João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


TORRE DE ABEL E A ORIGEM DAS LINGUAS

 
 “ E por isso lhes foi posto o nome de Babel, porque aí foi confundida a linguagem de toda a terra, e daí os espalhou o Senhor por todas as regiões.”Gênesis, 11;9.
 
 
Nenrod foi um famoso rei dos caldeus
Que construiu a grande torre de Babel.
Há quem diga que ele queria ir ao céu,
E disputar poder com o próprio Deus.
                                                           
O mundo ainda era jovem nesses dias, 
Poucas tribos naquela terra habitavam,
E uma só era a linguagem que falavam
Por isso é que todo mundo se entendia.
                  
Mas Deus, entrevendo o grande perigo,
Que a torre ia trazer para aquela gente,
Pois ali o que havia era só superstição,
 
Para aquele povo enviou como castigo,
Para cada pessoa uma língua diferente,
Babel se tornou sinônimo da confusão.
 
                          
Comentário:
 
A Bíblia informa em Gênesis 11: 1;9, que a diversidade de línguas existente na terra tem origem numa malfadada obra de construção civil intentada pelos descendentes de Noé, após o dilúvio. Essa obra, que teria sido iniciada num lugar chamado Senaar, supostamente no síto onde hoje se localizam as ruínas da antiga cidade da Babilônia, foi idealizada por um rei chama-do Nenrod, referido na Bíblia como o “grande caçador perante o Senhor” (Gênesis 10;9). Essa construção, identificada como sendo uma cidade com uma enorme torre no meio dela, feita de tijolos de barro cozidos, ligados com betume por argamassa, revelaria, segundo os cronistas bíblicos, uma intenção vaidosa dos seres humanos, pois estes queriam “tornar célebres seus nomes”.
Historicamente, não se nega que a Torre de Babel pode ter, de fato, existido. Restos de construção do tipo citado pela Bíblia e pelos historiadores antigos que trataram desse assunto tem sido, amiúde, desenterrados em vários sítios arqueológicos do Oriente Médio, especialmente nos lugares onde se supõe o modelo que teria servido para a história bíblica, ela foi erguida.
Afinal, anteriormente aos tempos em que a Bíblia começou a ser compilada( provavelmente no século VII a.C, no reinado do Rei Josias, de Judá),[1] os povos habitantes da Mesopotâmea, região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, já ostenta-vam uma adiantada civilização, bastante urbanizada, com gran-des cidades, tais como Ur, Eridu, Uruk e a famosa Babilônia, que já nos tempos de Heródoto era considerada a maior e mais bela cidade do mundo. Segundo esse historiador, em 440 a C. , ele viu em Babilônia os restos de “uma torre de mampostería sólida, de 201 m em comprimento e largura, sobre a qual estava erguida uma segunda torre, e nessa uma terceira, e assim até oito. A ascensão até ao topo está do lado de fora, por um caminho que rodeia todas as torres. Quando se está a meio do caminho, há um lugar para descansar e assentos, onde as pessoas se podem sentar por algum tempo no seu caminho até ao topo. Na torre do topo há um templo espaçoso, e dentro do templo está um sofá de tamanho invulgar, ricamente adornado, com uma mesa dourada ao seu lado” .[2]
 
De uma forma geral, os historiadores concordam que a inspiração bíblica para a história da Torre de Babel deve estar nos famosos “zigurats”, enormes torres que os povos mesopo-tâmicos construiam para servir de templos e observatórios astrológicos, e que ainda estavam em voga nos tempos de Heródoto. Na literatura encontrada na famosa Biblioteca de Assurbanipal, rei assírio do século VII a C., que sitiou e destruiu o reino de Israel, já se encontram muitas referências a esse tipo de construção e sua utilização. Ali estão registradas várias lendas da literatura suméria que se referem a esse assunto.Uma delas, por exemplo, diz que Amar-Sin (2046-2037 a.C.), o terceiro monarca da Terceira dinastia de Ur, tentou construir um zigurate na cidade de Eridu, o qual nunca foi terminado. Ali se encontra também outra informação que pode ter servido de inspiração para os cronistas bíblicos, não só para o episódio da Torre de Babel, como também para a criação do personagem chamado Ninrod, que por suposto teria sido o idelaizador dessa obra. É a história do rei Enmerkar (i.e. Enmer, o Caçador) rei de Uruk, que teria construído um grande “zigurat” naquela cidade. Essa história também se refere á briga entre dois deuses rivais, Enki e Enlil, que disputam as honras desse templo construído por Enmerkar, o Senhor de Aratta, e em razão disso acabam por confundir a linguas dos povos que trabalharam nessa construção.
Outros registros há na literatura suméria e babilônica sobre esse assunto, que levam os estudiosos a pensar que a inspiração bíblica vem dessas fontes. O rei Nabopolassar, por exemplo, também citado na Bíblia pelas incursões que realizou contra os judeus, é referido como sendo um grande construtor e um dos principais reis a fazer da Babilônia a cidade mais importante do mundo em seus dias. Ruínas do magnífico palácio residencial que ele construiu e do suntuoso templo para o deus Ninurta, podem ser vistas ainda hoje. Porém o seu mais ambicioso empreendimento arquitetônico foi a reconstrução do zigurat Etemenanki, conhecido como “Fundação do Céu e da Terra”, gigantesca torre escalonada que servia de templo e observatório astrológico.

Linguisticamente, o nome Babel é o corrrespondente grego do termo acadiano Bãb-ilu, que significa o “Portal de Deus”. Assim temos a conotação luciferina dessa obra, adotada pelos cronistas bíblicos e aceita pelos comentadores da Bíblia, espe-cialmente os compiladores da Mishná, conjunto de comentários rabínicos à Biblia, que viam na Torre de Babel uma rebelião contra Deus. Em alguns desses mishnás (comentários) encon-tramos inclusive a idéia de que  erecção da Torre foi feita para desafiar não só Deus, mas também para contrariar Abraão, um dos principais sacerdote da Caldéia, na época, que vivia criti-cando seus pares e concitando-os a reverenciar Deus ao invés de desafiá-lo. Uma passagem da literatura rabínica que se refere a esse assunto diz que que os construtores falavam palavras afiadas contra Deus, palavras essas não registradas na Bíblia, informando, inclusive, que uma vez em cada 1656 anos, o céu era sacudido por Deus para que  chovesse, por isso eles iram construir essa torre e suportá-la com colunas para que não pudesse resistir a qualquer outra inundação que Deus viesse a mandar sobre a terra. Também os comentários do Talmud e Flávio Josefo se referem a essas tradições em seus comentários à Bíblia, se referindo a Ninrod como o principal articulador dessa obra. [3].

A Torre de Babel também é referida no terceiro livro de Baruque, chamado Apocalipse de Baruque, onde esse visio-nário profeta, á semelhança de Dante em sua Divina Comédia, vê os construtores da Torre de Babel, na forma de cães, sofrendo o castigo que Deus lhes inflingiu.[4]

Dessa forma, os zigurats eram vistos como portais pelos quais os deuses poderiam entrar na terra. Ligavam pois, a terra ao céu, e da mesma forma que os habitantes do céu poderiam vir á terra através desses portões, os homens poderiam também entrar no céu por eles, daí o temor dos Elhoins( e não de Deus), de que o céu fosse invadido por essa raça degenerada, que eram os humanos gerados pelos anjos caídos, após o dilúvio. Por isso se diz na Bíblia “vinde pois e confundamos de tal sorte sua linguagem, para que um não compreenda o outro”, assim mesmo, no prural, como a mostrar que não foi Deus que fez essa obra, mas sim um grupo (de anjos) de Elhoins, como sugerem os comentadores do Talmud e principalmente os cultores da Cabala mística.[5]

A ideía da existência de uma língua única na terra, nos tempos em que a Bíblia identifica a construção da Torre de Babel não é aceita pela maioria dos estudiosos. A tendência é ver esse mito como memórias de um processo de organização dos reinos mesopotâmeos, os quais passaram por uma série de ascensões e quedas de diversos povos se sucedendo no poder e as dinastias reais, cada uma procurando superar as anteriores em faustosidade e poder. Daí a construção de grandes obras, que aliás era comum entre todas as grandes civilizações do passado. Assim um mega projeto de construção na Mesopo-tâmea  pode ter usado trabalho forçado de diversas populações escravizadas, pois a Babilônia, no apogeu da sua história de conquistas, dominava a maioria dos povos do Oriente médio, com suas diferentes linguas. Algumas delas eram, inclusive, não semitas, tais como a Hurrita, a Cassita, o Sumeriano, e o Elamita, que eram línguas cananéias. Provavelmente foi o desmoronamento do grande império babilônico, conquistado pelo persa Ciro, o Grande, em 525 a.C,. que proporcionou a derrocada da “Torre”(a Babilônia) e a dispersão dos povos que a constituiam. Dessa forma, a história da Torre de Babel teria sido inserida na Bíblia após a volta dos judeus do cativeiro da Babilônia e o Etemenanki, o zigurat dos reis babilônicos, principal santuário da “abominável religião de Babel”, foi estigmatizada como sendo a responsável pela grande confusão de línguas existente sobre a terra.

A Bíblia não menciona o que aconteceu á Torre de Babel, mas escritores antigos de várias procedências informam que Deus a teria destruídoRelatos contidos no Livro dos Jubileus, em obras de Cornelius Alexandre , de Abydenus, de Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas 1.4.3), e os Oráculos Sibilinos (iii. 117-129) informam que Deus teria derrubado a torre com um grande vento.

Isso mostra o quanto esse relato foi apropriado pelos cronistas judeus para justificar a sua teologia e a sua ideologia racial, sendo a primeira consubstanciada na idéia da existência de um único Deus e que seria Israel o único povo a adorá-lo, e a segunda para afirmar a supremacia do povo de Israel sobre seus vizinhos. Pois segundo os cultores dessa tradição, a lingua de Israel, e seu alfabeto, o hebraico, é uma língua criada no céu, falada pelos Elohins, os arcanjos que fizeram o homem á sua imagem e semelhança. As outras línguas seriam todas bárbaras, nascidas da “confusão” provocada pela derrocada pela Torre de Babel.

Cabe, por fim, lembrar, que a história da Torre de Babel, como as demais lendas e tradições referidas na Bíblia, não é exclusiva dos povos mesopotâmicos, nem é a literatura bíblica a única a se referir a ela. Entre os povos da América Central existem várias histórias similares. Entre os astecas temos a história de Xelhua, um dos sete gigantes que se salvaram do dilúvio, construindo a Grande Pirâmide de Cholula para desa-fiar o Céu. Os deuses a destruíram com fogo e confundiram a linguagem dos construtores. Também os toltecas, povo anterior aos astecas no rol das civilizações que povoaram o antigo México, tinham uma lenda similar que dizia  que os homens se multiplicaram após o grande dilúvio, e começaram a eguer um alto zacuali (torre), para se abrigarem caso os deuses man-dassem outro dilúvio. Dizem também que a torre não foi acabada porque suas línguas foram confundidas e eles foram espalhados para diferentes partes da terra.

Também na Índia, no Nepal, entre os habitantes da Estônia e os aborígenes da Austrália e da Nova Zelândia já foram recen-seadas histórias similares, que mostram ser a Torre de Babel um arquétipo compartilhado pela memória comum da huma-nidade.
E como tudo que se refere á Bíblia essa história também se tornou um artigo de fé. Não são poucos o que defendem a literalidade do episódio da Torre de Babel como origem das diversas línguas falada na terra. E como se diz, a história pode ser discutida, mas a fé não.
 

 
 
                            


[1]Veja-se a Bíblia não Tinha Razão- Finkerman e Asher, Ed. Girafa, 2003
[2] Heródoto- História- Editora Edições 70
[3] Talmude Sanhedrin 109a. Sefer ha-Yashar, Noah, ed. Leghorn, 12b
[4] Apocalipse grego de Baruque, 3:5-8
[5] Já nos referimos, em outros trabalhos publicados neste site, á tese do escritor e historiador azerbaijano, Zecharias Sitchin, que sustenta seres os Elohins, criadores do homem, seres extraterrestres vindo do planeta Nibiru.
 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 03/12/2012
Alterado em 03/12/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras