João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O ESTADO ISLÂMICO E O PT
 
O que o Estado Islâmico tem a ver com o PT? Algumas semelhanças interessantes. Em primeiro lugar ambos fazem lavagem cerebral em seus membros. Em segundo lugar ambos são radicais: todos os outros estão errados e só eles estão certos. Em terceiro lugar ambos seguem a doutrina de um profeta barbudo que se julga iluminado e informado diretamente por Deus. A cartilha do PT não é uma obra de doutrinação política, mas sim uma espécie de Corão, na qual os militantes têm que acreditar ou ser considerados como inimigos.
Cheguei a essa conclusão depois de ouvir um trecho do discurso do Lula á juventude petista. Apesar de todas as provas, de todas as evidências, de tudo que já se levantou contra o partido e contra seus corruptos líderes, o Lula e seus asseclas continuam batendo na mesma tecla: tudo é intriga da oposição. O PT nunca fez nada de errado. As dificuldades econômicas e políticas que o país está vivendo é resultado da crise internacional. A corrupção institucionalizada que tomou conta da máquina pública é uma invenção da imprensa e dos inimigos do PT.  "Somos nós contra eles".
Sabemos que todas as estruturas totalitárias do mundo aprendem a manipular o fenômeno do escotoma para induzir a mente das pessoas a ver apenas o eles querem que elas vejam. Sabem manipular com maestria essa propriedade da mente humana, que os psicólogos de linha gestaltiana conhecem muito bem. A mente, com um pouco de matéria prima habilmente induzida, formata as suas próprias ilusões. [1]
Isso é comum no discurso religioso. Todas as religiões utilizam esse processo para induzir suas ilusões na mente de seus seguidores. Mas a que mais se destacam nesse mister são as chamadas religiões reveladas, ou seja, o judaísmo com seus sucedâneos, o cristianismo e o islamismo. As duas primeiras, por terem sido adotadas pelos povos do Ocidente (que nunca se libertaram da influência grega), ainda conseguiram, em certa medida, mitigar esse atavismo neurológico, que volta e meia reaparece entre os muçulmanos e faz uma parcela significativa dos seguidores de Maomé ser tomada por essa loucura homicida que contagia os membros do chamado Estado Islâmico e os tais talebans.
Em sã consciência ninguém acreditaria que Deus faz os homens á sua imagem e semelhança e depois manda outros homens para matá-los. E por conta disso ainda lhes dá um saboroso prêmio, que constitui-se de um passaporte para um paraíso, onde o individuo será capaz de manter o seu pênis eternamente ereto e servido por um batalhão de lindas jovens, que por mais sexo que façam conservam-se eternamente virgens. Semelhante disenteria mental só é possível porque a nossa mente tem esse tal mecanismo gestaltiano, que nos induz a ver aquilo que queremos ver, ou melhor, aquilo que algumas pessoas nos induzem a ver.
O Lula é corintiano, o Corinthians já foi chamado de religião, o PT também. Nada contra o nosso glorioso Timão, até porque eu também sou corintiano. Mas observo que existem jihadistas, talebans e fanáticos do Estado Islâmico entre as torcidas organizadas do Corinthians e dos outros clubes. Faço esses registros porque me parece que tudo tem a ver. Ter religião é bom, todo mundo devia ter. Eu confesso que já tive mas agora não tenho mais. Tenho mais fé em Deus hoje, mas não tenho religião. Religião vem do latim religare, ou seja, é a fórmula que os homens encontraram para se religarem com Deus, pois em algum tempo e lugar desta nossa estranha jornada psíquica pela vida, alguns “iluminados” descobriram que a espécie humana foi “expulsa” do convívio com Deus e por isso precisam prestar alguma forma de culto a Ele e ao seu séquito (santos, anjos, espíritos, ou seja lá o que for), para que sejamos aceitos de volta ao país da Divindade.
Longe de mim zombar das crenças alheias , mas não posso deixar de observar que quando elas produzem escotomas em nossa mente, tudo de bom que uma religião pode inspirar acaba virando pesadelo. Por que nessas manchas brancas(ou negras) que se formam na nossa consciência)  é possível colocar qualquer coisa.
Olho o auditório da juventude petista, ouço o Lula falando e não posso deixar de pensar em um discurso do inefável Dr. Goebbels, braço direito de Hitler,  ao se dirigir aos jovens líderes do Partido Nazista: “ Quando eles disserem que não estão do nosso lado, respondei-lhes assim: Não vos queremos, nós já temos os vossos filhos.”
Eu tinha simpatia pelo PT quando ele era apenas um partido politico. Depois que ele virou uma espécie de Estado islâmico o meu sentimento por ele se tornou apreensão e medo.  
 
 
[1] Escotoma (do grego scotoma, escuridão) é uma região no nosso campo visual onde todas as imagens desaparecem (Em psicologia é o chamado “deu branco”). Todas as espécies mamíferas possuem um escotoma em seu campo de visão, que é chamado de ponto cego. Gestalt, palavra da lingua alemã,  significa o processo mental de “dar forma” á imagem que nos é apresentada. Refere-se á uma propriedade da mente humana que “destaca” na imagem posta diante dos nossos olhos aquilo que lhe parece relevante.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 21/11/2015
Alterado em 21/11/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras