João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


              
PNL PARA A VIDA DIÁRIA- EXPECTATIVA E RESULTADO
          Muitas vezes você vai fazer alguma coisa com o maior entusiasmo e ela não vai dar certo. Não desanime. Mude o jeito de fazer. Lembre-se que se você está obtendo sempre o mesmo resultado é porque você está fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Evite a frustração do mau resultado. Se você deixar que ela acabe com a sua autodisciplina, você está perdido.
          Lembre-se que todos os grandes sucessos foram construídos em cima de muitos maus resultados, mas a cada insucesso, o vencedor recomeçava o processo, alterando, pelo menos, uma seqüência, um ingrediente, uma ordem de fator.
          Há uma grande diferença entre expectativa e resultado. A gente sempre começa um negócio com grandes expectativas. Quando elas não se confirmam a tendência é  desanimar. Mas se você deixar que essa tendência se confirme, então estará derrotado de verdade.
          Pense no que aconteceria se Bill Gates ou Thomas Alva Edison não fossem capazes de controlar a frustração dos maus resultados e desistissem de seus experimentos. Hoje não teríamos computadores pessoais, nem Internet, nem sequer as lâmpadas elétricas, e provavelmente ainda estaríamos escrevendo nossos textos em velhas máquinas Underwoods e iluminando nossas casas e ruas com lampiões de gás. E eles experimentaram algumas centenas de vezes até acertar uma.
          Se você gosta de jogar na loteria, uma única vez que acertar não compensará as milhares que errou? Então, se você tem um objetivo na vida, não desanime se ele não for realizado nas primeiras, segundas, terceiras tentativas. Pois ainda que isso ocorra na milésima, o resultado compensará as novecentas e noventa e nove que não deram certo.
          Quando uma coisa não dá certo o que deve ser mudado é o jeito de fazer e não o objetivo. Elabore novos processos, teste novas alternativas, desenvolva estratégias diferentes.   
          Ganhar dinheiro não é tão difícil. Nem é muito complicado estabelecer bons e duradouros relacionamentos. Manter uma boa situação financeira ou um bom relacionamento por um longo tempo pode ser mais complicado. E podemos estar certos de uma coisa: não é fazendo as coisas sempre do mesmo jeito que vamos conseguir isso.      
         Um dos pressupostos mais interessantes postos pela PNL diz que é melhor ter muitas alternativas de resposta para escolher do que ter apenas uma. Isso significa: quem tem apenas uma alternativa de escolha, se esta falhar, está perdido. Só lhe restará o desespero do fracasso fatal e inevitável. Mas quem põe á sua frente um rol de escolhas não se verá de frente para o fracasso, mas apenas de um mau resultado quando a sua escolha não for satisfatória. Para alguém assim, não existem erros, mas apenas maus resultados. Na mecânica quântica, parte da física nuclear que estuda o comportamento das menores partículas de energia existentes na matéria, partículas essas que são a matéria prima de tudo que existe no universo, existe uma lei chamada Princípio da Incerteza, que afirma a impossibilidade de se prever como o universo será no futuro, porque as partículas que o formam nunca se comportam de modo previsível a cada observação que delas se faz. [1]
        Esse princípio, transportado para a realidade da nossa vida diária, nos diz que a incerteza está presente em todas as ações que realizamos. Há sempre um quociente de probabilidades com os quais teremos que lidar todas as vezes que fizermos uma escolha. E a probabilidade de atinarmos com a resposta certa (a que nos trará o melhor resultado) será sempre maior quanto maior for a nossa possibilidade de escolhas. Tudo isso nos leva a concordar com José Saramago: “ o que as vitórias tem de mau é que não são definitivas. O que as derotas tem de bom, é que elas também não são definitivas.” Por fim, é bom não esquecer o que disse Henry Kissinger: “O sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior.”
 
 
[1] Princípio da Incerteza” é o termo utilizado para designar o estado de um elétron em volta do seu núcleo. Esse princípio, enunciado pelo físico alemão Werner Heisenberg em 1927, diz que é impossível saber a posição exata que um elétron ocupa na eletrosfera de um átomo, pois que a cada medição feita na sua posição, o próprio ato do observador em realizar a medição influi no resultado da medida.
                                                                                                   
.
PNL PARA A VIDA DIÁRIA-EXPECTATIVA E RESULTADO
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/06/2014
Alterado em 11/06/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras