João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Ferramentas de poder

A Tradição xamânica nos mostra que o arquétipo mestre possui as seguintes ferra-mentas de poder, as quais podem ser utilizadas para acessá-lo e ativar a sua influência. São as seguintes:

1. Oferendas rituais

É o que fazem certos adeptos do Budismo, por exemplo, com suas cerimônias rituais, destinadas a honrar os seus ancestrais. A oferta dos alimentos, que se fazem nessas ocasiões, não tem como fundamento a crença de que os espíritos se alimentam, mas sim que o compartilhamento dos bens entre eles e os vivos é um sinal de respeito e consideração.

2. A observação de si mesmo.

Meditação silenciosa, na qual a mente vaga sem direcionamento, sem se fixar em nenhum conteúdo específico, apenas observando os vários aspectos de si mesma, que aparecem na forma de símbolos, cores, imagens, palavras soltas, sons etc.

3. A honra aos espíritos ancestrais.

O Mestre xamã pratica longos períodos de silêncio, na busca de orientação através de suas experiências interiores. Ele se desliga de todas suas escutas externas e dedica-se inteiramente à arte de ouvir suas próprias vozes. Espiritualmente ele está “ouvindo os seus guias”. Esses “guias” podem ser seus ancestrais, pessoas significativas, históricas, ou mesmo elementos da natureza, como o raio, o sol, o trovão, a chuva, o vento etc.
O Mestre respeita seus espíritos ancestrais e constantemente busca sua orientação. Ele os chama pelo nome por que é com esses nomes que eles permanecem vivos em sua memória.

4. Recontextualização

Através do recurso á meditação é possível “conversar” com nossos ancestrais para buscar orientação ou eliminar padrões negativos que eles nos legaram através de informações mal compreendidas, oriundas de experiências vividas com eles.
Isso acontece porque a nossa mente é programada através da linguagem. Muito mais a linguagem não verbal do que a verbal. Ás vezes um olhar, um menear de cabeça, um suspiro, uma contração facial contém uma mensagem mais forte que as palavras que tentam comunicá-la. E a nossa mente capta essas mensagens sem saber exatamente o que ela significa. E assim nascem nossos medos, nossos anseios, frustrações, mágoas e outros estados internos limitantes que carregamos pela vida toda.
As informações mal compreendidas e mal interpretadas implantam programas limitadores em nossa mente. Através do recurso da meditação e da recontextualização, nós podemos trabalhar esses problemas.
Em PNL esse recurso se chama Reimprinting (reconstextualização). Trata-se de uma técnica que leva o individuo a reviver experiências significativas do passado, para pesquisar em que momentos da vida ele “instalou” programas limitantes e através de que tipo de informação esse programa foi instalado. A partir dessa pesquisa e das respostas obtidas é possível fazer uma recontextualização da informação original e trabalhar um novo significado para ela. A mente humana já executa normalmente esse processo quando perdoa antigas mágoas, ou aprende a praticar tolerância e procura entender os motivos pelos quais as outras pessoas praticaram comportamentos que nos fizeram sofrer. Mas esse processo normalmente é longo e doloroso e leva muito tempo para ser executado. Através do reemprintiing esse processo é instalado em poucos minutos.

5. Ioga e Budismo

A postura de meditação do Mestre é na posição sentada. É nessa posição que a nossa capacidade receptiva se acentua e podemos receber melhor as mensagens de sabedoria que vem dos nossos guias (espíritos ancestrais ou inconsciente coletivo
Na posição sentada podemos esperar, ouvir e observar, sem cansaço nem ansiedade. É como deixar as coisas seguirem o seu curso e nós nos integrarmos nele sem querer comandá-lo ou modificá-lo. Daí a postura do Lótus, praticada pelos praticantes das doutrinas orientais, especialmente a Ioga e o Budismo Zen, cuja técnica na prática na meditação é mundialmente conhecida e ensinada como meio eficiente e seguro de se combater o estresse e outras moléstias próprias da nossa civilização.
______________________

DO LIVRO "CÓDIGOS DA VIDA"- CLUBE DOS AUTORES, 2011
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/08/2012
Alterado em 11/08/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras