João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A BRUXA DILMA E A ARCA DE NOÉ


Será coincidência o fato de vários canais de televisão estarem passando, concomitantemente, séries e filmes sobre bruxaria, feitiçaria, esoterismo e coisas afins? E que a maior parte dos livros mais vendidos também versarem sobe esse tema?
Tenho a impressão que alguma coisa está acontecendo com o nosso planeta. Alguma viração astral que faz com as nossas cabeças comecem a perder aquela racionalidade que o mundo moderno adquiriu depois que se libertou da ditadura da religião. Falo do nosso mundo ocidental e do extremo oriente, pois no oriente Médio, ao que parece, está acontecendo o contrário. O mundo muçulmano, que ha setecentos anos atrás ensinava ciência e mostrava o que era cultura ao mundo ocidental, hoje parece estar repetindo o que aconteceu ao mundo ocidental há mil quinhentos anos atrás, quando os bárbaros liquidaram o Império Romano. Bárbaros estão destruindo  a magnifica civilização do Islã.
Mas esse é outro assunto. Parece que o astral do momento contaminou até a nossa presidenta Dilma. Pois ela virou uma tremenda bruxa. Senão, que diabo de caldo ela está cozinhando com esse Ministério que ela escolheu? Tem de tudo nesse caldeirão. Asa de corvo misturado com língua de sapo, guiso de cobra, ferrão de escorpião, entranhas de galinha preta, a pinguinha para o Pai de Santo Lula, e coisas mais. Que será que ela espera dessa estranha alquimia? Dessa Arca de Noé que ela reuniu? Misturar neo-liberais como Joaquim Levi com comunistóides feito Patrus Ananias e Aldo Rabello e bolivarianistas como Ideli Salvatti e Izabella Teixeira com direitistas como Kátia Abreu e Guilherme Afiff Domingos, vai dar caldo bom? Parece que não. Eles já começaram se empurrando uns aos outros. Uns querendo aumentar impostos, outros dizendo que isso é insano. O Affif inventou até o “impostômetro” para mostrar o quanto o Estado toma por dia dos contribuintes. O que ele está fazendo nesse time? E o filho do Jader Barbalho, líder de um dos mais retrógrados (e corruptos) quadros políticos do país?  Ministro da Pesca. Talvez seja para contar mentiras de pescador. Aliás, os petistas adoram essas mentiras...
Também acho tudo isso insano. O Brasil já tem a maior carga tributária do mundo. A Kátia defendendo os latifundiários e o Patrus querendo derrubar as cercas das grandes fazendas.  O Levi, pela Fazenda, falando em “reajustar tributos”,  o Nelson Barbosa dizendo que precisa é dar incentivo á indústria. O que será que vai dar esse saco de gatos?
Uma dica para a bruxa Dilma. As suas antecessoras medievais , quando misturavam ingredientes que poderiam provocar diferentes reações, costumavam colocar no meio do seu caldo um espécie de catalizador, capaz de mitigar e abafar as reações contrárias que pudessem envenenar o próprio ambiente. Os alquimistas também tinham uma espécie de produto que controlava essas reações e impediam que seus laboratórios fossem para o ar. Era o chamado dissolvente universal, uma espécie de ácido que dissolvia tudo e agia como um catalizador. Talvez ela espere que o Aluísio Mercadante ou o José Eduardo Cardoso sejam esses catalizadores. Mas eles já se mostraram ser tão inúteis quanto aparelhos de ar condicionado no Alasca e são mais inativos do que chá de ipê roxo para tratar câncer. Aliás, ainda não descobri qual a utilidade deles, mas se a Dilma acha que têm devem ter, pois continua com eles em seus cargos. A criminalidade aumentou, a corrupção aumentou, a bandidagem está ganhando de dez a zero do estado organizado, a insegurança é geral no país inteiro, mas o Eduardo Cardoso continua no cargo como se isso aqui fosse uma Suécia. Tudo bem. A Dilma deve saber o que está fazendo. Mas seria bom alguém lembrar a ela que a maioria das suas colegas de antigamente terminaram na fogueira. E se ela quer assar a própria batata, o problema é dela. Mas também é nosso porque no fim , sempre sobra para nós.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/01/2015
Alterado em 14/01/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras