João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE
 
Vim a Australia pela segunda vez, agora para o casamento da minha filha Jenifer, que ja esta vivendo aqui ha sete anos. Entendo agora por que ela quer mais voltar para o Brasil. Quem se acostuma com organizacao nao consegue mais viver na bagunca. Depois que visitei outras cidades aqui na Australia entendi o que significa uma cultura e uma filosofia de vida baseada na liberdade e na responsabilidade. Aqui ninguem joga papel ou lixo nas ruas ou nos rios. Ninguem passa sinal vermelho. Os pedestres andam no lado certo da rua, esperam o sinal abrir para atravessar a rua e os motoristas de taxi nao ficam rodando com os passageiros para aumentar a feria do dia. O transporte publico funciona e nao atrasa. As pessoas sao educadas e so bebem nos locais onde o alcool e liberado. E olhe que os australianos gostam de beber. Entre os paises que eu ja visitei, a Australia e onde mais se bebe. Mas ninguem pega no volante depois de beber. Voltam para casa de taxi ou fazem um rodizio entre eles para que um dos convivas se mantenha sobrio para dirigir. E mesmo aqueles que “tomam todas” nao ficam fazendo” barraco” ou pagando “mico” pelas ruas.  A gente pode andar a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar, sem o medo de ser assaltado. Mas o melhor de tudo e que aqui eles acharam um meio de fazer os politicos andarem na linha e nao ficar roubando desbragadamente como se faz no Brasil e nos paises latinos. E que todo bairro de qualquer grande cidade da Australia tem um prefeito eleito diretamente pelos moradores. Assim, eles sao fiscalizados de perto pelos moradores, como se fossem um sindico de condominio. Ate para ampliar o tamanho de uma estacao rodoviaria ou uma estacao de ferry boat eles tem que submeter suas propostas ao povo que os elegeu, especificando custos, condicao de construcao, tempo, enfim todas as caracteristicas do projeto. Assim fica dificil de roubar.
A Australia, como o Brasil, e uma pais multi racial. Boa parte da sua populacao e de origem estrangeira. Predominam aqui os orientais. No centro de Sidney, Melboune, Adelaide ou qualquer outra grande cidade do pais, a impressao que se tem e que estamos em uma cidade oriental. Tambem ha muita gente oriunda da India, Paquistao e outros paises arabes. Mas parece que aqui eles aprenderam a conviver bem, cada um respeitando a cultura alheia, sem os impasses e o constrangimento que se ve em seus paises de origem e em outros lugares.
 Algum podera dizer.” Bem, num pais rico como a Astralia, com pouco mais de vinte milhoes de habitantes, e facil manter a ordem, a civilidade, a educacao e a seguranca.” A isso nos responderemos que a Astralia, como o Brasil, tambem foi inicialmente colonizada por “degredados”, ou seja, pessoas que eram condenadas na Inglaterra e vinham cumprir sua pena por aqui. E o Brasil e o demais paises sul americanos, tambem um dia ja tiveram uma escassa populacao, que so foi aumentada gracas aos macicos fluxos de imigrantes que receberam. Nao, nao e a super populacao que causa a desordem, o sub desenvolvimento e a miseria. E a educacao que recebem, a lideranca que escolhem e a filosofia de vida que adotam. Liberdade e responsabilidade estao na ponta desse processo. Enquanto nao soubermos estabelecer nossos verdadeiros limites de liberdade e responsabilidade, e formos devidamente cobrados por isso, nunca seremos um pais verdadeiramente desenvolvido.


Nota:

o teclado em ingles nao tem os assentos comuns na lingua portuguesa, por isso este artigo nao os contem,

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 06/05/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras