João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


OS PIRATAS ESTÃO Á SOLTA
 
Nestor Cerberó, o “Capitão Kid” da Petrobrás, foi preso esta madrugada no Aeroporto do Rio de Janeiro quando voltava de Londres. Ele é um dos capitães da frota pirata que andou saqueando a maior empresa do país. Cara de pirata, com aquele olho caído, ele já tem. E se não é bucaneiro, está desperdiçando a cara.
Mas quem conhece um pouco a história da pirataria a velha pirataria do Capitão Morgan, Barba Roxa, Jean Laffite e outros velhos lobos do mar que infestaram as águas do novo mundo sabe que todos eles tinham os seus patrões. Uns trabalhavam para o rei de Espanha, outros para os soberanos de Inglaterra, outros para os mercadores de Holanda e por ai diante.
Os nossos piratas certamente também devem ter um “rei” por trás deles. Não fariam tantas estrepolias se não tivessem “costas” quentes. Aliás, é impossível que eles devastassem tanto os mares das nossas obras públicas, por tanto tempo, sem que os supremos mandatários do país não tivessem percebido que os cofres das nossas empresas, e principalmente a maior delas, orgulho do país, estavam sendo solapadas desse jeito.
Dizem que católico, corintiano e brasileiro tem um olho só e ele fica na nuca. Por isso é que só conseguem ver o que está atrás dele e nunca o que está na frente. Talvez isso seja verdade, pois a que se sabe, o Lula é tudo isso aí. Eu também sou católico, brasileiro e corintiano, mas eu tenho dois olhos e eles ficam na parte da frente do meu rosto. Sei que a minha religião não tem nada de santa, sei que o Corinthians nunca foi o clube mais bem administrado do país, sei que o Brasil fica na América Latina, este nosso pobre continente que ainda não conseguiu se libertar da sua herança colonial. Tanto que ainda se fala, até aqui no Brasil, em bolivarianismo.
Mas os petistas não admitem isso. Para eles o Zé Dirceu é honesto, o Genuíno é santo, o Delúbio foi injustiçado. E o Lula é o Messias e a Dilma é a Virgem Maria.  E com certeza também vão blindar de pureza e honestidade o Rui Falcão, o Vaccari Neto e os parlamentares que forem denunciados na Operação Lava a Jato...
Tudo bem. Eu também já fui ingênuo e acreditei em tudo que os petistas acreditam. Eu também já sofri do escotoma petista. Escotoma é aquela doença que provoca manchas no nosso campo de visão e não deixa a gente ver aquilo que está á frente do nosso nariz. Os médicos dizem que se trata de uma doença do nervo ótico, mas eu acho que é uma coisa da cabeça mesmo. A gente só vê o que quer ver. Mas eu fiquei velho e as crostas caíram dos meus olhos que nem aquelas que caíram dos olhos do apóstolo Paulo depois que Ananias tocou neles. Estou agora como o menino da fábula. Consigo ver a nudez do rei e desconfio que os piratas que estão saqueando o Brasil sempre tiveram um chefe, que como o rei da Inglaterra ou de Espanha, coordenavam os ataques aos navios dos adversários.
Como se vê, piratas não são coisas do passado. Eles não usam mais tapa-olhos nem pernas de pau, nem navegam pelos sete mares portando uma bandeira com uma caveira em cima de duas tíbias cruzadas. Eles hoje usam terno e gravata e pilotam o leme das grandes empresas nacionais. E como no passado, também tem gente que os admira, achando que são verdadeiros heróis.
Está provado. Escotoma não dá só nos olhos. Dá no cérebro também. E principalmente.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/01/2015
Alterado em 19/01/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras