João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Um fazendeiro, que já tinha sido muito rico em razão das rendas que tirava da sua fazenda, estava ficando muito preocupado, pois ultimamente ela não estava dando mais lucro. A plantação não prosperava, os animais não procriavam, os empregados pareciam todos desmotivados e não rendiam o que deles se esperava. Ele mesmo estava se sentindo desmotivado e infeliz. Como ele era uma pessoa muito supersticiosa, logo começou a achar que estava sendo vítima de algum “olho gordo” posto por algum concorrente. Então resolveu contratar um “pai de santo” para benzer a fazenda e tirar a “zica” que tinham posto sobre ela e sobre ele também.
O pai de santo, depois de alguns dias de estudo da situação, disse ao fazendeiro: “na verdade, tanto o senhor quanto a sua fazenda foram vítimas de uma macumba bem forte posta pelos seus concorrentes. Mas eu vou acabar com ela."
Então pegou uma garrafa de plástico, encheu com água, benzeu a garrafa, cantou uns mantras e disse algumas palavras numa língua desconhecida e a entregou ao fazendeiro, dizendo: “ Ande por todos os cantos da fazenda e em todos eles derrame um golinho desta água.”
Dito e feito. O fazendeiro foi á cozinha e logo percebeu que ali o cozinheiro desperdiçava mantimentos; foi ao curral e viu que os empregados não tratavam direito dos animais; foi á plantação e logo notou que o serviço ali não estava sendo feito corretamente. No escritório, o contador e o encarregado da administração, além de preguiçosos, estavam roubando nas contas. Em cada um desses lugares ele aspergiu um pouquinho da água benta, mas também demitiu os empregados desonestos e preguiçosos e contratou outros. Passou a cuidar dos negócios ele mesmo e todo dia fiscalizava os trabalhos pessoalmente. A fazenda prosperou e ele foi procurar o “pai de santo” para agradecer pela “santa água” que afastara o “olho gordo” da sua fazenda e da sua vida. E o pai de santo, candidamente lhe disse. “ Na sua fazenda e na sua vida, não havia macumba nenhuma atrapalhando. É o que o cavalo só engorda com o olho do dono."


João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/07/2013
Alterado em 22/07/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras