João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O PT E A ARMADILHA DA LÍNGUAGEM

Leio nos jornais de hoje que os setores “progressistas” do PT estão ouriçados com as indicações de Dilma para compor a equipe econômica. Dizem que os nomes indicados são “ortodoxos”, e que suas ideias são “conservadoras”, não condizentes com a “política social” do PT.
Um interessante trabalho publicado pelos Drs. Richard Bandler e John Grinder, criadores da PNL- sigla da disciplina chamada Programação Neurolinguística ( Sapos em Príncipes, 1986),  mostra a armadilha que existem nesses rótulos que as pessoas dão á coisas, pessoas e processos, resumindo em uma sigla, um termo, uma palavra, uma construção ideológica que muitos intelectuais não conseguem explicar em um livro inteiro.
Eles chamam essa armadilha linguística de “nominalização”. Aliás, em política, o que mais temos são “nominalizações”. Elas são próprias para enganar o povo. E o PT se tornou mestre na produção dessas enganações. Termos como "progressista", "ortodoxo", "programas sociais", " conservador", etc. são moninalizações, isto é, resumem em uma palavra um processo de pensamento que, muitas vezes, exigiu uma longa e complexa estrutura para ser montado. Frases como as que os marqueteiros do Pt montaram para a propaganda do partido também são nominalizações. Coisas assim como "Nunca antes na história deste país", "país rico é país sem pobreza", etc, também são nominalizações de nominalizações. Afinal, a história não é processo? Nunca antes de que história? O Brasil tem várias histórias. História colonial, monárquica, republicana, democrática, etc. E riqueza, o que é? A garantia de um prato de comida por dia? Comer em um restaurante, ir á praia uma vez por mês, como dizia o Lula?  

Uma dessas enganações é o termo “progressista”. O que é progressista? O Aurélio define progressista como alguém favorável ao progresso. Adepto ou favorável ao progresso político social ou econômico. E também há outra definição interessante no Aurélio: “alguém que, não pertencendo a um partido comunista ou socialista, aceita ou apoia os princípios socialistas ou marxistas...”
Enfim, o PT, cuja base agasalha propostas socialistas, seria um partido “progressista.” Agora, que diabos de progresso é o que o PT está defendendo não dá para saber. Se for o que os marxistas têm feito pelo mundo afora, então temos que redefinir o que significa progresso. Se o que fizeram na Rússia e nos países do Leste Europeu, o que os Irmãos Castro fizeram em Cuba, ou o que os chavistas estão fazendo na Venezuela é progresso, então temos que chamar o velho Aurélio de volta do túmulo para reeditar o seu dicionário. Porque, nesse caso, “progresso” significa produção interna baixa, desinvestimento, inflação alta, corrupção, estado controlador e cerceador da liberdade, distributivismo irresponsável etc.
As indicações da Dilma acenam para uma mudança no modelo suicida que o PT advoga em termos de economia. Mas, a se julgar pelo reboliço que elas causaram no ninho de cobras petista, dificilmente as mudanças acontecerão. Coitada da Dilma. Ela já deve estar arrependida de ter se reeleita. Quem têm aliados como esses não precisa de oposição.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 24/11/2014
Alterado em 24/11/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras