João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Sonhos proféticos

“ E Judá, então disse aos seus irmãos: De que se nos aproveita matar o nosso irmão e ocultar sua morte? É melhor que se o venda aos ismaelitas, e  que não se manchem as nossas mãos.” Gênesis, 37;25.
                               13_yod.gif

 O hebreu José foi um jovem pastor inteligente,
Que pelo Deus Altíssimo era bem considerado.
Pois além de sábio tinha os dons de um vidente,
Que podia ver o futuro pela leitura do passado.

Mas aos irmãos, que não tinham essa qualidade,
O dom de José lhes constrangia como agravo.
E com torpe inveja lhe perpetraram a maldade:
Aos rudes ismaelitas o venderam como escravo. 

Então José, para os seus, foi dado como morto,
Mas nas terras do Egito, na verdade, ele crescia.
Porque aos puros de coração Deus dá conforto.

Assim José, jovem pastor vidente, filho de Jacó,
Feito servo por maldade da sua própria família,

Pela graça de Deus, tornou-se ministro do faraó.
                       João Anatalino: O Parto de Deus-Recanto das
Letras 


    Sabe qual é a diferença entre um sonhador e um profeta? É só uma questão de linguagem. O profeta usa operadores modais de certeza. Com isso, “criam” imagens mentais de acontecimentos futuros, com nuances tão fortes que as pessoas acreditam que tais previsões certamente se realizarão. Suas visões são eventos que fatalmente acontecerão.  Já os sonhadores usam operadores modais de desejo, e suas previsões estão no território das possibilidades. [1] Podem ocorrer ou não. Tudo depende de quanto os sonhadores conseguem acreditar nos próprios sonhos. Enquanto os profetas são planejadores inconscientes de eventos universais, os sonhadores são fabricantes de ilusões. Ambos são úteis e importantes na construção da nossa estrutura neurológica, mas devem ser considerados apenas como fases de um processo.
     O sonhador vem antes do profeta, e o profeta é um sonhador que acredita no que sonha. Os dois serão superados, numa fase mais adiante, pelo executor, mas nunca existirá um executor se antes dele não houver um sonhador ou um profeta.
     A Bíblia conta um caso desses quando se refere á experiência do filho de José, filho de Jacó, que ao ser traído e vendido como escravo por seus próprios irmãos, se tornou um poderoso governador no Egito, graças á sua capacidade de sonhar e interpretar sonhos.[2] Grande realizadores, como Walt Disney, por exemplo era um visionário que sabia sonhar, e transformar seus sonhos em profecias que se realizavam. Por isso, nos treinamentos de PNL, um dos exercícios mais eficientes é exatamente a chamada “Estratégia Disney”. [3]
     Neste momento, se você tem sonhos, é importante que você seja o seu próprio profeta. Acredite que o que você sonha para sua vida acontecerá. Trabalhe a comunicação com você mesmo para que uma mensagem de confiança, de entusiasmo, de força, chegue ao seu sistema neurológico em forma de previsão e ali seja convertida em crença e não em mero desejo...  
     Não esqueça que o poder da palavra é o único capaz de mover montanhas. Por isso os homens mais poderosos foram aqueles que dominaram a arte da comunicação. Quem nunca se enterneceu ou sentiu seu corpo vibrar ao ouvir palavras que lhe tocavam a alma? Especialmente hoje, que o poder concentrou-se na informação, é imprescindível que o homem domine as técnicas de comunicação para poder comunicar-se com os outros e consigo próprio. Os grandes comunicadores desenvolvem frases-chave e palavras-padrão de grande conteúdo emocional para eletrizar suas platéias, e é graças a isso que conseguem os resultados fantásticos que sempre têm.
     Seja seu próprio profeta. Transforme seus sonhos em previsões. Dê ao seu subconsciente algumas profecias para serem cumpridas. Ele certamente as cumprirá, pois para ele não existem barreiras de impossibilidades; ele não conhece limites, nem sabe o que é medo. Ele cumpre as ordens que recebe sem vacilar, sem recear, sem questionar. Para o bem ou para mal, tudo que você disser a ele, será entendido como sendo a mais absoluta verdade. Se é assim, porque não povoar seu subconsciente com crenças úteis e fortalecedoras? Uma delas é esta que nós desenvolvemos neste texto: os sonhos podem ser profecias. Seja o  seu próprio profeta.  

 
 
[1] Operadores modais de certeza são verbos na voz ativa denotando ações que a pessoa acredita que irão ser feitas. Exemplo: Iremos á São Paulo; Vamos trabalhar para que isso aconteça; Quero que,  etc. Operadores modais de desejo são verbos que expressam um desejo ou esperança que tais ações sejam realizadas. Ex|:Gostaria que; Espero que; Estamos pensando em, etc.
[2] Gênesis, 39, 40
[3] A “Estratégia Disney” consiste em treinar a mente para trabalhar em 3 estágios diferentes: como visionário, critico e realizador, que compreende as três etapas de realização de um projeto: concepção, adequação e planejamento da execução. São três etapas de mentalização de um projeto que pressupõe a assunção de atitudes neurológicas diferentes para cada uma delas.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/06/2014
Alterado em 23/06/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras