João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Uma antiga fábula atribuída a Esopo conta que um cão caiu dentro de um poço e lá ficou, ganindo desesperadamente, pedindo por socorro. Seu dono, que o procurara durante o dia todo, ouviu seus latidos e chegou junto ao poço para olhar se era mesmo o seu cão que estava lá. Sem querer, tropeçou num monte de terra que havia na borda do poço e um bom punhado caiu em cima do cachorro lá em baixo. O cachorro então pensou: “Foi esse maldito que cavou esse poço só para me enterrar aqui. Por isso está jogando terra em cima de mim.” Então, quando o dono esticou uma corda e desceu ao fundo do poço para resgatá-lo, o cachorro o atacou, aplicando-lhe umas boas mordidas. O homem, mais que depressa, saiu do poço dizendo: “Bem feito para mim. Quem me mandou ajudar um animal que se meteu em encrenca por sua própria culpa?”
Dedico essa fábula ao Lula e á Dilma. Estou vendo uma foto dela cumprimentando o Lula pelo seu aniversário. Não posso deixar de pensar que os dois parecem o cachorro e o dono da fábula. A Dilma, por sua própria incompetência, ambição, ignorância e outras coisas mais se meteu em uma encrenca danada. E ninguém, em sã consciência, pode jurar que não foi o Lula que cavou o poço em que ela está, sem pensar que seria a sua própria criatura que iria cair nele. Pois toda essa sujeira, essa mixórdia, promiscuidade politica e outras trapalhadas e sacanagens, começaram no governo dele. A Dilma herdou o terreno contaminado e não fez nada para saneá-lo. Ao contrário, só aumentou o  perigo cavando ainda mais poços e deixando-os a descoberto. (Vejo até o Maluf olhando para eles, balançando a cabeça, pensando: (tsc, tisc, mas que amadores eles são...)
Não se pode dizer que o Lula não tenha tentado tirar a Dilma do poço. Mas a Polícia Federal e o Ministério Público, graças a Deus, hoje são mais independentes do que jamais foram em outros tempos. O Lula acha que a Dilma poderia “jogar para baixo do tapete” todas as falcatruas que eles cometeram, e que agora começam a aparecer. Mas ela não pode. Então ele pensa que a Dilma está “ferrando ele” por trás, e ela, que sabe das críticas que ele anda fazendo ao seu governo, está pensando que é o seu “próprio dono” que anda minando o terreno dela. Quando o cachorro começa a morder o dono é porque o brejo já engoliu a vaca...
Quadrilha é assim mesmo. Quando tudo está dando certo é uma maravilha. Mas quando a coia degringola, um membro começa a matar o outro.  Joseph Colombo, o chefão mafioso do submundo do crime, nos Estados Unidos (retratado no filme o Poderoso Chefão), dizia com muita propriedade: “Uma sociedade (criminosa) como a nossa tem que se fundamentar na confiança e na lealdade de seus membros. Quando a confiança é quebrada, a única solução é uma limpeza geral.”
Como é impossível manter um estado desses dentro de uma quadrilha (pois a lealdade, entre pessoas ambiciosas é impossível) então era preciso fazer um expurgo nos quadros a cada cinco ou dez anos. A Máfia fazia e continua fazendo isso. Com isso garante a sua existência até hoje. O PCC também faz. O PT não fez. Por isso a policia está pegando todos eles.
Uma gracinha a Dilma cantando Feliz Aniversário para o Lula.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 28/10/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras