João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PNL- DEZ PALAVRAS MÁGICAS
 
   Como reconhecemos que uma pessoa é bem sucedida? Os conceitos sobre o que é ser bem sucedido podem variar, mas se entendermos o sucesso como uma sucessão de resultados que nos levam a estados neurológicos satisfatórios, poderemos estabelecer um determinado padrão para identificar esse processo. A partir dessa identificação, poderemos verificar que o sucesso deixa pistas indeléveis no tempo e no ambiente, pistas essas que podem ser seguidas por qualquer pessoa.
   Se estudarmos as vidas das pessoas bem sucedidas, independente de tempo e lugar, iremos verificar que todos tinham certas características comuns que se identificam por alguns estados internos de riqueza neurológica.  Essas características são as seguintes:
 
  1. 1. PAIXÃO: A pessoa bem sucedida é sempre uma pessoa apaixonada.  É uma pessoa que se envolve completamente com alguém ou alguma coisa na qual acredita e para a qual se dá por inteiro. O que é apaixonar-se?  É querer comer, beber, dormir, viver intensamente o estado neurológico que lhe provoca aquele sentimento. Quando se trata de relacionamento amoroso, a paixão não nos deixa ver mais nada, além da pessoa amada. Não conseguimos pensar em outra coisa, senão em estar junto dela. Quando nos apaixonamos pelo trabalho, tornamo-nos adicto dele, sentimos que estamos ligado a ele por um compromisso de responsabilidade que nos dá um prazer tal que comemos, dormimos e respiramos trabalho. Tudo o mais perde valor e significado diante de uma paixão. Porque paixão é interesse e significado, levados ao ultimo grau de emotividade. Então, a primeiro passo para o sucesso é APAIXONE-SE.

     2.. INFORMAÇÃO- A pessoa bem sucedida é sempre um estrategista eficiente.  Boas estratégias são o caminho seguro para se realizar alguma coisa. Significa que os passos que serão dados foram planejados de antemão com cuidado e com informação correta. Pela estratégia organizam-se recursos, definem-se metas, projetam-se resultados. É o caminho que o crente, apaixonado por seu objetivo, deve seguir. Toda pessoa bem sucedida é um exímio estrategista. Ele sabe planejar e executar fielmente os planos traçados. Não deixa nada ao acaso, tem sempre pronto um novo plano para o caso do anterior falhar.  É uma pessoa flexível e por isso sempre tem muitas escolhas.  Estratégia é a arte de traçar mapas para não se perder nas estradas que conduzem ao sucesso. É o plano especifico de cada passo a ser dado.  É a forma pela qual pretendemos alcançar nossas metas. INFORME-SE.
     
     3. DEFINIÇÃO - A estrada para o sucesso é marcada por metas. O homem bem sucedido sabe fixar suas metas e planejar como atingi-las. Elas são resultados a serem alcançados ao longo da empreitada.  Cada meta deve ser um resultado com data marcada para acontecer. O objetivo pode ser um sonho que dure a vida toda para ser atingido,  mas  as  metas  não  podem ser  deixadas para “algum dia”.  Simplesmente porque “algum dia”, não  existe em  nenhum calendário.  É preciso localizar no tempo uma data precisa na qual se espera que a meta possa vir a ser atingida. O nosso cérebro inconsciente não sabe distinguir entre uma verdade e uma mentira, nem interpretar metáforas. Tudo deve ser dito a ele de forma clara e concisa. Quando, onde, e como as coisas acontecerão. Para o inconsciente, os nossos sonhos precisam ser transformados em comandos. Se dissermos a ele “me acorde às seis horas da manhã”, ele o fará; “quero me formar na faculdade de engenharia aos 25 anos”, ele o impulsionará a empreender as ações necessárias para a consecução desse objetivo. Mas se você disser a ele que “um dia quer ficar rico”, ele vai esperar que esse “algum dia” chegue para realizar o seu desejo. Como “algum dia” não existe no calendário, esse resultado jamais acontecerá. Então planeje e dê ao seu cérebro datas, lugares, números, valores, pois sem informações precisas ele nem saberá como começar. Organizar significa ter objetivos bem definidos e objetividade implica em se saber exatamente o que se quer e o quanto vale as coisas.DEFINA-SE.

    4. CRENÇA. O
     quanto vale as coisas depende do sistema de valores que escolhemos para nossas vidas. O que é mais importante? Ter muito dinheiro, viver com boa saúde, fazer muitos amigos realmente sinceros, contribuir decisivamente para que as outras pessoas sejam felizes, criar uma família de forma segura e estável, ter sucesso com sexo oposto? 
    A escolha de cada um desses valores afetará a nossa crença e a intensidade da nossa paixão, e consequentemente, a nossa estratégia. Uma pessoa que valoriza mais o dinheiro do que qualquer outra coisa, poderá acreditar que tudo é lícito para consegui-lo. Suas paixões sempre estarão ligadas a um componente financeiro. Provavelmente jamais acreditará que pode ser amado por ele mesmo e terá dificuldade para amar uma pessoa por ela mesma. Suas estratégias sempre serão afetadas pela necessidade de alcançar lucro em tudo. Já uma pessoa que valoriza a satisfação sexual antes de tudo, provavelmente jogará todas as suas fichas na conquista amorosa. Jamais se contentará com outra coisa a não ser o objeto dos seus prazeres. Da mesma forma agirão aqueles que procuram a fama, as luzes dos holofotes, as colunas dos jornais. Na consecução desses objetivos está o alicerce da sua autoestima.
    É importante lembrar que o cultivo de qualquer desses valores não representa um mal em si. Mas não pode ser o móvel determinante de nossas ações. Como disse Jesus, Deus sabe que precisamos de todas as coisas materiais. Mas não precisamos gastar toda a energia da nossa mente e as forças do nosso corpo correndo atrás delas. Nós as obteremos no processo normal da vida, bastando para isso, que tenhamos um plano que nos proporcione direção e crescimento em todas as direções. Esse é o reino de Deus e sua justiça, que quando é conquistado, nos trás tudo o mais como acréscimo. Um bom planejamento distingue bem o que é uma meta e o que é um propósito: Uma meta é definida como sendo um lugar especifico para se chegar, enquanto que um propósito é uma “vontade” de fazer alguma coisa, algum dia. O propósito é uma mera intenção. Se não for transformado em meta, permanecerá sempre na intenção. Tenha metas definidas e não meros propósitos, pois aquelas se transformam em possibilidades, enquanto propósitos não convertidos em metas acabam se tornado desejos reprimidos. A primeira amplia as opções de realização na vida, o segundo as limita. ACREDITE.
     
     5..DETERMINAÇÃO- Para traçar metas, é preciso primeiro saber o que vamos precisar para atingi-las. Assim, é preciso investigar e ter consciência de onde estamos e como estamos. Investigar o já temos e o precisamos adquirir. Reconhecer nossas limitações ao estabelecer nossas metas é importante, mas em absoluto podemos deixar que elas nos impeçam de agir. E mais importante ainda é saber escolher nossas próprias metas e não as metas dos outros. Se nós não as tivermos, alguém nos usará para atingir as metas dela. DETERMINE.
     
     6. SAÚDE. O homem bem sucedido é uma pessoa que esbanja energia. Por mais crente, organizado e apaixonado que alguém possa estar, esses estados não serão suficientes para que ele atinja o sucesso se ele não tiver uma boa estratégia. E mesmo com uma adequada estratégia e objetivos e valores bem definidos, se ele não tiver energia física, tudo isso de nada adiantará. Energia física significa saúde e disposição para agir. ENERGIZE-SE

    7. AÇÃO- Não basta sonhar, definir, planejar.  É preciso agir. E como agir sem uma fisiologia adequada, sem saúde física para apoiar a ação, sem um físico disposto e bem preparado? E para se ter saúde, é preciso também uma estratégia de viver, que integre uma dieta balanceada, repouso na medida certa e hábitos de vida saudáveis, com exercícios físicos programados e muito ar puro. Aliás, você pode não estar doente, mas isso não é suficiente para que você seja considerado uma pessoa saudável. A saúde é um processo, não uma qualidade de estado físico onde não seja identificada nenhuma dor. Temos que cuidar do corpo da mesma forma que cuidamos da nossa mente. Lembrar que eles formam um sistema, onde qualquer deficiência em um repercute imediatamente no outro. CUIDE-SE-SE
      

    8. RELACIONAMENTOS- Toda empreitada requer recursos para ser executada. O homem bem sucedido sabe como reuni-los. Aliás, diríamos mesmo que a ferramenta mais importante do homem bem sucedido é a sua capacidade de reunir recursos.   Essa qualidade é até mais importante do que saber geri-los. O recurso mais importante de qualquer empreendimento de são as pessoas. Por que tudo que fazemos, fazemos para alguém. Não existe produto bom se as pessoas não gostam dele. Assim, é preciso aprender a reunir pessoas, aproveitar seus talentos, fazê-las acreditar naquilo que você acredita e impulsioná-los na consecução do objetivo. Na união por um objetivo, sempre há muito mais coração do que razão envolvidos. Envolver as pessoas pelo coração é mais seguro, duradouro e produtivo do que por qualquer outra forma de recompensa. E coração é uma coisa que todo mundo tem. Atingir o coração das pessoas pode ser muito difícil e trabalhoso, mas quando o conseguimos, podemos estar certos de que um vínculo forte, estreito, envolvente, foi estabelecido. E esse vínculo não se desfará facilmente, como os laços formados somente pelos interesses econômicos ou sociais. O interesse pode reunir pessoas, mas só o amor as une de verdade. RELACIONE-SE

     9. COMUNICAÇÃO - A excelência da comunicação está no fato de sabermos comunicar a nós mesmos e aos outros as lições que os acontecimentos nos passam e interpretá-los de uma forma que eles atuem a nosso favor e não contra nós. Quando aprendemos a interpretar os acontecimentos a partir de uma perspectiva fortalecedora, eles sempre nos trazem mais motivos para uma ação criadora do que para preocupação. Dominar a comunicação significa ensinar a si mesmo e aos outros a disciplina de emocionar-se com as coisas certas, capazes de motivar-nos a buscar sempre     a excelência em tudo que se faz. O princípio envolvido nisso é aquele segundo o qual tudo que é entendido está certo. Mesmo que o resultado não seja aquele que esperamos não existe a culpa nem a mágoa porque ninguém fez nada enganado. Todo conflito é sempre resultado da má comunicação.COMUNIQUE-SE

    10.OUSADIA - Por fim, a pessoa bem sucedida é aquela que tem coragem para ousar. Uma vez que ela apaixonou-se pelo seu objetivo, que acreditou, sinceramente, que o que vai fazer é bom é bom e  certo; uma vez que  definiu  a  estratégia,  isto é, que já  sabe onde quer chegar,  e qual o caminho que deve tomar, tem saúde e disposição   física  para apoiá-lo na jornada, capacidade para reunir recursos e comunicar-se   com   as   pessoas   que  serão envolvidas na empreitada,  então ela deve lançar-se  a  ela sem dúvidas nem temores. Ela tem o sentimento da certeza e a convicção inabalável que não poderá falhar. Daí para frente o sucesso passa a ser uma mera consequência dos comportamentos aprendidos. Assim, o sucesso é a qualidade da pessoa que sabe o que quer, planeja como obter, age com energia e determinação, é ousado e divide a execução e os resultados com os seus escolhidos sem regatear nem se arrepender. Em PNL nós chamamos essas palavras de nominalizações, mas na verdade elas resumem o verdaeiro processo que constrói uma ação bem sucedida..OUSE 

     
 
 
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/10/2014
Alterado em 23/10/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras