João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                               DEUS NÃO TEM NOME
                        (COMENTÁRIOS AO TAO TE KING)


Uma via que não pode ser traçada não é a Via eterna, o Tao.
Um nome que não pode ser pronunciado, não é o Nome eterno.
Sem Nome, está na origem do céu e da terra,
Com nome, Ele é a mãe de todos os seres.
Um Não-desejo externo exprime sua essência,
E por meio de um desejo eterno, manifesta o limite.
Ambos os estados coexistem inseparáveis e diferem apena no nome.
Pensados juntos, é mistério.
Mistério dos mistérios, É o Portal de todas as essências.
                                                                                          Verso I do Tao Te King
                                                              ***

Assim o Tao Te King começa a sua descrição do nascimento do mundo real. Tal qual a Bíblia, esse livro sagrado dos taoístas se vale de uma rica metáfora esotérica para dizer que Deus é eterno e não tem nome conhecido entre os homens. A sua energia (não a sua personalidade enquanto entidade, que é desconhecida e incomunicável á mente humana) é chamada de Tao.
Isso significa que Deus não tem nome conhecido.  Isso é o que também diziam os antigos hebreus. (Jeová não é o verdadeiro nome de Deus, mas de um de seus Elhoins, segundo a Cabala.)
Seu Nome Verdadeiro é o que está na origem de tudo. Por isso é que jamais saberemos qual é a verdadeira origem do Universo. Podemos crer que ele foi feito por Deus, mas o que é Deus, ou quem é Deus? O que Ele fazia antes de começar o Universo? Ele já existia antes disso? Os panteístas dizem que não. Deus, para eles,  é o próprio universo que se manifestou em matéria. Mas Deus será o universo ou apenas uma realidade que resultou de uma ação Dele?
O Tao chama a terra de Mãe dos Dez Mil seres. Isso quer dizer que os taoístas acreditam que ela, como de resto o universo material é uma manifestação Dele. Quando Ele se manifestou em matéria, ganhou um nome. Mas isso não quer dizer que o universo material seja o próprio Deus, como querem os panteístas. Na origem de tudo, diz o Tao, está o Não-desejo, ou seja a potência, a força, a energia, que se transforma em matéria e manifesta o limite. Deus é ilimitado e não tem desejos. Ele simplesmente É, como diz a Bíblia.( No início era o Verbo, o Verbo estava com Deus, Deus era um Verbo).
Ilimitado, não existente, em termos de matéria ou qualquer outra coisa que possa ser compreendida ou pensada pelo ser humano, Deus é anterior ao Big-Bang e repousa na latência. Ao manifestar a sua potência Ele fez o universo, que embora seja infinito, tem um limite.
O universo pode ser o corpo material de Deus, mas Ele é muito mais que isso porque Ele também é Espírito. Sua manifestação como M=C² é um mistério que a mente humana jamais alcançará. Isso é o quer dizer o Tao.  Como potência e ato, energia e matéria, Deus e o universo coexistem inseparáveis. Essa metáfora é a que também o cronista bíblico usou para dar a sua versão da origem do universo. No princípio, Deus tirou a luz das trevas; e Deus viu que a luz era boa", diz o Gênesis.  Assim, o universo foi feito de luz. E a equação de Einsten confirma isso.¹
_________________________________________________________
 
¹  Equação de Einsten que define a formação da matéria no universo como sendo energia acelerada na quadrado da velocidade da luz




João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 02/03/2011
Alterado em 02/03/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras