João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


DEZ ANOS DE AMOA

                                                   
                                                                                  
No dia 28 de outubro fará dez anos que a AMOA nasceu. São dez anos de muito trabalho e realizações em prol da comunidade de Mogi das Cruzes. A AMOA é uma Organização Não Governamental que tem como objetivo institucional promover a educação, a cidadania e o resgate social de jovens carentes através de um programa que integra a educação e o trabalho orientado. Nesse sentido ela prepara e encaminha para o mercado de trabalho formal jovens que, de outra maneira, teriam dificuldades de encontrar um caminho seguro na vida, ficando expostos ao perigo que o ócio e a falta de orientação social, profissional e psicológica podem acarretar.
 
A AMOA foi fundada por membros do Lions Clube Mogi das Cruzes-Estância com o propósito de implementar o programa educativo previsto na lei 10.097 de 18 de dezembro de 2000. Essa lei alterou o artigo 428 da CLT, que antes tratava do assunto, e criou o chamado contrato de aprendizagem orientada. Na prática se trata de um sistema de aprendizagem profissional que integra a educação formal, proporcionada pela escola pública, com o trabalho, este oferecido pelas empresas. Esse programa permite que as empresas, de um modo geral, contratem aprendizes em regime de trabalho especial, pelo período de dois anos, inscrevendo-os em programas de aprendizagem mantidos pelo Sistema S (SESI, SENAI , SENAC), ou alternativo (Escolas profissionalizantes ou entidades filantrópicas sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e a educação profissional). Ao instituir essa modalidade de contrato de trabalho, o que na verdade o legislador pretendeu foi instituir o chamado trabalho educativo. Por esse sistema é considerado aprendiz o adolescente ou jovem de 14 a 24 anos, que esteja freqüentando a escola, numas das séries do ensino fundamental ou médio. O sistema foi criado para que o jovem possa realmente aprender trabalhando. O trabalho deve ser complementado por um programa de treinamento, realizado durante o período em que o aprendiz está sob contrato. A novidade do programa é que, além de desenvolver as habilidades técnicas necessárias para o exercício da profissão, a ONG ou escola que administra o programa, em conjunto com a empresa que contrata o aprendiz, pode também trabalhar as chamadas disciplinas de comportamento, a fim de educar o aprendiz não só para o trabalho, mas para a vida em geral. É nesse sentido que a AMOA desenvolveu o seu currículo de treinamento. Assim, os aprendizes que passam pela Entidade são trabalhados em disciplinas que concorrem para elevar a sua auto-estima, a noção de sociabilidade, a consciência da cidadania, a capacidade de auto-desenvolvimento e auto-gestão da vida e dos próprios negócios, aliados á criatividade, a motivação e a convivência familiar.
 
Hoje já são mais de três mil os aprendizes treinados pela AMOA. Cerca de 2200 desses jovens já estão no mercado de trabalho formal, encaminhados pela Entidade. Cerca de 100 empresas parceiras, de grande, médio e pequeno porte participam desse programa de aprendizagem. Boa parte desses jovens são hoje profissionais de nível médio e superior, e alguns deles comandam as próprias empresas.     

O depoimento que se segue é de um desses jovens.
 
“Com muita alegria e propriedade de quem já vestiu a camisa, parabenizo a AMOA pelos dez anos de existência, anos estes, de muita persistência, luta, ensinamentos e acima de tudo, responsabilidade, sempre visando a inclusão do jovem ao mercado de trabalho. Ensinamentos que beneficiam tanto o aprendiz quanto a sociedade, pois aprender a trabalhar em grupo, ser educado, saber se apresentar, se portar e acima de tudo, ter responsabilidade consigo e com o próximo, são quesitos que transcendem o indivíduo e agraciam a sociedade de tal modo, que a AMOA se perpetua cada vez mais na história das pessoas e da cidade de Mogi das Cruzes. Nestes dez anos de existência, com o privilegio de ser um dos integrantes da primeira turma de aprendiz, pude constatar a evolução da Associação Mogiana Oficina de Aprendizes, cujos professores, sob o comando da Sra. Líliam, com sabedoria ímpar, conduziram a aprendizagem de profissionais como advogados, administradores de empresas, engenheiros e analistas de recursos humanos, que fazem a diferença neste município. Nesta oportunidade quero estar presente para aplaudir na primeira fila, o aniversário de dez anos de existência desta Associação que muito significa na vida de jovens desta cidade. Assim expresso os meus sinceros sentimentos ante o lindo trabalho feito por pessoas comprometidas com o futuro do jovem e da sociedade. Cordialmente
                                                                        Eduardo Mith”
 
Esses são os dez anos passados da AMOA. Neste tempo a Entidade já conquistou vários prêmios. O Top of Mind, concedido pelo jornal Mogi News, o de Responsabilidade Social, outorgado pela Assossiação Comercial de Mogi Cruzes e ABRAF, e recentemente, nes te ano de 2011, o de Responsabilidade Social, pelo melhor projeto com adolescentes, outorgado pelo Jornal Mogi News e Fundação General Motors.;  Mas não só de passado se vive. Por isso a Entidade está se equipando para melhorar seus resultados e oferecer serviços cada vez mais eficientes aos seus alunos aprendizes e aos seus parceiros empresários. Já reequipou seu laboratório de informática com novos e modernos computadores. A par disso, consciente da defasagem cada vez maior entre a oferta de mão de obra qualificada e as necessidades de mercado, a AMOA está trabalhando para preencher essa lacuna, redirecionando seus treinamentos e investindo em novas tecnologias, com a finalidade de concorrer com soluções criativas para a solução desse problema. Assim, da mesma forma que a AMOA ensina seus aprendizes a confiar no futuro, ela acredita e quer ser parceira efetiva dele.  
 
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras