João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                               RECADO PARA DILMA
 
                                               JEZEBEL
 
Os cães comerão a carne de Jezebel, no campo de Jezrael. E as carnes de Jezebel estarão no campo, como o esterco sobre a face da terra (...).I Reis, 21;36.


 
Nos antigos tempos do reino de Israel,
Houve uma mulher de beleza sem igual;
Rainha poderosa – o seu nome, Jezebel–
Tornou-se símbolo da luxúria e do mal.
 
Mesmo sabendo que Israel era devota,
Do vero Deus que lhe deu a liberdade,
Á outra divindade, estrangeira e ignota,
− O cruel Baal− ela entregou sua cidade.
 
Mas o Senhor é Deus e nunca esquece.
Aos que são fiéis Ele guarda e favorece,
Castigo sempre dá aqueles que não são.
 
Como ninguém pode escapar da sua lei,
Ao povo de Israel Ele deu um grande rei;
E a ímpia Jezebel foi devorada pelo cão.
                                       ( JAR- O Sal e a Terra- Bíblia em Sonetos, 2014)
 
Jezebel foi uma princesa fenícia que, ao que parece, andou desagradando os israelitas com algumas atitudes religiosas. Tanto que ela é pintada no Velho Testamento como sendo uma prostituta assassina e apóstata, inimiga de Deus e de tudo de bom que os virtuosos israelitas queriam construir sobre a terra. Jezebel, ao que parece era uma espécie de sacerdotisa do deus Baal, a quem os intolerantes seguidores de Jeová odiavam. Especialmente o famoso profeta Elias, o qual trava uma espécie de torneio de mágica com os profetas de Baal para ver quem tem mais força. Diz a Bíblia que Elias venceu o torneio e mandou matar os profetas de Baal. Isso enraiveceu Jezebel que passou a perseguir Elias com a intenção de matá-lo. Por isso o famoso profeta lançou contra ela todas as diatribes que a gente lê na Bíblia. E a bela Jezebel se tornou sinônimo de mulher viciada, prostituta, corrompida e coisas mais.
A história, contada sem ideologia e sem cores políticas, mostra Jezebel sobre outras cores. Diz que ela, como princesa de Sidon, uma cidade fenícia, queria apenas e tão somente defender a religião de seu povo. Ao fazê-lo entrou em choque com o intransigente profeta Elias, que queria, a todo custo, converter o povo fenício ao culto de Jeová, o deus hebreu. Naquele tempo política e religião eram uma coisa só. E deu briga. Como a Bíblia foi escrita pelos cronistas de Israel, todo adversário politico e religioso dos israelitas é pintado como mau. O vencedor escreve a história e vira mocinho. O perdedor, invariavelmente, vira bandido.
O que isso tem a ver com a Dilma? Quase nada. Apenas que o profeta Elias profetizou que o corpo da ímpia Jezebel seria comido pelos próprios cães que ela criava. E segundo a Bíblia ela foi assassinada por dois de seus eunucos e teve o corpo atirado no canil, onde a matilha faminta o devorou.
Claro que não estamos aqui comparando a Dilma com a Jezebel. Até porque, dizem, a princesa fenícia era uma mulher muito bonita. Depois achamos que a Bíblia difamou a coitadinha da Jezebel, como a mídia vem difamando a nossa presidenta. Só uma coisa faz sentido nessa analogia: como a própria Dilma disse, o povo tem razão de estar impaciente e indignado. E povo nervoso costuma se comportar como uma matilha de cães raivosos. É bom ela começar a tomar cuidado e não ficar mandando os patetas dos seus ministros á TV para tentar justificar o injustificável e não continuar colocando a culpa dos seus próprios erros nos outros e na conjuntura mundial. Essa cantilena não pega mais. Isso deixa o povo ainda mais nervoso. Seria melhor se ela começasse efetivamente a trabalhar para desfazer as besteiras que fez no seu primeiro mandato e trouxesse de novo o país para os trilhos, pois foi o seu governo bolivariano quem o descarrilou. Do jeito que vai, ela vai acabar tendo o destino da Jezebel. Pode ser devorada pelos próprios cães que ela criou.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 16/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras