João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


E não é que o Zóinho resolveu jogar de vez a caca no ventilador? Ele agora está contando tudo que sabe. E olha que sabe. Afinal ele está mamando na Petrobrás desde o século passado. Alcançou altos cargos por conta da amizade e da reciprocidade que sempre teve com os políticos no poder, mas foi no governo do PT que ele virou “capo” da quadrilha petista na Petrobrás, responsável pela arrecadação das propinas que tinham em mira a manutenção do esquema criminoso que o Lula montou para manter o seu partido solapando os cofres do Estado para sempre.
A novidade é que ele não poupou o governo do Fernando Henrique. Disse que os tucanos receberam cerca de cem milhões de dólares de propina. Não disse quem recebeu nem apontou destinatários ou os negociadores que arranjaram a mutreta. A denúncia ficou meio vazia, mas não deve ser desprezada. Afinal os tucanos nunca foram santos. E o governo do Fernando Henrique, se não tivesse um procurador da República tão engajado como o engavetador-mor Geraldo Brindeiro, ele teria muito o que explicar. Quem pensa, por exemplo, que a venda de medidas provisórias e instruções normativas para beneficiar empresas em dificuldades com o fisco é coisa recente, está muito enganado. O tal de Everardo Maciel, que foi secretário da Receita Federal durante os dois mandatos de Fernando Henrique poderia falar bastante a respeito disso, se quisesse. E a filha dele, que é advogada em Brasília, também. E o Geraldo Brindeiro fez jus ao nome: simplesmente “blindou” o governo tucano contra qualquer denúncia. Dos 626 inquéritos que recebeu sobre irregularidades cometidas no governo de Fernando Henrique ele engavetou 242 e arquivou 217. Quanto aos outros, nenhum deu em nada. Boba foi a Dilma que não soube escolher um “Brindeiro” para o cargo. Ela pensou que tendo o Levandowiski lá no Supremo já bastava.(Mais uma vez os nomes dizem tudo, como afirmam os mestres cabalistas).
As denúncias do Zoínho em relação aos tucanos não causa tanto estrago no PSDB porque ele não apontou nomes, como fez com os petistas e seus aliados. Mas a bola foi lançada. Agora é correr atrás.
Afinal, todo mundo sabe que tucano é bicho bom de bico. Delfin Neto diz que tucano é um urubu de papo amarelo. Corrupção no governo de Fernando Henrique com certeza houve. Em todos os governos há. A diferença é que ela não era programa de governo como fez o PT. A quadrilha do Lula e da Dilma institucionalizou a corrupção. De tudo que é lado chovem denúncias, apuram-se sacanagens, descobrem-se mutretas. Parece que ninguém se salva no PT e nos partidos aliados.
Parece infecção hospitalar generalizada. Quando isso acontece em um hospital ele precisa ser imediatamente isolado e fechado para que uma profilaxia completa seja feita. Pena que em um país não se pode fazer isso. Garanto que muita gente ia gostar de ver o Congresso e a maioria desses partidos políticos fechados e a metade desses políticos na cadeia, a Dilma e toda sua camarilha expulsa do Planalto. Mas isso seria impossível sem quebrar a ordem constitucional. Isso é coisa que também ninguém quer porque seria a volta da ditadura. E como dizia o velho Cícero, que apoiou o assassinato de Júlio César quando ele pretendeu implantar a ditadura em Roma, um pouco de corrupção republicana com liberdade para combatê-la é mais suportável que uma ditadura sem liberdade nenhuma.
Como tucanos e petistas parecem ser farinhas saídas do mesmo saco, só resta esperar que uma terceira via nos apareça antes de 2018. Senão a nossa única saída será mesmo o aeroporto.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 13/01/2016
Alterado em 13/01/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras