João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PNL- PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL


 
     A PNL pode ser vista como técnica de modelagem da excelência humana, já que objetiva desenvolver métodos para que qualquer pessoa possa aprender o que cada ser humano sabe fazer de melhor. Isso é conseguido através de um mapeamento dos caminhos neurológicos que o modelo percorre para obter esses resultados. Com tais mapas, é possível desenvolver “padrões”, ou seja, “modelos” de excelência comportamental que podem ser aplicados em todas as atividades, por qualquer pessoa interessada em melhorar suas próprias habilidades.
      Robert Dilts, (A Estratégia da Genialidade, Vol.1 e 2- Sumus Editorial), ao mapear os padrões lingüísticos utilizados por grandes personagens da história da humanidade – Aristóteles, Mozart, Einstein, Freud e outros – nos dá uma boa mostra da existência desses padrões neurológicos, observáveis nas experiências efetivadas por esses “mágicos” da eficiência.[1]
      A partir desse conhecimento, a PNL passou a ser utilizada como uma técnica de comprovada eficácia para ajudar as pessoas a conhecer e organizar, com melhor proveito, os processos internos que orientam as suas ações. Além disso, ensina como é possível dar mais qualidade às essas ações, através de uma orientação neurolingüística adequada. Essa orientação poderá ajudar uma pessoa a construir uma base positiva de dados neurológicos que lhe permitirá administrar a sua vida emocional com eficácia e fornecerá também uma gama de recursos que lhe possibilitará oferecer respostas mais eficientes aos desafios que a vida nos apresenta diariamente.
     Partindo desse pressuposto, é lícito dizer que a PNL tem como meta desenvolver modelos para reconhecimento, aprendizagem e aplicação do que há de melhor na experiência humana. Além disso, procura desenvolver técnicas para aperfeiçoá-los e instalá-los nas pessoas, como se fossem programas de desenvolvimento pessoal.
     Através dessas técnicas uma pessoa pode melhorar sensivelmente o seu desempenho em qualquer campo da atividade humana. Isso é fato provado e fartamente documentado pelos praticantes de PNL, e as nossas próprias experiências nesse sentido só reforçam a nossa crença na veracidade dos pressupostos que ela dissemina.  Essas técnicas funcionaram comigo e com muitas outras pessoas que acreditaram e souberam aplicá-las ao longo de suas vidas para melhorar suas performances. Com elas pude vencer as barreiras da timidez e da baixa auto-estima que essa limitação acarreta. Ganhei força e confiança para vencer obstáculos que de outra maneira teriam me condenado a uma vida medíocre e sem qualquer perspectiva.

     Não se trata de mais uma teorização sobre a aplicação do chamado pensamento positivo, mas sim, uma fórmula prática e segura para utilização dos nossos recursos físicos e mentais de maneira mais eficiente. Elas agora estão à disposição de todas as pessoas de boa vontade e com disciplina suficiente para aprendê-las e adotá-las como programas de vida.
 
 


[1] Estrutura da Magia Vol 1 e 2 , publicado no Brasil pela Sumus Editorial, é o título de um das obras pioneiras de Bandler e Grinder. Nele, os autores demonstram que o metamodelo de linguagem utilizado por um indivíduo, ou por um grupo em especial, acaba por ser uma determinante na sua capacidade de encontrar soluções criativas para os problemas da sua vida, ampliando-a ou limitando-a.

 (EXTRAÍDO DO LIVRO "Á PROCURA DA MELHOR RESPOSTA- BIBLIOTECA 24X7-2010-2º EDIÇÃO.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 01/06/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras