João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PAU QUE DÁ EM CHICO...

Pau de que dá em Chico também dá em Francisco. Interessante metáfora usada pelo procurador Janot para dizer que a lei serve para todos e não apenas para punir coitadinhos. Seria muito bom se fosse verdade. Ou pelo menos até agora não foi. Talvez seja na cabeça do Janot.  Mas será na cabeça do Teori Zavasski,  o juiz relator da Lava a Jato? Será que quando o processo chegar no Supremo para ser julgado, ele não vai fazer que nem o Levandowski, que advogou descaradamente para os réus, impedindo que a maioria deles, principalmente o chefe deles, o Zé Dirceu pegasse pelo menos uns vinte anos de cadeia? Pois sim. Os réus do núcleo político do Mensalão já estão todos na rua, gastando a grana que ganharam gostosamente. Rindo da cara da gente. Só o idiota do Marcos Valério é que pagou o pato de verdade.
No caso do Mensalão, o pau que deu no ‘Chico’ Marcos Valério não serviu para dar nos ‘Franciscos”  Zé Genuíno, Robertão Jefferson, Waldemar Costa Filho, José Dirceu, Delúbio e outros, que pegaram penas leves e já estão todos soltos. Menos o reincidente Zé Dirceu, é claro. Este não se emenda mesmo. Mas o caso dele é outro. Aliás, muitos outros.
O Petrolão está longe de acabar. O pântano é tão grande e profundo que será impossível drenar tanta lama e exumar tantos cadáveres que jazem, sepultos, nessa estrumeira toda. Corrupção sempre houve no mundo. Heródoto já contava em sua história das Guerras Médicas como Dario e Xerxes, os imperadores persas, corrompiam os líderes das cidades gregas para permitir a passagem de suas tropas para atacar Atenas e Esparta. Em todas as máquinas públicas, em todos os países do mundo, sempre existe alguém se utilizando dos cargos públicos e do poder que eles conferem aos seus titulares para auferir vantagens pessoais. E  não são raros os países onde é o próprio poder público, enquanto instituição, que oficializa a corrupção como ferramenta de manutenção do poder. Isso geralmente ocorre nos países onde se instalam ditaduras obscurantistas e sanguinárias. África, América Latina e Oriente Médio tem bastante experiência nisso, mas onde as democracias são sólidas essas coisas são mais difíceis. O PT conseguiu a façanha de institucionalizar a corrupção em um país em pleno exercício da democracia.
Agora os investigadores da Lava a jato querem ouvir o ex-presidente Lula. Suspeitam que ele também foi beneficiário das propinas do Petrolão. Ou que pelo menos ele sabia do mar de lama que corria dentro da maior empresa do país e por negligência, omissão ou interesse próprio não tomou nenhuma providência. Acho que não é preciso ser muito inteligente para se chegar a uma conclusão que o Lula, nesse caso, é culpado como o diabo. Basta lembrar que a Presidência da República tem um órgão de informação, que se não é mais um SNI dos tempos dos militares (que mantinha tudo e todos sob um foco de Big-Brother), pelo menos tem a missão de manter o Presidente bem informado. E o se o presidente não viu o se que passava bem debaixo do seu nariz, o que mais ele deixou de ver?
Espero que essa convocação do Lula não seja apenas jogo de cena. E se não for, que realmente o procurador Janot esteja falando sério. E se estiver preparando o pau que deu no Chico para bater também no Francisco, que quando o processo chegar no Supremo não venha de novo o Dr. Levandowski advogar para os réus. Está mais que na hora deste país começar a desmentir o General de Gaulle.Um mínimo de seriedade seria suficiente para corrigir estes nossos mais de quinhentos anos de hipocrisia e irresponsabilidade com a coisa pública.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/09/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras