João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Remeto-me á velha fábula da tartaruga e do escorpião. Um escorpião queria atravessar um rio e logo percebeu que se afogaria se tentasse nadar para o outro lado. Foi então que viu uma tartaruga que se preparava para entrar na água. Foi logo pedindo carona para ela. A tartaruga hesitou, pois conhecia bem os escorpiões. “Eu não sou louco” disse o escorpião. “Se eu te picar, você morre e eu também”. A lógica do discurso convenceu a tartaruga e ela concordou em levá-lo para o outro lado. Mas quando eles estavam bem no meio do rio o escorpião picou a tartaruga e ela começou a sentir imediatamente a ação do veneno. “ Você disse que não iria me picar” disse ela, no estertor da agonia. “Você é louco. Agora ambos vamos morrer.”  “ Eu sei, mas eu sou o que sou e nem mesmo para salvar a vida vou mudar minha personalidade”, disse o escorpião.
Essa fábula parece ter sido feita para o Lula. Apesar do verniz que lhe foi passado nesses anos em que esteve no poder ele continua sendo o que sempre foi. Um sujeito grosseirão, mal educado, destemperado e ignorante, que se acha acima e além de todo bem e todo mal. Revela isso nas conversas gravadas pela Polícia Federal onde ele, ao invés de apresentar argumentos para desqualificar as acusações que se fazem contra ele, se limita a desancar todas as instituições do país, como se ele estivesse acima de todas elas.
Claro que nisso tudo há o acirramento das paixões políticas a ponto de até juristas respeitados virem a público para dar opiniões tão disparatadas quando os argumentos dos políticos da oposição e as patéticas defesas urdidas pelos petistas e aliados. A verdade é que esse caso todo virou uma verdadeira zona onde ninguém fala mais coisa com coisa. Judiciarizou-se a política e politicou-se o judiciário.
Só uma coisa nessa barafunda toda parece muito clara. Lula cavou a sepultura para ele, Dilma e PT com sua verborragia blenorrágica e chula de bêbado de boteco. Para quem ele vai agora interpor recurso contra as investigações da Lava a Jato, da Zelotes e outras operações que certamente vão desenterrar o nome dele, já que, ao que parece, ele e sua turma andaram metendo a mão grande em todas as instâncias do erário público? Para um Supremo acovardado? Para um Tribunal Superior formado por covardes? Para uma Câmara e um Senado presidido por dois fodidos, como ele disse, e com metade dos membros envolvidos em escândalos?
Lula se revela o que ele sempre foi. Um bicho peçonhento. E agora que está acuado aponta o seu ferrão para todos os lados. Já se definiu como jararaca e agora se comporta como escorpião. Pica exatamente as instituições que poderiam salvar a ele e ao governo da sua marionete de cordas. Se ele realmente se acreditasse inocente confiaria na justiça e não ficaria soltando a sua diarreia intelectual contra o sistema jurídico da nação.
Isso não é digno de um líder político que um dia já foi a esperança do país.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/03/2016
Alterado em 18/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras