete num estado de dependência e descaso consigo mesmo, que o leva à doença e ao sofrimento.
• O Curador deve combater as quatro formas básicas de dependência que se manifestam quando o seu aspecto sombra do está no comando. Essas quatro formas são:

Dependência da intensidade

▬ Manifesta-se quando não aplicamos bem nosso amor, afeto ou amizade. Geralmente ela está presente em indivíduos muito ativos, que não suportam a rotina. Se as coisas demoram para acontecer eles se tornam exagerados, dramáticos, sensacionalistas. Podem resvalar para algum de vício: alcoolismo, drogas, sexo e outras aventuras perigosas para compensar o marasmo. Viver intensamente (sensualismo) é o aspecto sombra do amor, do afeto, da amizade. O remédio para a cura desse aspecto sóbrio é amar e relacionar-se bastante
.
Dependência da perfeição:

▬ Manifesta-se quando não conseguimos executar bem as tarefas ou não usamos corretamente o nosso poder de cura. O indivíduo com essa dependência tem baixa tolerância a falhas e evita demonstrar fraqueza ou vulnerabilidade. Cinismo e falsidade são a marca desse comportamento. O remédio é o exercício das virtudes fundamentais do Curador: Amor, gratidão, respeito, valor.

Dependência da sabedoria.

▬ Manifesta-se quando temos dificuldade para entender alguma coisa. O indivíduo sente-se tolo, inseguro, ignorante. Em razão disso tende a tornar-se crítico, arrogante, desconfiado e controlador. O remédio para sua cura é o exercício da humildade e da arte de perguntar.

Dependência da habitualidade:

▬ Manifesta-se pelo apego a coisas que já não são mais úteis ou métodos que já não dão bons resultados. O indivíduo tende a se tornar pessimista e evitar as experiências inovadoras. Torna-se dogmático e não confia no instinto. A dependência da habitualidade é o aspecto sombra da capacidade de percepção. O remédio para sua cura é o treinamento de todos os sentidos, para ver, ouvir e senti mais.

IX ▬ ASPECTOS PERSONA E SOMBRA NO COMPORTAMENTO DO CURADOR

Persona

Alimentação balanceada
Exercícios físicos regulares
Rir, brincar, se divertir
Cantar, dançar, reunir-se
Amar, tocar nas pessoas, solidarizar-se
Engajar-se, ter hobbies, praticar atividades artísticas
Gostar da natureza, da beleza, e de frequentar ambientes saudáveis
Ser religioso, acreditar na espiritualidade
Preocupar-se com questões ambientais

Sombra

Alimentação desregulada
Sedentarismo
Mau humor, sisudez
Silêncio, rigidez, insociabilidade
Não demonstra afeto, não gosta de tocar nem de ser tocado pelas pessoas
Não demonstra solidariedade
Desengajado, descomprometido
Não tem hobbies, não aprecia artes
É insensível à natureza e á beleza
Não se preocupa com questões ambientais

X ▬ACESSO AO ARQUÉTIPO DO CURADOR

Exercício diários

Exercício 1 - 5 minutos

Deitado, ponha a mão direita sobre o coração e a mão esquerda sobre a direita. Agradeça por suas forças e talentos; pelas qualidades de caráter que você tem; pelas contribuições que você deu e recebeu das pessoas; pelo amor que deu e recebeu das pessoas e do mundo em geral.

Exercício 2 - 10 minutos

Procure um lugar onde você esteja em contato com a terra. Imagine- a em plena primavera. Deite-se no chão, com a cabeça voltada para o sul. Fique de olhos abertos e fixamente focados num ponto distante. Estenda os braços ao longo do corpo, mantendo um deles levantado na altura do cotovelo. Nessa posição imagine-se entrando em contato com a sua energia interior. Pense no amor que você tem para dar as pessoas e a você mesmo, no atendimento que gostaria de prestar a elas, em como gostaria de curá-las de seus males físicos e espirituais. Peça á divindade de sua crença orientação e ajuda para curar as suas próprias moléstias físicas e espirituais.

Exercício 3- 30 minutos

Á semelhança do que você fez com o Guerreiro, agora é hora de você procurar pelo seu Curador: dê um passeio de dez minutos pelo local onde você está, medite e responda as perguntas abaixo;

1. Qual era sua história favorita quando criança? (Imagine-se contando-a ao seu filho e se você não tem filho imagine-se contando-a para uma criança qualquer).
2. Imagine que você acaba de conhecer uma pessoa: Conte para ela uma história qualquer a seu respeito.
3. Pense num momento em você amou muito. Qualquer tipo de amor (romântico, fraternal, filial, maternal, etc.) Como você se sentiu a respeito?
4. Existem bloqueios ou obstáculos que impedem você de manifestar ou receber amor? Se existem, imagine como você se sentiria se eles não existissem.
5. Onde e com quem você sente que o seu amor é maior e mais fluente? Por que ele flui mais nesses momentos e com essas pessoas e não em outros momentos e com outras pessoas?
6. Quais das 4 formas de reconhecimento você mais pratica? E quais as que mais recebe? (reconhecimento do talento, qualidades de caráter, aparência e impacto causado sobre os outros). Quais a que menos ou nunca recebe?
7. Verifique se você consegue identificar em si mesmo alguma das quatro formas de dependência. (Afeto, utilidade, sabedoria, habitualidade). Pense em como poderia trabalhar esses padrões para evitar essa dependência.
8. Verifique quais os aspectos “sombra” são mais fortes no seu Curador. Pense em como poderia trabalhar esses aspectos negativos, tornando-os positivos.
9. Verifique quais os aspectos “persona” são mais fortes no seu Curador. Pense em como poderia utilizá-los com mais frequência.
10. Responda: em que situações seu coração parece estar mais límpido? Quando é mais aberto? Quando é mais cheio? Quando é mais forte?

______________________________________________________________

RESUMO DA PARTE II DO CURSO- "LIDERANÇA HUMANIZADA" 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 06/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras