João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos




Então o filho de Maria percebeu que Quem assim lhe falava estava de costas para ele. E quando Ele se virou de frente, toda a energia do universo lhe bateu em cheio nos olhos, mas não o cegou.
Falou novamente a Vóz. “Nobre é a missão que te darei para cumprir, mas quão difícil ela será. Mesmo para ti, infeliz e louco rapaz – mas de ora em diante Meu filho dileto –, pois cruéis serão as dores que sofrerás por conta dessa tarefa. E depois de tudo que sofreres, tu mesmo duvidarás se o que fizeste foi sensato.”
“Mas tendes razão”, continuou a Vóz. “Segui teu pensamento e Vi que é preciso uma mudança nas minhas estratégias em relação ao progresso da raça humana. Tu Me fizeste Ver que o homem que Eu criei é agora tão diferente daquele que Tirei do barro da terra, que já não é possível entender-Me com ele da mesma forma que Fazia antes.”
“Ao longo do tempo tenho mandado à Terra os arautos da Minha Vontade. Osiris, Krishna, Hermes, Zoroastro, Sidharta Gautama e outros de quem ouviste falar foram alguns deles. Eles ensinaram aos teus antepassados como domar a terra, sujeitar os animais e aproveitar os dons da natureza em seu favor. Dessa forma, os homens aprenderam a plantar e a colher, a trabalhar os metais e construir cidades e templos onde Me honravam com preces, ritos e sacrifícios.”
“Deram-Me milhares de nomes, conforme a multiplicidade das Minhas Manifestações. Nesses antigos dias Eu era Deus, Estava em tudo e sentir a Minha presença nas coisas bastava ao espírito do homem. Por isso, também, é que eles Me Representavam por todas as formas que na terra se encontrava. Para eles, Eu Tinha a aparência de homem e animal, e também de rio, chuva, sol, vento, árvore e estrela. E então fizeram para si mesmos milhares de imagens de deuses e deusas, e lhes prestaram culto como se a Mim Mesmo estivessem honrando.”
“ Mas esse tipo de honraria Me aborrecia. Eu nunca Gostei de ser confundido com as coisas que eu Criei. Eu sou Criador e não criatura. Eu Estou nas coisas que Criei mas nenhuma delas está em Mim.”
“ Por isso Resolvi liquidar a minha velha criação e começar uma nova a partir do teu antepassado Noé e sua família, pois entre aqueles antigos homens, somente ele encontrara graça aos Meus Olhos. Fiz chover quarenta dias e quarenta noites sobre a terra e toda a criação foi extinta pela água. Depois multipliquei a semente de Noé, através de seus filhos Sem, Cam e Jafet, e eles povoaram a nova terra.”
“ Mas não levou muito tempo e os descendentes de Noé voltaram às antigas práticas. Tornaram-se corruptos e idólatras. A ambição pelo ter superou a virtude do ser e eles se perderam. Para não ter que destruir a humanidade de novo, Tentei uma nova estratégia. Tirei Abraão e sua família da terra de Ur e Coloquei--os em Canaã. Naquele tempo, eles constituíam o único povo na face da terra que ainda sabia como Me honrar da forma como Eu sempre Quis ser honrado: com o coração e os sentidos. E os Separei do resto da humanidade, para que eles não se contaminassem com vícios dela e pudessem, com o tempo, ensinar a todos a verdade a Meu Respeito.”
“ Mas os descendentes de Abraão se tornaram muitos e não se contentaram com a vida simples e austera que Eu exigia deles; e foram atraídos para o Egito, onde o luxo e a riqueza falavam mais doce aos seus corações do que as letras da Minha Lei.”
“ Eles se tornaram servos dos egípcios e se arrependeram da sua infidelidade, como tu já sabes. Clamaram a Mim, e Condoído do sofrimento deles Encarreguei teu antepassado Moisés de tirá-los do Egito e fazer deles uma nação, em tudo semelhante ás outras que se formaram sobre a face da terra, mas essencialmente diferente delas, porque era regida pela Minha Lei. ”
“ Instruí-os para que criassem um modelo de virtude sobre a terra, que todos os outros povos pudessem ter como espelho. Concedi-lhes o Meu Favor enquanto Me obedeceram, Lutei as suas guerras, Dei-lhes professores na forma de profetas, mas o resultado foi aquele que tu também já sabes.”
“ Enquanto Eu Tentava moldar os filhos de Israel para ser um modelo sobre a terra, no qual somente a Minha Lei tudo justificasse, o restante da Minha Família terrestre ia desenvolvendo um espírito próprio. Fizeram para si deuses particulares, que simbolizavam suas virtudes e defeitos. E dessa forma passaram a adorar a si mesmos, porque seus deuses nada mais eram que seus próprios espíritos talhados em pedra.”
“Então vieram os gregos. Estes não se contentaram com o mero conhecimento das Minhas Leis. Começaram a indagar sobre o propósito delas e a razão das Minhas Obras.”
“Depois da experiência grega nunca mais os homens foram os mesmos sobre a face da terra. Passaram a perguntar o Que ou Quem Eu realmente Sou. E por não conseguirem compreender a Minha Mente, eles se afastaram de Mim.”
“Sim, Eu Mesmo Dei consciência aos homens e ela se tornou uma aquisição irreversível. Ela não pode mais ser retirada deles e daqui para frente só fará se desenvolver cada vez mais. Mas Eu não Estou Arrependido de Ter Permitido que isso acontecesse, pois Sei que só assim, um dia, eles Me Encontrarão de verdade, pois Eu também Sou Consciência. Na verdade, Eu Sou a Suprema Consciência do universo.”
“Eis porque Preciso de ti, pois te fizeste digno entre o povo que Escolhi e mostraste que a aquisição da consciência por parte do homem não é motivo para que ele se afaste de Mim, mas sim a qualidade que mais Nos aproxima, porque este é o único atributo que ambos Compartilhamos. Quanto mais consciente de si mesmo e de suas potencialidades o homem estiver, mais próximo de Mim ele chegará.”
– Por que me escolhestes? Pergunta o filho de Maria.
“Encontraste mérito aos Meus Olhos”, responde a Vóz.
– O que fiz para alcançar tamanho galardão?
“ Tu Me Compreendeste de verdade. Conseguiste Me Ver exatamente como Eu Sou. Eu não Sou um Senhor injusto, cruel, instável e ciumento como os seus conterrâneos Me descreveram. Tu foste aquele que melhor descreveu a Minha Verdadeira Face. Mostraste que Eu Sou benévolo, compreensivo, tolerante, que dá a vida e não a morte. É assim mesmo que Eu Sou. Eu Sou o Pai da Criação e não o seu algoz.”
– Que devo fazer? Pergunta o filho de Maria.
“ Serás o Filho do Homem que mostrará aos homens a Verdadeira Face de Deus, para que todos possam contemplá-La sem medo.”
– Mostrai-me então, a Vossa Verdadeira Face, para que eu a possa revelar aos homens –, pede o filho de Maria.
“ Já a tendes impressa em tua mente e em teu coração. É a Face do Verdadeiro Amor.”
– Então esse é o Vosso Nome? Amor? É a Ele que devemos sacrificar?
“ Sim. Porque aqueles cujo Deus é o estomago sacrificarão suas vidas pelo alimento e por ele morrerão, acreditando que estão fartos;
“ Os que adoram o cérebro, sacrificarão a vida pela sabedoria, e por ela morrerão, acreditando que aprenderam tudo;”
“ Os que adoram o músculo, sacrificarão suas vidas à força e morrerão acreditando que são realmente fortes;”
“ Mas tu sacrificarás somente ao Amor. Não ao Amor que chamam de Eros,Vênus, Afrodite, mas o Amor que chamas de Humanidade e Irmandade.”
– Então é à Humanidade, ao meu irmão, que devemos oferecer sacrifícios e não a Deus?
“ Sim, pois quando te sacrificas por teu irmão e pela Humanidade te sacrificas por Deus.”
– Então Deus é Amor?
“Deus é Amor e nada existe fora desse Amor. Os homens se esqueceram como gostar uns dos outros quando começaram a lutar pelas coisas que o mundo dá. Precisam agora aprender a amar de verdade. Essa será a tua mensagem. Que se amem uns aos outros, tanto quanto Eu os Amo.”
– Como descreverei o Amor, de forma que os homens me possam entender?
“ Dirás que por Amor se pode torturar o corpo em longa espera, e mesmo assim manter o coração contente;
“Que por Amor se pode torturar o espírito pela dúvida de não ser correspondido; mas isso não importa, pois o Amor basta a si mesmo;
“Que por Amor se pode renunciar à vida, pela esperança de renascer, porque a vida assim conquistada não conhecerá a morte;
“Que por Amor se pode suportar a mais intensa das dores, porque ele é a única medicina que cura.”
“Que o Amor não teme a morte porque conquista a verdadeira vida. Amar o mundo é amar a vida. Quando se tem esse Amor é possível morrer alegremente por ele, e essa morte é a verdadeira Vida.”
– Esta então é a minha missão? – Dar conhecimento ao mundo do Verdadeiro Amor?
“Sim, Meu Filho. Através do ensinamento do Amor ao próximo tu Me reconciliarás com a Minha criação. Salvarás o mundo da Minha Ira e garantirás Minha Presença entre os homens. Eu não precisarei nunca mais extinguir a Minha Criação, nem enviar outros emissários para salvá-la ou ensinar outras virtudes, porque de agora em diante, ela terá em si mesma um mecanismo para fazer isso por conta própria.”
“ E Eu Estarei em cada abraço, em cada aperto de mão, em cada palavra, em cada gesto de ternura e reconhecimento que um homem fizer ao outro. Estarei também em cada favor, em cada carinho, em cada demonstração de afeto, de agrado, de concórdia, de desprendimento e de paz, que os homens praticarem entre si.”
“ Não Me Ausentarei da presença dos homens enquanto eles souberem se amar uns aos outros. Mas Voltarei Minhas Costas para eles quando não se comportarem dessa forma. E quando ouvires falar de guerras e rumores de guerras, é porque o Amor ausentou-se dos corações dos homens. E nesses momentos Eu estarei de costas para a Humanidade, esperando que eles reencontrem o Amor, para que Eu Volte a olhá-los frente a frente.”
– Como farei tudo isso? Que direi aos homens para que eles me acreditem?
“ Serás devidamente preparado para isso. Mas não te iludas. Não será fácil a tua missão. Sofrerás dor e repúdio, e serás renegado pela tua família e pelos teus patrícios. Derramarás teu sangue e entregarás tua vida por conta dessa missão. Estás disposto a esse sacrifício por Mim? Ensinarás ao mundo o Meu Verdadeiro Nome? Se estiveres, Farei de ti o Meu cordeiro. Serás imolado no altar da Minha Nova Pátria e o teu sangue comprará a remissão para todos aqueles que aceitarem essa nova nacionalidade.”
– Será esse então o Reino de Deus que todos esperamos?
“ Sim, mas lembra-te que não existe um reino de Deus na terra, mas apenas na consciência e no coração das pessoas. E aqueles que verdadeiramente aprenderem o que vais ensinar serão os súditos desse reino. Mas novamente não te iludas. Muitos serão os que transformarão em culto aquilo que deveria ser apenas aprendizagem. Farão do teu sacrifício uma forma de acumular poder. Usarão a tua dor e o teu sofrimento para justificar a opressão e a servidão que imporão ao povo.”
– Então porque devo sacrificar-me por essa causa, se esse sacrifício nada mudará para o povo?
“ Por que Eu Não Quero que salves a Humanidade do seu destino, mas sim que ofereças ao homem uma chance de elevar-se por si mesmo. Não é isso que dizes a ti mesmo? Que quem vive a espera de um salvador não merece ser salvo? Vai então, e ensina aos homens a doutrina do Amor, e todos poderão salvar-se a si mesmos por esse caminho.”
– Qual será, então, a minha recompensa, se é que devo esperar alguma?
“Um lugar para sempre à Minha Direita e um reino eterno no coração das pessoas. E todos os que praticarem a tua doutrina terão a mesma recompensa. É suficiente para ti?”
– Eis aqui o Vosso servo. Faça-se em mim segundo a Vossa Vontade – diz o filho de Maria.
“ Levanta-te então, como Filho do Homem, e cumpre a tua missão,” diz, por fim, a Voz.

Muitas coisas se passam em nossa mente quando sonhamos. E talvez a vida que vivemos no sonho seja a verdadeira vida e esta que pensamos ser real constitua, na verdade, um sonho. O fato é que dessa aventura onírica, o agora jovem profeta acorda com os rostos barbudos e mal encarados dos guerrilheiros a observá-lo, entre sarcásticos e divertidos. Judas Galileu também o observa, mas em seu olhar não há sarcasmo nem deboche. Antes, é ponderação e sinais de quem muito meditou, o que vemos no seu rosto pensativo e visivelmente emocionado. Um observador mais atento teria percebido que duas furtivas lágrimas umedeciam seus olhos claros.
– Seja o que for que tenhas sonhado, meu rapaz, talvez essa seja a verdade –, diz Judas Galileu.
– Debateste e murmuraste durante o sono todo. Falaste do bem e do mal. Do futuro e do passado de Israel e de todos os homens. Quão confusos são os sonhos dos homens e quão difíceis de percorrer são os caminhos do Senhor! Gostaria de ter mais tempo para conversar contigo e indagar acerca de teu pai e tua mãe. Mas o tempo urge e o Senhor – seja o que for que Ele requer de nós – está esperando pelas nossas ações.
─ Que Ele seja mais claro contigo do que tem sido comigo – diz, por fim, o fariseu.
O filho de Maria sente que a consciência lhe foge novamente. Ainda é noite e nada pode ser visto além do contorno informe das montanhas que se mostram ante seus olhos e do manto estrelado que se estende por sobre sua cabeça. Ele mira o horizonte que se descortina à sua frente e uma nova visão o acomete. Está em Jerusalém e se vê posto sobre o pináculo do majestoso Templo de Herodes. E ele tem o formato de uma cruz. Cada um dos seus braços aponta para uma direção da terra, onde em cada uma delas ele vê um livro aberto. E novamente uma Voz lhe diz: “ Contempla esses livros; eles são as rodas do carro de Ezequiel; neles as minhas quatro faces estão impressas e elas são também as quatro estruturas do universo. Todo o drama da humanidade há de consumar-se nessa cruz.”
– Então a cruz será o sustentáculo do novo templo? Pergunta o filho de Maria.
“ Em três dias destruirás o velho e construirás o novo”, responde a Voz.
A visão desaparece, a Voz cala-se. Somente soube que esse fora mais um sonho quando, pela manhã, lembrou-se dele. Era, naquele momento, todos incompreensíveis. Mas ele sabia que não constituíam apenas sonhos. Eram profecias. Um dia as entenderia e então, talvez as pudesse cumprir.

Judas Galileu e os homens que o acompanhavam já tinham ido embora. Não fossem os restos de água e comida que eles deixaram na gruta, que ele comeu e bebeu com sofreguidão, o jovem teria pensado que o encontro com aqueles homens também não passara de mais um sonho.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/06/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras