João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Equilibrando o Curador

Observe o seu comportamento e veja se o seu Espírito Curador, neste momento da sua vida, está sendo influenciado pelo seu aspecto Sombra ou pelo Persona. Note que quando o lado sombra está no comando há um descuido natural nas nossas condições de saúde e uma tendência para resvalar para hábitos poucos saudáveis. O resultado pode ser a hipocondria. Quando é o lado Persona, há um exagero nessas preocupações. A pessoa quer fazer tudo que lhe recomendam para se sentir melhor, torna-se crédulo demais e pode acabar sendo vítima de charlatões e aproveitadores. O resultado pode ser o otimismo temerário que leva à irresponsabilidade.
Ás vezes não sabemos por que nos comportamos dessa forma e toda a nossa vontade de mudar não é suficiente para realizar a mudança. É nesse momento que precisamos equilibrar o nosso arquétipo Curador. O quadro a seguir nos dará uma orientação de como avaliar isso e aplicarmos os exercícios que se seguem como estratégias de equilíbrio desse arquétipo.


Persona                                                                                       Sombra

Tem exagerada preocupação                          Sua alimentação é desregulada
com a alimentação.                                           É sedentário
Vive fazendo check-ups.                                 Vive de mau humor, é sisudo
Preocupa-se exageradamente com                 Busca sistemáticamente a solidão
sua forma física e sua aparência                     É teimoso, rígido e insociável
Mantém postura de teimosia,                            Não demonstra afeto, nãogosta de
Quer “salvar o mundo”.                                     ser tocado, não gosta de tocar em
É generoso a ponto de ficar sem                     ninguém
nada para si próprio                                         Não demonstra solidariedade
Quer ajudar todo mundo.                                  É desengajado e descomprometido
Resvala para o fanatismo religioso.                  com causas públicas
Vive fazendo dieta sem necessidade.             Não tem hobbies, não gosta de arte
É predisposto à hipocondria e vive se             Insensibilidade à natureza e à beleza
preocupando com doenças.                            Alheio á questões ambientais

Os comportamentos acima elencados indicam predominância de um ou outro aspecto. Não é preciso que todas as condições se repitam para que um ou outro lado esteja predominando. Basta que a maioria dos comportamentos listados acima esteja ocorrendo. Se a pendência for para o lado direito, é o lado Sombra que está predominando. Se for o esquerdo é o Persona. Se isso está acontecendo com você está na hora de equilibrar o seu Espírito Curador. Os exercícios descritos a seguir foram desenvolvidos com essa finalidade.

Acesso ao curador
5 minutos
Deitado de costas, com a cabeça voltada para o sul, ponha a mão direita sobre o coração e a mão esquerda sobre a direita. Agradeça à divindade de sua crença por suas forças e talentos; pelas qualidades de caráter que você tem; pelas contribuições que você deu e recebeu das pessoas; pelo amor que deu e recebeu das pessoas e do mundo em geral.

Exercício 2
10 minutos

Procure um lugar onde você esteja em contato com a terra. Imagine- se em plena primavera. Deite-se no chão, com a cabeça voltada para o sul. Fique de olhos abertos e fixamente focados num ponto distante. Estenda os braços ao longo do corpo, mantendo um deles levantado na altura do cotovelo. Nessa posição imagine-se entrando em contato com a sua energia interior. Pense no amor que você tem para dar as pessoas e a você mesmo, no atendimento que gostaria de prestar a elas, em como gostaria de curá-las de seus males físicos e espirituais. Peça á divindade de sua crença orientação e ajuda para curar as suas próprias moléstias físicas e espirituais.

Exercício 3
15 minutos

Á semelhança do que você fez com o Guerreiro, agora é hora de você procurar pelo seu Espírito Curador: dê um passeio de quinze minutos pelo ambiente onde você está, medite e responda as perguntas seguintes;

1. Qual era sua história favorita quando criança? (Imagine-se contando-a ao seu filho, e se você não tem filho imagine-se contando-a para uma criança qualquer).
2. Suponha que você acaba de conhecer uma pessoa: Imagine-se contando para ela uma história qualquer a seu respeito.
3. Pense num momento em você amou muito. Qualquer tipo de amor (romântico, fraternal, filial, maternal, etc.) Como você se sentiu a respeito? Consegue sentir isso de novo? Experimente.
4. Existem bloqueios ou obstáculos que impedem você de manifestar ou receber amor? Se existem, imagine como você se sentiria se eles não existissem.
5. Onde e com quem você sente que o seu amor é maior e mais fluente? Por que ele flui mais nesses momentos e com essas pessoas e não em outros momentos e com outras pessoas?
6. Quais das quatro formas de reconhecimento você mais tem praticado? E quais as que mais têm recebido? (Reconhecimento do talento, qualidades de caráter, aparência e impacto causado sobre os outros, etc.). Quais a que menos ou nunca recebe?
7. Verifique se você consegue identificar em si mesmo alguma das quatro formas de dependência reveladas neste estudo. (Afeto, utilidade, sabedoria, habitualidade). Pense em como poderia trabalhar esses padrões para evitar essa dependência.
8. Verifique quais os aspectos “Sombra” são mais fortes no seu Curador. Pense em como poderia trabalhar esses aspectos negativos, tornando-os positivos.
9. Verifique quais os aspectos “Persona” são mais fortes no seu Espírito Curador. Pense em como poderia utilizá-los com mais freqüência.
10. Responda: em que situações seu coração parece estar mais límpido? Quando é mais aberto? Quando é mais cheio? Quando é mais forte?

______________________

DO LIVRO "CÓDIGOS DA VIDA"- ED. CLUBE DOS AUTORES, 2011
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/06/2012
Alterado em 20/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras