João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O CLONE DE HITLER
 
Ao ver o que o ridículo presidente Maduro está fazendo com a promissora Venezuela não posso deixar de me lembrar de um romance de Ira Levin, que também virou filme estrelado por Gregory Peck e Laurence Olivier, chamado Os Meninos do Brasil (Boys Fron Brasil) lançado em 1976. Nesse filme, o inefável médico nazista Joseph Mengele (Gregory Peck), que na época ainda estava vivo e escondido no Paraguai, tinha conseguido desenvolver em seu laboratório vários embriões, clones de Hitler, os quais haviam sido implantados em diversas barrigas de aluguel pelo mundo todo. De um desses embriões, sairia um novo Hitler, que futuramente seria treinado e doutrinado por ele para trazer de volta o nazismo.
No romance a ideia era que o novo Hitler nascesse e se criasse nos Estados Unidos e fizesse carreira politica por lá. Já pensaram se, de repente, os americanos, com o poderio que têm, se convertessem ao nazismo? Seria simplesmente assustadora uma ideia dessas.
Muitas vezes a imaginação encontra, na realidade, uma barriga de aluguel para desenvolver a semente que ela planta. Pois se o novo Hitler não conseguiu ser criado nos Estados Unidos (no filme e no romance o clone sobrevive mais não se esclarece se ele desenvolve a personalidade de Hitler), parece que ele conseguiu se desenvolver na Venezuela, primeiro na pessoa do inefável Hugo Chaves e depois na personalidade do caudilhão Maduro.
Pois o caminho que Hitler percorreu na Alemanha é exatamente o que o Maduro está percorrendo na Venezuela. Já eliminou os adversários, calou a imprensa, conseguiu eleger um Congresso de marionetes e agora está exigindo poderes especiais para “enfrentar a ameaça imperialista americana”. Na prática, está reivindicando, de direito, os poderes de um ditador, os quais já está exercendo na prática.  Implantou um regime autoritário, terrorista e xenofóbico, tentando fazer o povo venezuelano acreditar que todos os problemas que o país enfrenta são causados pelo regime político dos outros e não pela sua própria loucura e incompetência em encontrar soluções realistas e plausíveis para eles.
Aliás, esse não é mal só da Venezuela. É um vírus que, volta e meia ataca a América Latina inteira. O próprio Brasil está sofrendo desse mal, com o governo petista pondo a culpa dos nossos problemas em todo mundo menos em sua própria incompetência e nas malfadadas escolhas políticas e ideológicas que tem feito. A Argentina também segue no mesmo passo.
Assim, se o plano do Mengele fosse aplicado na realidade, creio que o clone do Hitler não teria, de fato, sobrevivido nos Estados Unidos (até porque o ambiente político e ideológico existente por lá não teria permitido), mas sim na América Latina. Segundo o plano do diabólico médico nazista, vários clones seriam implantados em diversos países do mundo. Pelo menos um deles daria um novo Hitler. E pelo que vem acontecendo na Venezuela, diríamos que o clone sobrevivente do sinistro plano mengeliano foi aquele que foi implantado em uma barriga venezuelana.
Está certo que o futuro talvez não seja mais que uma ressaca do passado, como disse um antigo filósofo, ou poeta (citado por Pawels e Bergier em o Despertar dos Mágicos), mas nós não precisamos acreditar nisso e viver a nossa vida toda enjoados, irritados e doentes por causa disso, como sugeriu a nossa presidenta. Até porque a paciência tem limites.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/03/2015
Alterado em 11/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras