João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


QUERO IR PARA PASÁGARDA- LÁ NÃO TEM PT
 
Saiu a esperada lista do Dr. Janot.  Nenhuma lista, nem a dos jogadores convocados para disputar uma Copa do Mundo foi aguardada com tanta ansiedade. Curiosidade mórbida que a gente tem para confirmar as desgraças. É como a ansiedade de esperar na ante sala de um laboratório pela divulgação do exame que confirmará se temos ou não um câncer.
Que aliás a gente já sabe que tem porque já está sofrendo com isso há muito tempo. A corrupção dos nossos meios políticos é um cancro que resiste a qualquer tratamento ou cirurgia. É pura metástase.  Basta remover um tumor que logo estouram mais três. Nem bem nos livramos do mensalão vem o petrolão.
Cinquenta e quatro parlamentares e ex parlamentares vão ser investigados nesse que é o maior escândalo da história do Brasil. Quase dez por cento do total do Congresso Nacional. E certamente, das investigações que serão feitas a partir de agora virão muitos mais. Dá para acreditar? E curioso é que no Congresso há um monte de CPIs para investigar isso. Seria cômico se não fosse trágico: os investigados investigando a si mesmos!
É por essas e outras razões que eu sou parlamentarista. No atual sistema político esse imblóglio não tem solução. Vamos ter que aguentar essa palhaçada por anos e anos só para ver tudo isso dar em nada. No sistema parlamentarista, quando crises de governabilidade como essa que estamos vivendo ocorrem, elas são resolvidas com maior facilidade. No caso, esse nosso parlamento dominado por verdadeiras quadrilhas com nome de partidos políticos já teria sido dissolvido e novas eleições teriam sido convocadas. Mas no sistema presidencialista, do jeito que está, fica. Não se pode investigar a presidente porque quando ela assinou a compra da refinaria de Pasadena ela ainda não era presidente. Uma brincadeira. Ela, e seu mentor, o Lula, são os maiores culpados desse descalabro que ai está. Em doze anos não foram capazes de sequer suspeitar que o país estava sendo solapado desse jeito. E tem gente que ainda acredita que eles não sabiam de nada! É realmente patético. Os dois presidentes das casas legislativas, se denunciados, terão que ser julgados, pelo Plenário do Supremo. Já vimos uma bela amostra desse Plenário no julgamento do mensalão. Só houve condenações porque o relator era o Joaquim Barbosa.
Gostaria de poder ficar otimista em relação ao destino do Brasil. Pelo menos em respeito aos meus netos. Mas assim não dá. Se eu soubesse onde fica Paságarda, a utópica cidade do Manuel Bandeira, eu também iria para lá. Nem que fosse á pé. Lá não tem PT PP, Lula, Dilma, Renan e que tais. Oh! karma maldito. Será que nunca vamos nos livrar disso?
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/03/2015
Alterado em 07/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras