João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


ANTES DE PARTIR
Filme: Antes de Partir ( The Bucket List)-2007
Diretor: Rob Reiner          
Atores:  Jack Nicholson e Morgan Freeman.
Sinopse:
 
Sinopse         
Carter Chambers (Morgan Freeman) é um mecânico com câncer que vai parar num hospital cujo dono é uma grande empresário ( Jack Nicholson).Ocorre que ele vai ter como companheiro de quarto o próprio empresário, que também tem câncer e como ele está com os dias contados. Logo os dois, apesar das diferenças sociais e das personalidades completamente diferentes, se tornam amigos e resolvem realizar a “ bucket list- Lista da bota), coisas que gostariam de fazer antes de morrer. Isso resulta em três meses de loucas aventuras pelo mundo, onde os dois velhos senhores redescobrem a alegria de viver e que o amor das pessoas significativas ainda é o melhor remédio para todos os nossos males.   É um lindo filme.
                                                   ***


Você já pensou em fazer uma lista das coisas que gostaria de fazer antes de morrer? Talvez seja um bom exercício. Aliás, talvez fosse até um bom programa de vida, e você descubra que vale a pena lutar para realizá-lo mesmo sem estar confrontado com a inevitabilidade da morte. É algo assim que caberia naquele famoso provérbio árabe que diz que o homem deve trabalhar como se fosse viver para sempre e viver como se fosse morrer amanhã.
Segundo uma estatística (Morgan Freeman cita essa estatística no filme), noventa e cinco por cento das pessoas não gostariam de saber a hora da sua morte. Confesso que eu também não quero, mas imagino que isso, se eu não fosse tão medroso, talvez fosse salutar. Com certeza eliminaria muitos dos constrangimentos que me impedem de fazer coisas que eu gostaria de fazer e não faço por medo do que vão dizer os outros.
E quer ninguém venha me dizer que consegue fazer tudo que quer sem se importar com a opinião alheia. Isso é mentira. Não existe uma pessoa assim. Todo mundo está comprometido com alguém ou alguma coisa que a impede de ser totalmente livre. Ou é uma ética, uma religião, um padrão de conduta, uma educação, ou então pessoas, família, posição social, enfim, tudo aquilo que chamamos de sociedade e cultura, por não falar em leis, sempre existe algo que tolhe a nossa liberdade.
É evidente que a liberdade perfeita não existe, até porque se existisse, a sociedade, tal como a conhecemos, não subsistiria.
Ao assistir ao filme Antes de Partir, impressionado com as atuações desses dois grandes monstros sagrados do cinema americano, que são Jack Nicholson e Morgan Freeman, não pude deixar de fazer as minhas próprias especulações sobre o assunto. Pensei em todas as coisas que gostaria de fazer antes de morrer e também fiz uma “lista da bota”. Ficou tão grande que não vou reproduzi-la aqui. Senti-me como aquele personagem de um poema atribuído a Jorge Luis Borges, que se arrependia de não ter andado mais descalço, de ter percorrido rios, amado mais, chorado mais, arriscado mais, etc. Mas estava com oitenta anos e morrendo.
E então, antes de chegar aos oitenta (se chegar) e ficar com vontade de escrever poemas como esse, resolvi fazer a minha lista e começar a executá-la imediatamente. De repente me dei conta que a grande maioria consiste de pequenas coisas das quais eu me privei por razões tão fúteis que quase não consigo acreditar que não as fiz por causa disso. Aliás, é mesmo para fazer uma catarse e derrubar as velhas crostas de vida que a “lista da bota”, serve. Descobri isso da forma mais prosaica que se pode imaginar. Pois um dos itens da minha lista era botar uma fantasia de super herói e sair para a rua com ela.
Acresce que hoje é domingo de carnaval e eu tenho no meu quarto de despejo uma fantasia de mosqueteiro que usei uma vez numa festa a fantasia. Então imaginem o que eu fiz. Bom já faz pelo menos uns trinta anos que eu não vou num baile de carnaval. Minha mulher adorou a idéia. Vestiu a fantasia de odalisca que ela guardou de quando estava aprendendo dança do ventre e lá vamos os dois pela noite para ver o que dá.
 
Escrevi este texto um pouco antes de sair. Amanhã eu conto no que deu, se der para contar. Por ora agradeço a Morgan Freeman e Jack Nicholson pela idéia. Resolvi que não vou esperar que a morte me anuncie a sua vinda nem que a decrepitude chegue para começar a fazer as coisas que eu desejo fazer. Com certeza não vou conseguir riscar todos os itens da minha lista. Mas não vou morrer com a sensação de não ter vivido. Boa noite e bom carnaval para todos.   
 
 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/02/2012
Alterado em 21/02/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras