João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


DO LIVRO CÓDIGOS DA VIDA- CAP V- O MESTRE-
PUBLICAÇÃO : CLUBE DOS AUTORES, 2011

O mestre e sua relação com a natureza

A direção do Mestre é o Oeste, onde mora o Avô Oceano, o seu ancestral mais antigo e sábio, segundo a tradição xamânica. O oceano é eterno, imenso, imutável, fonte da vida e de todas as mutações.
Essa tradição evoca a teoria da origem da vida. Praticamente, todos os povos antigos consagram a tradição de que a vida originou-se no Oceano. Essa também é a crença da maioria dos estudi-osos que hoje estudam esse tema.
Por analogia, os animais de poder do Mestre são as criaturas aquáticas. Sua estação é o Outono, por ser esta a estação propícia para aguardar e analisar. Seu elemento natural, como não poderia deixar de ser, é a Água.

Sombra e Persona

Da mesma forma que os arquétipos anteriores, o Mestre também tem um lado sombrio que se manifesta em determinadas ocasiões. Quando isso ocorre parece que perdemos a Sabedoria. Começamos a duvidar de nós mesmos, as nossas crenças enfraquecem, a nossa auto-estima esmorece, o sentido das coisas desa-parece. Essa é a conseqüência do desequilíbrio do nosso Espírito Mestre.
Isso é comum em determinados momentos da nossa vida, quando sofremos reveses que nos levam a pensar que tudo aquilo que fazíamos antes estava errado. Então assumimos uma postura sombria, ás vezes de cancelamento da própria personalidade anterior, em favor de uma nova, que pensamos irá nos proteger das mágoas contabilizadas pela outra.
Mas não existem "outros homens ou outras mulheres" dentro de nós. Só existe um "Eu" com as suas diversas "partes". O "Eu", na verdade, é um conjunto de informações adquiridas pelos sentidos e interpretadas pela mente racional. É, outrossim, o conjunto de crenças e valores que nós assumimos como medida dos nossos julgamentos e justificativa das nossas ações. Este sim pode ser modificado. Assim, quando uma pessoa muda de crenças e valores ele assume outra personalidade, se modifica e se torna "outra pessoa", na linguagem popular. Por isso, no tratamento de de-pendentes químicos e outros distúrbios comportamentais, as terapias que integram em suas estratégias o recurso da espiritualidade geralmente são mais eficazes que a aplicação pura e simples dos remédios convencionais.

Os cinco vícios do Mestre

Posicionamento incorreto, julgamento prematuro, inflexibilidade de comportamentos e mania de controle, aliadas a uma postura arrogante e autoritária são os aspectos sombrios do Mestre, e podem ser considerados os seus cinco vícios de personalidade.
São padrões que derivam do medo e da falta de confiança que temos em nossa própria sabedoria. Todo mal tem origem no medo e na ignorância. Medo de não ser capaz, ignorância da própria capacidade, impulso de controlar os acontecimentos, por me-do de que ele nos traga dor.
A tendência a julgar, antes mesmo de ter todas as informações necessárias também é causa de confusão. Ela nos tolhe o poder de ação ou nos faz agir às cegas. Quando não temos elementos suficientes para tomar uma decisão é melhor esperar, mas se formos obrigados a agir é preciso que decidamos somente até onde temos conhecimento para isso.
Saber o tempo certo para agir, ou que quantidade de ação liberar é o que se chama discernimento. Açodamento, autoritarismo e falta de autocontrole estão no lado Sombra do Mestre.
O Mestre mantém sua mente desapegada de conceitos e padrões. Ele julga de acordo com suas convicções, mas nunca por causa delas. Ele é flexível e está sempre atento e aberto a soluções novas e perspectivas diferentes. Isso também é expressar desapego. Por conta disso seu julgamento é substituído pela visão objetiva das coisas e a tendência que se tem de querer controlar tudo se transmuta em confiança no resultado.

O Mestre Equilibrado

Da mesma forma que os arquétipos anteriores, o arquétipo Mestre pode se desequilibrar em determinados momentos. Reveses contínuos, daqueles que vêm um atrás do outro, geralmente nos fazem duvidar da própria capacidade de conduzir a vida com um mínimo de sabedoria. A baixa auto-estima que nos acompanha nesses momentos é o reflexo mais fiel desse desequilíbrio.
O quadro abaixo nos permitirá identificar quando o nosso Espírito Mestre está sendo influenciado pelo seu lado Sombra o lado Persona. O quadro abaixo mostra quando a nossa personalidade está sendo influenciada pelo lado sombra ou o lado persona. Um e outro significa um estado de desequilíbrio que precisa ser corrogido. Veja como está o seu.
              Sombra Persona
Toma posicionamentos incorretos.
Demonstra inflexibilidade comportamental.
Faz julgamentos prematuros e imponderados.
Comportamento desconfiado e controlador.
É arrogante e autoritário.
Retém informações e não compartilha aprendizado.
Teme a concorrência.
É sistematicamente crítico.
Negativo e pessimista.
Pouco resistente á críticas.
Mostra-se exageradamente confiante.
Torna-se pedante e prolixo.
Age como se soubesse tudo.
Confia em todo mundo.
É tolerante com tudo e com todos.
Sempre suporta desaforos e humilhações sem se alterar.
É demasiadamente desprendido.
Doa tudo que tem a ponto de ficar sem nada.
Acha realmente que no fim tudo dá certo e nunca se preocupa.
Resvala para a inconfidência e a inconfiabilidade.
É exageradamente otimista
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/08/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras