João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Estresse e Homeostase

Homeostase é o poder natural de cura que o nosso organismo tem. Juntamente com a fé e a atitude positiva que viermos a tomar em relação ao nosso organismo, elas constituem um conjunto de ferramentas poderosas que o nosso Espírito Curador pode utilizar para nos curar quando ficamos doentes ou simplesmente manter a nossa saúde em dia.
Doença é um estado de desequilíbrio orgânico que se manifesta por um mal estar físico ou mental. Estados que exigem emergências médicas,como ferimentos, partos, fraturas, contusões, etc. não são doenças. Elas exigem intervenções médicas emergenciais mas não tem a mesma patologia das doenças.
A principal diferença entre os dois tipos de desequilíbrio orgânico é exatamente o tipo de tratamento. A doença geralmente não constitui emergência médica, a não ser que ela já tenha destruído no organismo a maior parte da sua capacidade de homeostase. Por isso, ela sempre é mais difícil de ser detectada ( nem sempre a causa é visível) e pior ainda, de ser tratada.
A capacidade homeostática do nosso organismo pode ser perturbada pelo estresse, que é qualquer estímulo que cria um desequilíbrio no meio interno.
O estresse pode originar-se no meio externo em razão de estímulos ambientais, tais como o calor, o frio ou falta de oxigênio. Também pode ser fruto de estímulos internos, tais como tumores, pressão sanguínea descontrolada, tumores e outras anomalias orgânicas. Mas geralmente ele se origina de causas psicológicas, tais como a ansiedade, a falta de perspectiva na vida, a angústia, a decepção, o fracasso em nossas empreitadas, os sentimentos de ódio, de inveja e frustração.
O estresse em alta dosagem pode matar. Felizmente, o nosso organismo possui muitos mecanismos de regulação homeostática que trabalham automaticamente para trazer o nosso meio interno de volta ao equilíbrio. Esse é um programa neurológico que todos temos para manter o meio interno dentro dos limites fisiológicos normais.
Os mecanismos homeostáticos do nosso organismo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino. É o sistema nervoso que regula a o processo homeostático detectando os desequilíbrios do corpo, e enviando as informações necessárias, na forma de impulsos nervosos, aos órgãos apropriados, para que eles possam combater o estresse.

O poder de cura da homeostase

A habilidade do nosso organismo em manter a capacidade de homeostase é de fundamental importância para a nossa saúde. É ela que nos dá o poder cura e a resistência que apresentamos às doenças.
Assim, para mantermos uma boa saúde é preciso que ajudemos o nosso organismo a manter o seu processo de homeostase adequadamente equilibrado. Poe isso é que o comportamento físico e mental que assumimos perante a vida é de fundamental importância para conduzir com eficiência esse processo. Viver uma vida equilibrada, com alimentação balanceada, hábitos moderados, com exercícios diários e uma boa grade de descanso é uma postura adequada.
Porém, tão importante quanto essa postura de comprometimento orgânico com uma vida menos exposta a riscos, é a nossa atitude mental em relação aos acontecimentos da nossa vida. Nesse sentido, assumir uma postura de otimismo e firme crença num poder maior que nós mesmos para nos ajudar a encontrar o equilíbrio necessário é a melhor escolha comportamental que podemos fazer para manter uma boa saúde. É nesse sentido que as técnicas de PNL podem ajudar.





João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/02/2011
Alterado em 10/02/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras