João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Eia, eia, eia. Lula na cadeia! Essa vai uma das frases que a gente vai ver nos cartazes e ouvir no domingo, pelas ruas e praças do país. Talvez ele mereça, por conta da decepção que causou no povo brasileiro, se esquecendo de quem era e se tornando pior do que os adversários que jurou combater.
Claro que é preciso tomar cuidado com essas coisas. Se o Sinédrio judeu soubesse o que estava fazendo quando entregou Jesus aos romanos para que eles o crucificassem, a História seria bem diferente hoje. Ás vezes as paixões políticas, religiosas, clubísticas, amorosas, colocam imensos escotomas nos nossos olhos e a gente não consegue enxergar mais nada além daquilo que a gente quer enxergar.
Uma coisa é processar o Lula pelo montão de coisas erradas que ele fez, pelo fato de enganar o povo brasileiro durante tanto tempo, dizendo que estava melhorando a vida dos pobres, quando os pobres que melhoravam de vida eram ele mesmo, sua família e seus amigos. Outra coisa é transformá-lo em mártir político, cujo discurso um Saulo ás avessas pode um dia resgatar e transformar em doutrina. É bom não esquecer que os mártires são mais perigosos mortos do que vivos. O povo judeu que o diga. Estão pagando até hoje pelo erro de Anás e Caifáz, os sumos sacerdotes que entregaram Jesus a Pilatos. 
Lula talvez mereça pegar uns anos de cadeia. Mas precisa ficar bem esclarecido o porquê. Os promotores paulistas, que pediram a prisão dele, não fizeram mais que repetir as alegações que a imprensa tem veiculado. Nenhum documento corrobora os fatos alegados e embora muitas testemunhas confirmem as acusações, isso ainda é pouco para lastrear um pedido de prisão. Testemunhas são pessoas e pessoas, como se sabe, tem opiniões e são movidas por paixões. Promotores também são pessoas. Alguns deles adoram holofotes. Quando pegam um caso de repercussão pública, que vai colocá-los em evidência, eles agem como hienas quando encontram carniça.
Alguns jornalistas também. Não são todos, é claro. Há muito jornalista sério e os “petelhos” não tem razão em atribuir á imprensa a razão de suas dores. Aliás, se até agora o governo não conseguiu empurrar para baixo do tapete essa sujeira toda, devemos isso á imprensa.
O Lula, a Dilma e a bandidagem petista pode esbravejar á vontade, atacar jornalistas, xingar todo mundo, mas a verdade é tão cristalina que nem a imprensa, se quisesse, ia conseguir distorcer. O PT é mesmo uma quadrilha de degenerados e corruptos que tomou o poder á custa de propaganda enganosa e distribuição de propinas.
Não adianta ficar dizendo que tudo que está acontecendo é conspiração das elites para tirar os trabalhadores do poder. Quem é mais elite que os empreiteiros que sustentam o Lula? Quem é mais elite que os banqueiros, que são os únicos que ainda estão ganhando dinheiro neste país? Alguém já viu algum banqueiro reclamando da crise? Quem é mais elite que os executivos da Petrobrás, todos eles nomeados para os cargos pelo PT e por outros amigos do Lula e da Dilma? Quem é mais elite que os políticos que se aliaram á dupla Lula/Dilma para saquear o país?
A elite que quer ver a Dilma fora do governo e o Lula na cadeia (depois de devidamente processado e firmada, sem dúvidas, a sua culpa) é o trabalhador que perdeu o emprego, o comerciante que teve que fechar as portas, as pessoas que vão ao supermercado e á feira e voltam com as sacolas vazias por que o que dava para comprar ontem já não se pode comprar hoje, é o doente que não consegue ser atendido nos hospitais, etc. etc. É o Zé Povinho que o PT está enganando durante os quatorze anos que está no poder.
E ainda querem tomar mais dinheiro da gente aprovando mais impostos, como essa maldita CPMF. Quem, em são consciência concordaria em dar mais dinheiro para essa gente? Já não roubaram o suficiente?
Eia, eia, eia, o Lula na cadeia! Ora, ora, ora, queremos a Dilma fora! Mas que tudo seja feito dentro da mais estrita legalidade e sem atropelos. Porque sentimento de culpa é pior que câncer. E não dá para fazer cirurgia nem tratar com quimioterapia.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras