João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O INEVITÁVEL
Por Prado Vinicius
 
Magro, inquieto, não mais que dois anos de idade. Abraçado à mãe, na calçada ignorados pelos passantes, mãe e filho têm um olhar distante, pedintes por amparo. O anonimato de suas figuras me traz muitas coisas à mente, em poucos segundos de lucidez em meio à multidão. Envelhecida, a jovem senhora, naquele sol do meio-dia, estaria ali há horas. Ignorada por todos, xingada por alguns e acompanhada por uma criança triste, imagino qual a história daquela pequena família. Aliás, que história? Sei que nessa vida deixamos apenas impostos pagos e histórias. Que história teria aquela pequena família? A dúvida me consome.
A distância mostra diversas vertentes de uma história. Em minha cabeça, não soube o que pensar. O choque com a cena se fez, e não desenrolou nada. É estranho ver uma cena daquelas e ter uma mente inerte, sem reação. O choque é tanto que a cena que vejo sempre, naquele momento se fez mais forte. O desamparo e o desprezo são um só. A distância entre as pessoas e aqueles dois era maior que qualquer calçada.
Na volta de meu compromisso, voltei e a ofereci uma refeição à moça, e a levei até um restaurante, e a deixei ali, com seu filho no colo, sentados à mesa, distraídos com a refeição e à televisão, diante de todos no salão. Fui embora, não quis me prolongar, ou saber de sua vida. Talvez devesse dar mais atenção, mas penso que o silêncio foi melhor, pois aquele momento, raro momento, deveria ser somente de ambos.
Minha satisfação durou até o dia seguinte, pois de volta à rotina, revi ambos na mesma calçada, como uma extensão de suas vidas, imersos na mesma paisagem. Infelizmente não pude ajudar novamente. Inevitável seguir, mas e aí, como será? Olhando novamente, vi que silenciosamente a expressão de ambos não pediam ajuda. Pediam socorro.
_________________
Prado Vinicius, 25 anos, é empresário e formado em Marketing pela Uninove-SP. Apaixonado por literatura e fotografia, é autor do livro "Avião de papel e outras crônicas", publicado em 2013 pela editora Perse.
E-mail: vbcprado@gmail.com


 
PRADO VINÍCIUS
Enviado por João Anatalino em 22/10/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras