João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Walt Disney

Walter Elias Disney, nasceu em Chicago em 5 de dezembro de 1901 e morreu em Los Angeles em 15 de dezembro de 1966. Fez um pouco de tudo no cinema. Foi produtor cinematográfico, diretor, roteirista, dublador, animador. Mas também deixou sua marca como filantropo e humanista, realizando várias obras de filantropia.
Como empreendedor fundou a The Walt Disney Company, que até hoje é uma das maiores produtoras de filmes dos Estados Unidos da América. Sua fama começou nas décadas de 1920 e 1930, pela criação dos personagens de desenho animado conheci-dos como Mickey e Pato Donald. A partir desses dois personagens ele criou uma família inteira de heróis do desenho animado que ganharam o mundo inteiro através da telas de cinema, da te-levisão e das revistas em quadrinhos. Ficaram igualmente famosos personagens como o Tio Patinhas, o Pateta, o Zé Carioca, João Bafo-de-Onça, Lobão e Lobinho, o índio Hawita, a Dama e o Vagabundo, o Zé Carioca, etc. Paralelamente aos desenhos animados lançou também, em filmes e revistas, vários personagens de contos de fadas, como Cinderela, A Bela e a Fera, O Rei Leão, Pinóquio, Bambi, Peter Pan, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outros.

Disney Produtor

Grande produtor de filmes, seus longa metragens sempre fizeram muito sucesso. Destaques para "A Ilha do Tesouro" (1950). "O Drama do Deserto" (1953) e "20.000 Léguas Submarinas"(1954) baseado na obra do escritor Júlio Verne (primeiro sucesso e Kirk Douglar, pai de Michael Douglas),"Mary Poppins", uma mistura de desenho animado com personagens humanos, que ganhou vários Oscars. Atualmente, os Estúdios Walt Disney fazem grande sucesso com a série “Os Piratas do Caribe”.
Outro grande empreendimento de Walt Disney foi a criação do grande parque temático chamado Disneylândia, com sede em Anahein, Califórnia, com projeções em Orlando, na Flórida e filiais na Europa (Paris) e Japão, destinos turísticos de milhões de crianças, jovens e adultos do mundo inteiro, que para lá se dirigem em busca de diversão e lazer, além de além do prazer de conhecer um dos maiores empreendimentos do mundo.
Walt Disney passou a maior parte da sua infância em Marceline, uma pequena cidade do estado de Missouri. Moravam numa pequena fazenda. Seu pai, Elias Disney (1859-1941), era um homem bastante severo. Somente aos dezesseis anos permitiu que o filho começasse a perseguir seu sonho, que era estudar arte.
Em 1916, com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, alistou-se na Cruz Vermelha. Enviado à França, serviu como motorista de ambulâncias naquela Organização. Começou ai a desenvolver seu espirito humanitário, que mais tarde refletiu nas obras filantrópicas que idealizou.

Disney Maçon

Quando voltou aos Estados Unidos, matriculou-se na "Kansas City Arts School", pela qual se formou e ingressou na Maçonaria, iniciando-se na Ordem DeMolay, uma extensão Da Maçonaria, específica para jovens filhos de maçons.Boa parte dos seus filmes espressam idéias defendidas pela Ordem. "Uma Luz na Floresta," "\O Espantalho", "A Familia Robinson" e otros filmes que fez, mostam a influência da filosofia da Ordem no seu rabalho.

Disney Histórico

Quando voltou da guerra começou a trabalhar para algumas agências publicitárias. Com a experiência obtida no ramo da publicidade, entrou para uma companhia cinematográfica, se especializando na confecção de cartazes de propaganda dos filmes.
Iniciou-se na carreira de produtor cinematográfico fundan-do com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks uma pequena compa-nhia que fazia animações para desenhos de contos de fadas. Eram desenhos de curta metragem exibidos no cinema de sua cidade antes dos filmes. Em 1923, eles se mudaram para Los Angeles, com intenção de prestar seus serviços aos estúdios de Hollwood.
Em Hollwood, depois de prestar serviços á vários estúdios, Disney produziu seu primeiro personagem de desenho animado para o cinema. Era Alice, uma menina que vivia diversas aventu-ras com personagens de desenho animado. Depois de Alice veio Oswald, o coelho sortudo, personagem que fez grande sucesso. No entanto, esse primeiro sucesso lhe trouxe muitos aborrecimentos pois o dono do estúdio a quem vendera os filmes roubou-lhes os direitos autorais, o que o levou a mover processo contra os donos do estúdio, processo que ele perdeu, pois ele não havia registrado os seus personagens.
E foi então que ele criou o seu mais famoso personagem: Mickey Mouse.
Mickey Mouse, o camundongo simpático, foi um personagem criado em 1928 a pedido de um estúdio, para competir com o sucesso do Gato Félix. Desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Foi idealizado e desenhado pelo amigo e sócio Iwerks.

Disney empreendedor

Na década de trinta Disney produziu uma série de desenhos animados em Tecnicolor, chamada "Silly Symphonies" (Sinfonias Tolas). Mickey era a estrela desses filmês, contracenando ao lado dos novos personagens que ele criara; O Pato Donad, Pluto, Pateta, Minie, Tio Patinhas etc. O desenho "Flowers and Trees", dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado da história do cinema.
Apesar do sucesso, o Estúdio Disney vivia em grandes dificuldades financeiras. Essas dificuldades só foram contornadas com a produção do primeiro longa metragem da empresa, Branca de Neve e os Sete Anões. Esse filme trouxe os recursos necessá-rios para a construção de um novo estúdio e para a produção de outras longas metragens que se tornaram grandes sucessos; Pinóquio, Fantasia e Bambi. O Estúdio ia de vento em popa,
Em 1939 teve início a Segunda Guerra Mundial. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propa-ganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos. Para dar cobertura de mídia à entrada do Brasil na guerra ele produziu o personagem Zé Carioca, retratando o carioca típico através de um papagaio matreiro e cheio de expedientes.
O engajamento do seu estúdio nos esforços de guerra americano os levou novamente á dificuldades financeiras. Para salvar a empresa ele produziu o longa metragem Cinderela, um grande sucesso de critica e de público. Esse filme salvou a companhia de Disney e permitiu que ele continuasse no negócio. A partir dai, passou a produzir longas metragens que alcançaram grande sucesso e fizeram seu estúdio se tornar uma das maiores companhias cinematográficas do mundo.

Disney filósofo  

Disney foi casado com Lillian Bounds e teve duas filhas, Diane Marie e Sharon Mae. Em toda sua vida e obra procurou refletir a personalidade do homem que acredita e ama seu país. Em seus personagens sempre procurou refletir a personalidade do americano de classe média, com suas virtudes e defeitos, mas sempre a procura da realização do sonho americano. Mickey, Donald, o Tio Patinhas, o Pateta, etc. são personagens fáceis de identificar porque eles representam o homem comum das ruas, envolvido em situações do dia a dia.
Dadas as suas características personalidade, Walt Disney é o protótipo mais perfeito do Arquétipo Visionário.
________________________________________________________________

DO NOSSO LIVRO ' 4 S- NO PRELO
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 27/11/2010
Alterado em 27/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras