João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Acesso ao curador
Exercício 1
10 minutos

Deitado de costas, com a cabeça voltada para o sul, ponha a mão direita sobre o coração e a mão esquerda sobre a direita. Agradeça à divindade de sua crença por suas forças e talentos; pe-las qualidades de caráter que você tem; pelas contribuições que você deu e recebeu das pessoas; pelo amor que deu e recebeu das pessoas e do mundo em geral.

Exercício 2
10 minutos

Procure um lugar onde você esteja em contato com a terra. Imagine- se em plena primavera. Deite-se no chão, com a cabeça voltada para o sul. Fique de olhos abertos e fixamente focados num ponto distante. Estenda os braços ao longo do corpo, man-tendo um deles levantado na altura do cotovelo. Nessa posição imagine-se entrando em contato com a sua energia interior. Pense no amor que você tem para dar as pessoas e a você mesmo, no atendimento que gostaria de prestar a elas, em como gostaria de curá-las de seus males físicos e espirituais. Peça á divindade de sua crença orientação e ajuda para curar as suas próprias moléstias físicas e espirituais.

Exercício 3-
15 minutos

Á semelhança do que você fez com o Guerreiro, agora é ho-ra de você procurar pelo seu Espírito Curador: dê um passeio de quinze minutos pelo ambiente onde você está, medite e responda as perguntas seguintes;
1. Qual era sua história favorita quando criança? (Imagine-se contando-a ao seu filho, e se você não tem filho imagine-se contando-a para uma criança qualquer).
2. Suponha que você acaba de conhecer uma pessoa: Imagi-ne-se contando para ela uma história qualquer a seu respei-to.
3. Pense num momento em você amou muito. Qualquer tipo de amor (romântico, fraternal, filial, maternal, etc.) Como
você se sentiu a respeito? Consegue sentir isso de novo? Experimente.
4. Existem bloqueios ou obstáculos que impedem você de manifestar ou receber amor? Se existem, imagine como vo-cê se sentiria se eles não existissem.
5. Onde e com quem você sente que o seu amor é maior e mais fluente? Por que ele flui mais nesses momentos e com essas pessoas e não em outros momentos e com outras pessoas?
6. Quais das quatro formas de reconhecimento você mais tem praticado? E quais as que mais têm recebido? (Reco-nhecimento do talento, qualidades de caráter, aparência e impacto causado sobre os outros, etc.). Quais a que menos ou nunca recebe?
7. Verifique se você consegue identificar em si mesmo algu-ma das quatro formas de dependência reveladas neste es-tudo. (Afeto, utilidade, sabedoria, habitualidade). Pense em como poderia trabalhar esses padrões para evitar essa dependência.
8. Verifique quais os aspectos “Sombra” são mais fortes no seu Curador. Pense em como poderia trabalhar esses as-pectos negativos, tornando-os positivos.
9. Verifique quais os aspectos “Persona” são mais fortes no seu Espírito Curador. Pense em como poderia utilizá-los com mais freqüência.
10. Responda: em que situações seu coração parece estar mais límpido? Quando é mais aberto? Quando é mais cheio? Quando é mais forte?

Exercício de Acesso ao Curador
Exercício 4
20 minutos

Marque no chão sete pontos conforme o desenho abaixo, na direção norte sul. Depois pratique o ritual descrito abaixo.
Norte                     

  Sul
♦ neutro    
    
Amor Gratidão Respeito Admiração Reciprocidade
    ♦          ♦                ♦                  ♦                    ♦

♦ponto futuro

1. Entre no ponto neutro, mentalize as características do Curador e suas habilidades (Amor, Gratidão, Respeito, Admiração, Reciprocidade). Pergunte-se onde, quando e em que situações você gostaria de contar com elas.

2. Entre no ponto 1 e mentalize um momento em que você atuou com verdadeiro Amor, esquecendo qualquer interesse pessoal. Um momento em que você realmente sentiu que o que estava fazendo era pelo bem de alguém ou do grupo. Se nunca experimentou um momento desses, imagine como seria se extremamente amoroso. Como é ser amoroso? Como é a postura de uma pessoa amorosa?
Adote essa postura. Faça um quadro mental completo desse estado interno. Preste atenção aos aspectos visuais, auditivos e sinestésicos desse sentimento. O que você vê, ouve e sente? Ancore essas sensações com um toque em algum lugar do seu corpo. Um lugar que seja fácil de acessar. (ponta do nariz, queixo etc.). Volte ao ponto neutro e quebre o estado.

3. Entre no ponto 2 e dispare a âncora. Aqui você deve estar se sentindo muito amoroso. A esse estado você vai acrescentar agora o sentimento de Gratidão. Acesse uma experiência em que você tenha se sentido realmente agradecido por algo que lhe aconteceu. Deve haver experiências assim em sua vida. Se não se lembra, imagine como é se sentir extremamente agradecido. Como é a postura de uma pessoa agradecida? Adote essa postura. Como ela respira? Como ela se parece? Como é experimentar esse sentimento? Faça um quadro mental dessa experiência e preste bastante atenção a todas as características visuais, auditivas e sinestésicas que ela apresenta em sua mente. O que você vê, ouve e sente quando experimenta esse sentimento? Ancore essas sensações da mesma forma que ancorou a expe-riência do ponto 1. Volte ao ponto neutro e quebre o estado.

4. Entre no ponto 3 e dispare a âncora. Aqui você deve se sentindo amoroso e grato. A esses estados vai acrescentar Respeito a esses sentimentos. Acesse a lembrança de uma experiência em que você conseguiu sentir muito respeito por alguém ou por alguma coisa. Uma idéia, um trabalho feito por alguém. Como é isso? Como é esse sentimento? Qual é a postura de uma pessoa respeitosa? Se não consegue se lembrar de nenhuma experiência assim imagine como seria uma pessoa respeitadora. Como ela se parece? Imite seus gestos, sua forma de respirar, sua maneira de olhar. O quevocê vê, ouve e sente quando se comporta assim? Como se sente? Ancore esses sentimentos da mesma forma como fez com as experiências dos pontos 1 e 2. Depois volte ao ponto neutro e quebre o estado.

5. Entre no ponto 4 e dispare a âncora. Aqui você deve estar se sentindo amoroso, grato e respeitoso. A esses estados vai a-crescentar agora um sentimento de Admiração. Acesse uma lembrança em que você realmente sentiu admiração por alguém. Alguém que fez um trabalho realmente bonito, útil, bom, enfim, qualquer coisa que você achou digno de admi-ração. Se nunca experimentou um sentimento assim, imagine como seria sentir-se realmente admirado. Como é se sentir assim? Qual é a postura de uma pessoa admirada? Adote a postura de uma pessoa admirada. O que você ou-ve, vê e sente quando está experimentando admiração? Fa-ça um quadro mental dessa experiência prestando atenção aos aspectos visuais, auditivos e sinestésicos dessa experiência. Ancore-a da mesma forma que fez com as experiências anteriores. Volte ao ponto neutro e quebre o estado.

6. Entre no ponto 5 e dispare a âncora. Aqui você está se sentindo amoroso, grato, respeitoso e admirado. A esses estados vai acrescentar agora um sentimento de reciprocidade. Reciprocidade é um sentimento que soma justiça com generosidade. Você recebeu, você doa. Você doa, você recebe. É a vida, uma troca mútua. Só doar é aspecto sombrio e só receber também. Somente um desses comportamentos importa em desequilíbrio do arquétipo Curador. Mentalize então, um momento em que você experimentou totalmente o princípio da reciprocidade. O momento em que você deu e rece-beu amor (ou bens) com igual intensidade. Como é ser recíproco? Como é ser uma pessoa assim? Qual a postura de-la? Adote uma postura de pessoa recíproca. Se você não sabe como é, ou nunca teve uma experiência assim, apenas imagine como seria se sentir dessa forma. Faça um amplo quadro mental desse estado interno, prestando atenção às características visuais, auditivas e sinestésicas dele. O que dizem para você? O que você no rosto das pessoas? Como você se sente? Ancore esse sentimento da mesma forma que fez você com as experiências dos pontos 1, 2, 3, 4.
Volte ao ponto neutro e quebre o estado.

8 Vá para o ponto sete, dispare a âncora. Você tem agora muito Amor, Gratidão, Respeito, Admiração e Reciprocidade para dar e receber em sua vida. Com tudo isso em mente imagine uma situação no futuro em que você preci-se atuar com os poderes do Curador. Examine o que está sentindo a respeito.

_______________________

DO LIVRO CÓDIGOS DA VIDA- CLUBE DOS AUTORES, 2011
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras