João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


MAÇONARIA-CAVALARIA ESPIRITUAL

A influência da Cavalaria
 
Do 15º ao 18º Grau do chamado Rito Escocês Antigo e Aceito,(nem tão antigo e não tão aceito, como dizem alguns irmãos), temos o que se pode chamar de graus cavalheirescos, já que boa parte da sua inspiração pode ser buscada nas tradições da cavalaria medieval. Os próprios títulos distintivos desses graus denunciam essa influência. No grau 15 temos o Cavaleiro do Oriente ou da Espada, no 16,  O Príncipe de Jerusalém, no 17º Cavaleiro do Oriente e do Ocidente, e no 18 o Soberano Príncipe da Rosa-Cruz. Embora a liturgia praticada nesses graus evoquem alegorias relativas ao Templo de Jerusalém, particularmente o Segundo Templo, o de Zorobabel, a fonte de inspiração dos rituais ali praticados são claramente inspirados em motivos cavalheirescos.[1]
Essa inspiração não é sem razão, já que esses graus encerram o chamado sistema escocês, incluído na Ordem por influência da chamada maçonaria escocesa, praticada pelos partidários do rei Charles II, da família escocesa dos Stuarts, família essa que no século XVIII foi protagonista de uma violenta disputa contra o Parlamento inglês. Para entendê-los bem é preciso uma incursão, ainda que rápida e perfunctória, pelas regras dessa importante instituição medieval, que profundas marcas deixou na imaginação do povo, como bem nos mostra o magistral romance de Miguel de Cervantes, o Don Quixote. [2]
 
Nas Constituições de Anderson não há nenhuma referência à Cavalaria como legatária de tradições à Maçonaria. Ao contrário, Anderson parece acreditar que foi a Maçonaria que influenciou a Cavalaria e não contrário. Isso se explica pelo fato de que a maçonaria de Anderson é aquela oriunda das Old Charges, praticante dos ritos herdados dos pedreiros livres, enxertada por tradições gnósticas e herméticas. Na época das Constituições, pelo que se deduz do preâmbulo do autor, a maçonaria inglesa praticava somente o que conhecemos hoje como Loja Simbólica, e apenas nos graus de Aprendiz e Companheiro, sendo este último o que conhecemos hoje como Grau de Mestre.
Mestre, nas Lojas Simbólicas dos maçons operativos era apenas o Venerável. Foi mais tarde, com a disseminação da chamada Maçonaria Escocesa, que os graus superiores foram desenvolvidos, desdobrando-se dela a Lenda de Hiram e incluindo os motivos cavalheirescos, inspirados em tradições templárias. Dessa configuração nasceu o corpo litúrgico que mais tarde seria chamado de REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito).
 
Síntese histórica
 
A Cavalaria foi a instituição medieval que mais marcas deixou no imaginário popular. Cavaleiro era sinônimo de nobreza e respeito. Ser cavaleiro era o ideal de todo jovem medieval e sua aura como herói popular foi uma decorrência normal do simbolismo que se atribuía ao homem armado, vestido com sua armadura, montado em seu cavalo, percorrendo a terra em busca de aventuras.
Embora todos os exércitos das nações da antiguidade mantivessem largos contingentes de  soldados a cavalo, foi somente na Idade Média que esse tipo de força armada ganhou foros de verdadeira instituição. Roma, por exemplo possuía uma forte cavalaria, mas suas famosas legiões eram constituídas principalmente por soldados de infantaria. Já a maioria das hordas bárbaras que destruíram o Império Romano eram compostas principalmente de guerreiros à cavalo. Soldados a pé não conseguiam detê-los. Assim, pouco a pouco, justamente em razão das invasões bárbaras, os reinos do Ocidente foram desenvolvendo o costume de formar exércitos de homens a cavalo. Por volta do século VI da era cristã, com a formação do reino franco, a tradição cavalheiresca se instalou definitivamente na Europa. Durante a dinastia Carolíngia ela se firmou como instituição cultural e atingiu o auge da sua mística durante as Cruzadas.[3]
O Regime feudal concorreu para firmar a mística que se desenvolveu em torno da Cavalaria. O cavaleiro era pintado como homem forte, corajoso, leal a um suzerano, de espírito profundamente religioso, não raras vezes, virtuoso e extremamente romântico, pois que geralmente se confessava ardentemente apaixonado por uma dama, a quem garantia eterno amor e lealdade, embora seu amor geralmente fosse platônico.
O cavaleiro constitui a base da hierarquia feudal, a sua reserva moral e ética, o herói a quem o necessitado, o fraco, o oprimido podia pedir ajuda. Numa época em que a Justiça não estava organizada como instituição e não tinha forças para vingar os agravos que se cometiam contra os mais fracos, era ao braço de um cavaleiro que os socorria para vingar esses agravos. Pelos menos essa era a sua função na mística sociedade medieval e era isso que dele se esperava, como bem nos dá mostra o famoso Don Quixote, de Cervantes.
 
“− Nunca donde estou me levantarei, valoroso cavaleiro, enquanto vossa cortesia me não conceder um dom que vos peço, o qual redundará em vosso louvor e proveito do gênero humano.”
O vendeiro, que viu o hóspede aos seus pés e ouviu semelhantes razões, estava enleado a olhar para ele, sem atinar no que fizesse ou lhe respondesse, e teimava ele que se levantasse. Mas não houve convencê-lo enquanto não lhe disse que outorgava o que pedia.
−Não esperava eu menos da sua magnificência, senhor meu – respondeu Don Quixote-, e assim vos digo que à mercê do que vos hei pedido, e que vossa liberalidade me afiança, é que amanhã mesmo me hajais de armar cavaleiro. Esta noite, na capela deste vosso castelo, velarei as armas, e amanhã, como digo, se cumprirá o que tanto desejo, para poder, como se deve, ir por todas as quatro partes do mundo buscar aventuras em proveito dos necessitados, como incumbe à Cavalaria e aos cavaleiros andantes, qual eu sou, por inclinação de minha índole.”

A partir do século VIII os exércitos dos reinos europeus começaram a usar mais a Cavalaria como arma de guerra. Os exércitos eram formados por cavaleiros armados pelos respectivos senhores feudais, que a este juravam lealdade, e este ao rei. Ser cavaleiro não era um privilégio que podia ser conferido a qualquer pessoa, pois o custo dos equipamentos e montarias era muito alto, só suportável por pessoas de alguma posse. Daí generalizou-se pela Europa o costume de reis e grandes senhores feudais distribuírem partes de suas terras a seus vassalos com a condição de que estes viessem em seu socorro em caso de guerra. Essa foi, por exemplo, a política dos reis francos ao dividir o seu império em marcas, condados, ducados, baronias, etc. distribuindo esses feudos entre seus cavaleiros mais leais, dando origem aos condes, marqueses, barões e outros potentados, que viriam a se constituir na nobreza feudal.
Como o cavaleiro não tinha nem tempo nem disposição para o trabalho, já que a sua ocupação era sempre a guerra, as aventuras, os torneios militares, somente os bem nascidos podiam exercer essa função. Com o tempo, o título passou a ser um direito hereditário, que passava de pai para filho. Cada senhor feudal sagrava seus cavaleiros e recebia um dote de terras; estes por sua vez também fazia os seus cavaleiros e iam criando os seus vassalos. Dessa forma o território europeu foi se atomizando de tal forma, que a vida urbana praticamente desapareceu na Europa a partir do século VII, se concentrando apenas em algumas pequenas cidades, às quais os senhores feudais dispensavam proteção em troca de impostos.
 
As Cruzadas

Essa situação iria mudar com a ocorrência das Cruzadas. No final do século X, uma empobrecida e desorganizada sociedade européia via com muita preocupação o avanço do poder muçulmano, que ocupava fatias de território cada vez maiores em terras que antes pertenceram ao Império Romano, e avançavam agora, já em terras européias. A península Ibérica e consideráveis partes do Norte da África eram agora governadas pelos mouros. A religião muçulmana ameaçava suplantar o Cristianismo e a florescente civilização islâmica atraia a cobiça e o interesse intelectual do Ocidente, que nela via uma alternativa para sua pobreza e ignorância.
Geralmente se costuma invocar a conquista de Jerusalém pelos muçulmanos como motivo para que o Ocidente tenha se armado e marchado para o Oriente para libertar a cidade santa do Cristianismo. Esse pelo menos foi o motivo invocado pelo Papa Urbano II, em 1095, para convocar o povo da Europa cristã para uma cruzada conta os “infiéis” muçulmanos, que segundo ele e seus arautos, tinham fechado Jerusalém para o Ocidente e estavam submetendo os cristãos que  viviam na Terra Santa, ou que para lá se deslocavam para praticar a sua fé, a um verdadeiro genocídio.     
Mas na verdade, embora a motivação da Igreja pudesse ser realmente o zelo pelos lugares santos, o que entusiasmou mesmo os belicosos cavaleiros europeus foi a perspectiva de um farto butim de guerra, que certamente eles iriam obter com a conquista e o saque das terras muçulmanas. As Cruzadas foram um movimento militar, mas as conseqüências sociais e econômicas que elas trouxeram para a Europa superaram em muito os resultados militares. Data das Cruzadas a transformação da Cavalaria, de mera instituição militar para verdadeiras organizações político-doutrinárias, com profundas implicações na vida social e política da sociedade medieval. Nascem da interação entre a cultura militar e a religiosa, as famosas Ordens de Cavalaria que tanta influência iriam exercer nos séculos seguintes. Templários, Hospitalários e Teutônicos, principalmente. 
 
Cavalaria, instituição iniciática.
 
Desde o seu início como organismo militar e instituto cultural a Cavalaria foi impregnada de elementos místicos e iniciáticos, muito a gosto da sociedade medieval. Essa característica se deve principalmente ao espírito profundamente religioso do povo e á doutrina pregada pela Igreja, que via na prática ascética o principal caminho para o Reino dos Céus.
Assim, a Cavalaria logo assumiu uma característica de organização iniciática, com seus rituais próprios e seu código de valores.Uma longa preparação tinha que ser cumprida por um jovem antes de ser armado cavaleiro. Começava como pajem, servindo o seu cavaleiro nas tarefas mais humildes, depois escudeiro, auxiliando o Senhor em tarefas militares, e por fim, depois de mostrar seu valor e sua destreza nas artes militares, e comprovados seu zelo e sua fé, eram-lhe concedido o título de cavaleiro, depois de um ritual de iniciação que não ficava muito a dever às Ordens monásticas da época.
O ritual de armação tinha sua ritualística própria. O jovem cavaleiro passava a noite em oração, velando suas armas. Depois, acompanhado do padrinho, que geralmente era o senhor feudal a quem servira como escudeiro, ele era levado perante á um padre e na presença deles jurava fidelidade ao seu senhor, à Santa Madre Igreja, e prometia ser fiel servidor da fé cristã, e perseverar na prática da virtude, servindo aos mais fracos e protegendo os desvalidos.
Grande parte da cerimônia tinha caráter religioso e com o passar do tempo, passou a incorporar um vigoroso simbolismo. O novel cavaleiro recebia uma túnica branca de linho, simbolizando a sua pureza. Uma cruz vermelha era costurada nela como símbolo do sangue que o cavaleiro teria que derramar em defesa da fé em Cristo. Esse simbolismo passou a ser observado depois das Cruzadas.
A maior parte dos ideais da Cavalaria foi inspirada nas doutrinas da Igreja medieval. Pureza, castidade, piedade, justiça para com os fracos e oprimidos, galanteria em presença de uma dama, lealdade para com o suzerano e a Igreja eram as virtudes exigidas dos cavaleiros medievais. A aura de heroísmo e misticismo que os envolveu foi um produto dos bardos, poetas e cantores itinerantes, que viviam de cidade em cidade, cantando e distribuindo nas feiras suas baladas heróicas.
 
 
O discurso de Ransay
 
Alguns historiadores , já no século XIX, chamaram a atenção para a estreita relação que existia entre  a Cavalaria, enquanto instituto cultural e a Maçonaria, como clube de cavalheiros, formato no qual ela emergiu no início do século XVIII. Era uma relação que constituía numa identidade de tradições, usos, costumes e compartilhamento de uma rica simbologia, inspirada principalmente na prática da Alquimia e nas doutrinas professadas por seitas religiosas alternativas, algumas delas condenadas pela Igreja.
Embora a relação entre a Maçonaria e as Ordens de Cavalaria que foram fundadas na Terra Santa pelos Cruzados só começasse a ser aventada depois do famoso discurso do Cavaleiro André Michel de Ransay, é de se lembrar que a Genette, como era chamada a Cavalaria no tempo de Carlos Magno foi fundada por um seu antecessor, Carlos Martel, e este, como sabemos,  já era considerado patrono dos Maçons operativos, pela proteção que despendeu no período carolíngio, a esses antigos irmãos pedreiros.[4]   
 Isso mostra que mesmo antes das Cruzadas já havia elos de ligação entre a Maçonaria e a Cavalaria. Esses elos foram reforçados pelas Cruzadas, que como se sabe, mais que um movimento militar, foi uma verdadeira marcha dos povos do Ocidente em direção ao Oriente. No imenso contingente de pessoas (mais de um milhão, segundo alguns autores), que se deslocaram para Jerusalém acompanhando o exército da primeira cruzada, pouco mais de quarenta mil eram combatentes. Os demais eram pedreiros, carpinteiros, metalúrgicos, profissionais de todo tipo de profissão e arte, que esperavam encontrar no novo mundo que iriam conquistar um mercado de trabalho mais interessante do que aquele que tinham em seus países de origem.
De acordo com Ransay, a Maçonaria teria sido instituída na Terra Santa, com o objetivo específico de unir os cristãos de todo o mundo. Seria uma espécie de nação espiritual, única pelos laços da virtude e da ciência, cujos membros se reconheceriam por meios de sinais e palavras de passe. Ele não fala dos Templários ou dos Hospitalários como membros dessa confraria de obreiros da Arte Real, mas sugere que essa Confraria teria sido fundada nos moldes de uma Ordem religiosa, com participação de membros templários e cavaleiros do Hospital de São João. De ambas as instituições os maçons teriam herdado tradições. Dos templários uma boa parte da doutrina e elementos rituais; dos hospitalários a tradição de benemerência e humanitarismo que acompanha a prática maçônica.[5]
 
Eis assim, formada a mística que seria dada à Maçonaria enquanto herdeira das tradições dos cavaleiros medievais. Essa ilação é bem apropriada, porquanto, de muitas formas, a moderna Maçonaria é amiúde comparada a um clube de cavalheiros que em seus objetivos se propõe a lutar pelas mesmas causas que antes moviam os cavaleiros medievais em suas escolhas. A mistificação e a mitificação, em ambas são notórias e fazem parte da aura de misticismo e romantismo que foram coladas às duas instituições. Como maçom isso não nos parece ser um problema. Ao contrário, o mito e a mística são úteis quando deles se emulam as virtudes que neles se querem figurar. Mas é perigoso quando deles se extraem pressupostos para fundamentar crenças. Por que então, aquilo que era alimento para o espírito e deleite para a nossa fome de maravilhoso, passa ser uma arma perigosa que pode mutilar e matar milhões de inocentes. É delicioso, por exemplo ler as aventuras de Rolando de Roncevaux e os Doze Pares da França, as façanhas dos Cavaleiros da Távola Redonda, as românticas sagas dos cavaleiros do Graal, as Canções do Cid de Espanha e outras lendas medievais. Da mesma forma são as lendas maçônicas e a  riqueza arquetípica que se hospeda em seus símbolos, ritos e alegorias. Sabemos que há muita história e verdadeira glória por trás das românticas aventuras dos heróis que fazem a saga dos cavaleiros errantes nos parecer tão saborosa. Da mesma forma, ler um bom autor maçom, que saiba transmitir, com boa técnica e arte literária os ensinamentos contidos nas alegorias maçônicas, é uma viagem proveitosa e  produtiva.
Mas sabemos também que há muito de fantasia em tudo isso. Todavia, como em todas as grandes aventuras do espírito, só quem as vivenciar realmente saberá aquilatar o que de bom e mal há nessas experiências.
Com a Maçonaria é também o que sucede. Ela pode ser uma postura ou uma impostura. Como postura ela pode resultar numa escola de aperfeiçoamento de caráter muito eficiente. Mas se nela entrarmos apenas para satisfazer a nossa vaidade social ou a nossa curiosidade intelectual, então simplesmente estaremos participando de uma impostura.
Como disse certa vez um poeta, não é a canção que faz o cantor, mas sim, o cantor que faz a canção.     
          



[1]As lendas trabalhadas nos graus 14 a 17 se referem especificamente à organização que Zorobabel, por permissão do Rei persa Ciro, e depois Dario I e Dario II ( famoso Assuero da Bíblia),  deram aos judeus para que eles reconstruíssem Jerusalém. Vejam-se a esse respeito as crônicas de Esdras. Todavia, toda a inpsiração liturgica e ritual é cavalheiresca. 
[2] Essa magistral obra do grande escritor espanhol, embora seja satirize os romances de cavalaria, na época uma espécie de cordel literário de grande repercussão, ela traça um retrato bem fiel da mística, da influência e da verdadeira mídia que representava a cultura dos grandes heróis da cavalaria na época medieval e nos primeiros anos da idade moderna.
[3] Carlos Magno, o principal soberano da dinastia Carolíngia estipulou inclusive regras escritas para o exercício da Cavalaria. As chamadas Ordenações Carolíngias continham principalmente disposições relativas à Gennete, como era conhecida a instituição da Cavalaria.
[4] Jean Palou-A Maçonaria Simbólica e Iniciática, Ed. Pensamento, 1986.
[5] Idem, op citado.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 21/12/2011
Alterado em 21/12/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras