João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


LIONS CLUBE –MOGI DAS CRUZES ITAPETY
SALVE UMA VIDA- UMA CAMPANHA QUE ESTÁ DANDO O QUE FALAR
 
Incorporando por inteiro o espírito do movimento Lions, o jovem clube Mogi das Cruzes Itapety, fundado em 2013, já está fazendo história. Nem bem fez seu primeiro aniversário de nascimento e já está trabalhando uma campanha que está alcançando repercussão nacional. Trata-se da Campanha de Conscientização de Doação de Medula Óssea. Como se sabe, são .....milhões de pessoas, só Brasil, precisando de um transplante de medula óssea para sobreviver. A medula óssea, conhecida vulgarmente como tutano, é a matriz do sangue e se localiza na parte interna do osso. Ela abriga as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, principais componentes do sangue. Existem doenças, como a leucemia e a aplasia de medula óssea, que comprometem a capacidade do organismo para produzir esses componentes do sangue, indispensáveis a vida. Pessoas com tais doenças precisam de um transplante, senão fatalmente morrerão. O problema é encontrar doadores com medulas compatíveis com os receptores. Essa chance é de apenas uma em cem mil. Isso torna o problema um verdadeiro jogo de loteria. No mais das vezes, as pessoas falecem antes de encontrar um doador. Essa dificuldade foi o que motivou o Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety a se lançar nessa campanha. No Brasil existe o REDOME, que é um cadastro nacional de voluntários doadores de medula óssea. Esse cadastro, que é administrado pela....., mantém um registro de possíveis doadores, cooptados no país inteiro e posto á disposição dos receptores. A função do Lions nessa campanha é conscientizar a população da necessidade de aumentar esse cadastro, desenvolvendo ações nesse sentido. Assim, já realizou a sua primeira campanha em Mogi das Cruzes, conseguindo cadastrar ...voluntários. Essas campanhas são coordenadas pela AMED- Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo, ONG ligada á Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Para dar amparo á essas ações, o Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety tem desenvolvido uma intensa campanha de mobilização e divulgação, á qual a mídia escrita, falada e televisionada, em Mogi das Cruzes e região tem dado amplo destaque. Através da rede social, o clube começou agora uma mobilização buscando envolver a mídia nacional, especialmente a Rede Globo de Televisão. Esse envolvimento seria feito através da personagem Nicole, da novela “Amor à Vida”. A campanha já ultrapassou os limites da região e começa a repercutir em outras cidades. Vários clubes Lions de outros distritos já contataram o Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety no sentido de desenvolver campanhas semelhantes. Para saber mais sobre essa campanha, ligar para  11-47 96 10 46 e falar com Maria Amélia, presidente do Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety.   
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 31/07/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras