João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


MAÇONARIA- A SABEDORIA DA CABALA

Dizem os mestres cabalísticos que o universo é uma forma mental projetada pela mente de Deus, como se fosse um plano de arquitetura pré-concebido e estruturado com extrema precisão. Por isso Ele é chamado de Grande Arquiteto do Universo. Nessa visão, a divindade é vista como um arquiteto que projeta o edifício e depois os seus mestres construtores, os arcanjos, e os seus pedreiros, os homens, o constroem.
      Essa visão se justifica plenamente, pois na construção de um edifício, quanto mais sofisticado ele for, mais encontraremos noções de ciência aplicada. Nele se aplicam conhecimentos de física, química, geologia, sociologia, matemática, astrononomia e muitas outras disciplinas, necessárias á perfeita construção e adequação do edifício às necessidades que ele visa atender. É o que dizia Fulcanelli, por exemplo, quando se referia á catedral gótica, no seu entender, um verdadeiro santuário de tradição e aplicação das ciências arcanas.[1]
                                                                                                                    
       Deus é pressão, diz um eminente mestre cabalista. Pressão que originou o Big Bang? Por que não? Os físicos que estudam as origens do universo dizem que no início ele estava contido numa região tão densamente carregada de energia que um dia explodiu. Essa explosão deu início á tudo que existe no mundo físico. Daí em diante, dizem eles, as partículas que saíram dessa explosão se espalharam pelo nada cósmico, se combinaram, e dessas combinações surgiu o mundo conhecido. 
        Se tudo isso é verdade provada ou mera especulação, só Deus poderia dizer. Nós só podemos deduzir e acreditar ou não. Mas há algumas coisas que não podem ser ignoradas. Uma delas é o que diz a teoria da evolução. Segundo essa teoria, todas as espécies vivas são "fabricadas" com um "programa" específico que as submete a um processo evolutivo obrigatório. Esse processo é necessário tendo em vista as constantes mudanças ambientais a que o universo está sujeito. A espécie que não consegue adaptar-se à essas mudanças acaba sendo substituída por outras mais competentes.
     Essa é uma lei existente na vida das espécies, chamada pelos estudiosos de lei dos revezamentos.[2] Essa lei existe para promover uma necessária evolução nas espécies por ela produzidas, por meio do aperfeiçoamento das suas capacidades. Não se aplica somente ás espécies vivas, mas á toda a realidade universal, inclusive aos elementos químicos e a matéria bruta em geral. Pois todos os elementos químicos e físicos também são obtidos por interação de seus componentes, da mesma forma que as espécies vivas.

     Por isso, a teoria da evolução é mais inteligível na Cabala do que nas outras tradições religiosas. Ela é representada por um desenho mágico ─ filosófico, chamada Árvore Sefirótica, ou Árvore da Vida, que representa as manifestações da divindade no mundo das realidades sensíveis. Nesse desenho, cada séfira é uma fase de construção do universo e reflete um processo de evolução perene, constante e ordenado. É como um lago que transborda e vaza para outro lago, até o grande mar universal, onde todas as formas de existência, física e orgânica, podem ser encontradas.
 
     Quando dois elementos se juntam eles formam um composto. Conservam suas propriedades particulares, mas também formam um terceiro elemento com diferentes propriedades. O composto, que é o filho nascido dessa união, possui as propriedades dos elementos que o formaram e as desenvolvidas por ele próprio. Nisso constitui o segredo da teoria da evolução. Dois átomos de hidrogênio combinados com um de oxigênio formam uma molécula de água. A água é um composto, "filho de H²0," que tem H(hidrogênio) e O (oxigênio) na sua composição, mas também tem outras propriedades que seus "pais", individualmente, não têm. Ela tem a propriedade de gerar a vida. A água é necessária à vida. É o estofo da vida.
      Assim também acontece com o restante do universo. Cada fase da evolução é uma combinação de elementos. Cada nova fase desenvolve suas próprias particularidades, que são as propriedades com as quais ela contribui para o desenvolvimento do universo como um todo . Por isso cada fase constitui um passo a mais no processo de evolução, porque o composto que nasce da união dos elementos é sempre um resultado mais complexo dos que os elementos que o formam. Nada se perde do que já foi conquistado, apenas se transforma em algo novo. O novo é sempre maior que a soma das suas partes.   Novas propriedades são adicionadas ao universo a partir de cada nova interação.
 
     Assim, não podemos compartilhar dos receios daqueles que temem pelo futuro da humanidade. A humanidade jamais perecerá: ela apenas se transformará. Os cientistas, adeptos da teoria da evolução, dizem que a humanidade evoluiu de uma matriz animal até a configuração que temos agora. Os religiosos, adeptos da teoria da criação, dizem que nós nascemos perfeitos, mas nos tornamos imperfeitos por força de uma série de quedas e ascensões em nosso processo evolutivo. São duas teorias diametralmente opostas. Uns dizendo que já fomos piores do que somos hoje e outros sustentando que já fomos  melhores.. De qualquer modo, ambas sustentam que a vida está submetida á um processo de evolução que é inexorável. Aceitar uma ou outra depende da crença de cada um.
      Para nós não importa saber quem tem razão. Na verdade, o que nos parece tão assustador com os rumos que a humanidade vem tomando é resultado apenas da nossa ignorância. Não temos como saber o que poderá acontecer a cada nova experiência interativa que os elementos do universo promoverem. Isso porque Deus colocou nesse processo uma lei chamada principio da incerteza (em física, chamado de Princípio de Heisenberg). Segundo esse princípio, é impossível prever o que acontecerá no futuro, porque não temos como saber qual a posição e a velocidade que uma partícula de energia assumirá no momento seguinte da sua aceleração. Como tudo, no universo, é formado por interação de partículas (quantas de energia), não há como saber como ele se apresentará em cada momento no seu futuro. Só podemos estudar as tendências que ele tem de acontecer de certo modo, mas nunca uma certeza de que será exatamente assim. As tendências de uma partícula se comportar desta ou daquela maneira só podem ser deduzidas a partir dos seus comportamentos no momento em que são observadas, isto é, no presente. E elas são influenciadas pelo comportamento do observador.
  
     Isso é válido para o mundo da física quântica e também para a nossa vida em geral. Essa é uma boa sabedoria que a moderna física nos dá. E a Cabala também.  Ela nos diz que por mais que o nosso medo, ou os nossos melhores desejos, queiram prever o que virá no futuro, essa projeção será sempre uma mera conjectura, seja ela obtida por meios científicos ou intuitivos.
      A sabedoria da Cabala nos diz que o universo sempre existirá porque ele sempre existiu, mesmo antes de se manifestar na forma como hoje o conhecemos. Isso porque, antes de ele se manifestar como realidade positiva ele já era uma Existência Negativa[3].  Se o universo futuro será bom ou ruim para nós, isso não importa. Primeiro porque não estaremos lá para saber. Segundo, porque bem e mal são conceitos puramente humanos. Quando não formos mais o que somos hoje, talvez não precisemos mais deles para justificar os nossos sentimentos a respeito. Dessa forma, o que podemos dizer com certeza é que o mundo só não teria futuro se Deus não existisse. Mas Ele existe. Isso a minha sensibilidade não consegue negar. 
_____________

[1]"Santuário da Tradição, da Ciência e da Arte, a catedral gótica não deve ser olhada como uma obra unicamente dedicada ao cristianismo, mas antes como uma vasta coordenação de ideias, de tendências, de fé populares, um todo perfeito ao qual nos podemos referir sem receio desde que se trate de penetrar o pensamento dos ancestrais, seja qual for o domínio: religioso, laico, filosófico ou social. Se há quem entre no edifício para assistir aos ofícios divinos, se há quem penetre nele acompanhando cortejos fúnebres ou os alegres cortejos das festas anunciadas pelo repicar dos sinos, também há quem se reúna dentro delas noutras circunstâncias. Realizam-se assembleias políticas sob a presidência do bispo; discute-se o preço do trigo ou do gado; os mercadores de pano discutem ai a cotação dos seus produtos; acorre-se a esse lugar para pedir reconforto, solicitar conselho, implorar perdão. E não há corporação que não faça benzer lá a obra prima do seu novo companheiro e que não se reúna uma vez por ano sob a proteção do santo padroeiro”. Fulcanelli- O Mistério das Catedrais, pg. 50
[2] ) Lei dos revezamentos, em antropologia, é a lei segundo a qual os organismos que não desenvolvem uma estrutura capaz de sobreviver em ambientes diferentes daqueles nos quais vivem, fatalmente serão substituídos por outros mais competentes. Com isso a natureza mantém o processo da vida sempre ativo e com claro sentido evolutivo.
[3] “Existência Negativa” é um conceito cabalístico que designa a existência de Deus antes de Ele se manifestar como “Existência Positiva", ou seja, antes de Ele começar a “construir” o universo físico.  É um conceito de difícil entendimento, mas numa simplificação podemos dizer que ele significa entender Deus como uma espécie de energia que existia antes do universo material ser feito.  Na física atômica esse conceito é definido como "o nada negativamente carregado", que é a definição científica da energia contida no núcleo do átomo
.



 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/05/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras