João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



Estratégias de Cura

               Bálsamos universais de cura

          São as estratégias usadas pelo Espirito curador para curar a si mesmo e aos outros. São as seguintes:

1. Contar histórias.  Histórias, contos, metáforas, etc. são formas de penetrar no inconsciente e impressioná-lo com mensagens de cura. São as ferramentas preferidas dos terapeutas, sacerdotes, treinadores, coachs, etc.
 
2. Cantar e dançar.  Da mesma forma que o canto e a dança ativam o arquétipo do Guerreiro, certos tipos de músicas e dança também contribuem para acessar o nosso Curador interno.

3. A prática do silêncio é eficaz contra o sofrimento e a dor.

Seção de jornada e tambor

            Essas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o acesso ao Espírito curador. São utilizadas pelos povos que vivem mais próximos á natureza e tem se mostrado muito eficazes.
Deitado de costas, praticar relaxamento e meditação por vinte minutos ao som de um tambor. O som do tambor é imitação das batidas do coração e serve para efetuar a indução sônica, afetando o alinhamento da frequência cerebral, equilibrando o sistema nervoso central. A combinação de jornada/tambor com relaxamento e meditação também ajuda a reduzir o estresse. 

                        Meditação em posição horizontal

Da mesma forma que a jornada\ tambor, a meditação horizontal (deitado) é uma estratégia eficiente para facilitar o acesso ao Espírito curador. Representa uma viagem ao nosso inconsciente, para uma consulta as nossas fontes simbólicas, arquetípicas. A mente deve vagar livremente sem tentar controlar nem dirigir o processo. Nessa jornada visitamos os três mundos do nosso inconsciente que são: o mundo mediano, o mundo subterrâneo e o mundo superior. No mundo mediano encontramos os arquétipos da nossa realidade cotidiana, simbolizados por coisas relativas ao trabalho, desejos, relacionamentos, conhecimentos, que são necessários para a cura das nossas doenças físicas e psíquicas. No mundo subterrâneo encontraremos os arquétipos relacionados com nossos medos, dúvidas, temores, e também com nossa coragem, destemor e fé.
Esses arquétipos são representados por visões de descida em poços, túneis, fundo de lagos e mares, e também por encontros com os nossos animais de força e aliados. Nesse mundo encontramos conselho e cura para as nossas fobias, nossos temores e também a explicação para os nossos impulsos. No mundo superior encontraremos os nossos arquétipos espirituais – nossos guias, na doutrina do espiritismo – que no inconsciente são simbolizados por belos jardins, riachos e cascatas, pássaros que nos levam em voos, pessoas significativas e coisas semelhantes a essas. É nesse mundo que recebemos orientação e cura para as nossas dores morais e espirituais.

                                      Ação de acalentar

Este é um exercício de acesso ao nosso Espírito Curador. Deitado de costas, coloca-se a mão sobre o coração e mentaliza-se as qualidades de caráter que apreciamos em nós, reconhecendo o quanto elas são importantes para a composição da nossa personalidade. Nessa oportunidade reconhecemos também a nossa força, as contribuições que damos para a sociedade e agradecemos por todas as benesses e pelo amor que distribuímos e recebemos.
Essa prática deve ser feita três vezes ao dia: pela manhã, ao meio do dia e à noite, antes de dormir. Esse tipo de exercício é chamado visualização criativa, afirmação ou aquisição de autoestima.
_______________________________

DO LIVRO "CÓDIGOS DA VIDA"- ED. CLUBE DO AUTOR, ED. ESGOTADA.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 13/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras