João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


DILMA, WAGNER LOVE E O EFEITO BORBOLETA

No jogo do último domingo contra o Curitiba, o centroavante do Corinthians, Wagner Love, saiu xingando Elias, seu companheiro de time, que ao invés de passar para ele a bola, preferiu tentar um fracassado lançamento para o inexpressivo Rildo, que corria pela ponta esquerda.
Muita gente logo foi pensando que o inefável atacante corintiano estava espinafrando o técnico do time, Tite, pois este, logo em seguida o tirou de campo. Depois de tudo esclarecido ficou o dito pelo não dito, o técnico justificou o jogador e a república corintiana dormiu em paz. Só ficou a gafe, que os jornais e os programas esportivos não se cansam de explorar.
Tudo isso lembra outra atrapalhada figura pública que ultimamente só dá fora. É a presidenta Dilma. Eta mulherzinha encrencada essa! Mentirosa e arrogante, sua incompetência levou o país a uma das maiores crises política, econômica e social de toda nossa história. Mas ela não se emenda. Culpa todo mundo pelo fracasso do seu governo, menos ela mesma. Antes era a conjuntura internacional. Agora é a Operação Lava a Jato, que vem desvendando a maior e mais contundente rede de corrupção e assalto aos cofres públicos que já se viu nestas terras abaixo do equador. Rede de larápios, aliás montada e patrocinada pelo próprio partido da presidenta, chefiada pelo seu guru máximo, o Lula.
De acordo com a Dilma, a Lava a Jato já é responsável pela diminuição do PIB nacional em 1%. Como ela calculou essa cifra nem o capeta sabe. Deus, que é onisciente, talvez seja o único que pode informar isso, mas não vai dizer, porque, ao que parece, Ele já abandonou a presidenta para ficar do lado do Eduardo Cunha, que é desafeto dela, mas se diz evangélico, e portanto, íntimo do poder divino.
Parece que o James Gluk, aquele cara que disse que uma borboleta batendo asas na Amazônia pode causar um tufão no Golfo do Texas tinha razão. Tudo está mesmo interligado de uma forma incindível e irreversível. É o Wagner Love batendo asas no campo e a Dilma provocando tufões pelo Brasil afora. E o cara da Lei de Murpy também estava certo. O que pode dar errado vai dar mesmo. O Wagner Love, que esqueceu o futebol dele lá na China, reclama dos companheiros que não lhe passam a bola. Por isso até agora só conseguiu marcar três golzinhos sem vergonha. Os companheiros não dão a bola para ele pois já sabem que ele vai perdê-la para o zagueiro mais próximo. Os zagueiros podem estar a vinte metros de distância e ele a um metro da bola, mas o zagueiro sempre chega primeiro. E a Dilma... Ora, a Dilma. É caca em cima de caca.
O Wagner Love e a Dilma estão vivendo momentos muito parecidos. Ambos fizeram regime para emagrecer, mas rapidez de movimentos, que é necessário para um centroavante ele não conseguiu e a presidenta, que precisa buscar soluções rápidas e eficientes para sair do buraco em que ela se meteu e levou o país junto, também não. Ao contrário ela parece cada dia mais emparedada entre os zagueiros, principalmente o Cunha e o Renan, que aliás, estão batendo na medalhinha dela sem dó. Isso sem contar com o time adversário, a turma da oposição, chefiada pelo capitão Aécio, que a cada dia que passa endurece mais o jogo.
Mas há uma diferença entre o Wagner Love e a Dilma. O Corinthians, do meio de campo para trás está bem montado. Tem uma ótima equipe, formada por jogadores competentes. E um técnico que sabe trabalhar. Tanto que, apesar do pífio desempenho do seu ataque, está entre os quatro primeiros do campeonato. Agora a equipe da Dilma, que Deus nos proteja. Que time mais miserável ela montou. Pior que o Vasco e o Joinville juntos. Não é toa que o nosso país está sendo empurrado cada dia mais lá para o fundo da tabela das nações. Na segunda divisão já estamos desde que ela assumiu.
O problema nisso tudo é que o Corinthians é um clube de futebol. Se perde ou ganha, o resultado é apenas a ressaca do dia seguinte, com a alegria da vitória ou a dor de cabeça da derrota. O país não. Ele diz respeito á nossa vida diária, ao futuro dos nossos filhos e netos, á nossa própria qualidade de vida, que está sendo solapada pelo mau caráter desses políticos e pela incompetência que o governo da dona Dilma tem mostrado.

Com isso tudo só resta torcer para que o Efeito Borboleta seja de fato verdadeiro. Assim, se o Wagner Love, de repente, começar a fazer gols, então é possível que a Dilma consiga engrenar alguma marcha certa e o país comece a sair do buraco. Mas se ele continuar tão lento quanto o trânsito das marginais na hora do pico, então o remédio é tirar ele do time. E por reflexo, mandar a Dilma e sua turma plantar batatas. Só precisamos um pouquinho mais de paciência. Mas não muita. O tempo passa muito rápido.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 28/07/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras