João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


DIZ-ME COM QUEM ANDAS...

 
Para ver como são as coisas. Leio nos jornais que Collor e Maluf vão fazer parte da tropa de choque do PT que vai tentar barrar o impeachement da Dilma. Há vinte e poucos anos atrás esses dois escroques da vida pública brasileira estavam exatamente nas fileiras inimigas, sofrendo o fogo das baterias do PT, comandadas pelo Lula.
Collor e Maluf, nas contas do PT, eram dois ladrões sem-vergonha que deviam estar na cadeia.
E eram mesmo. E continuam sendo. Só mesmo em um país como o nosso, onde o conceito de Direito se desvinculou do significado da Justiça, dois indivíduos como esses continuam na vida pública, enriquecendo á custa dos contribuintes, recebendo polpudos salários dos cofres públicos por dentro e gordas propinas por fora.
O tempo passou, os acusadores viraram acusados e os acusados de ontem, que por lógica deviam estar do lado dos acusadores de hoje, se alinham do lado oposto. Isso, que parece um paradoxo, na verdade, é bem lógico: ratos são ratos e só podem sobreviver ao lado de outros ratos. Collor e Maluf, dois dos mais notórios assaltantes dos cofres públicos deste país não podem se voltar contra a própria espécie, pois se o fizessem ficariam na situação daquele morcego da fábula do Esopo, que renegou a sua espécie e quis viver á luz do dia com os outros pássaros; mas como era diferente, ele não foi aceito entre eles. Então quis voltar para a caverna, para junto dos seus iguais. Mas foi escorraçado porque seus antigos companheiros não mais o reconheceram como morcego. Esses dois vigaristas são mais espertos e não vão renegar suas identidades. Afinal, se forem derrotados, já estão ricos mesmo.
Diz-me com quem andas e eu te direi quem és. Com isso vai se delineando a verdadeira conformação desse espectro que se formou na política brasileira. Os que ainda não viraram ratos na completude das suas estruturas, física e moral, estão se bandeando para um lado; os que já são ratos completos, no corpo e na alma, estão se alinhando do outro lado. A briga vai começar.
Não me espantaria se, nos próximos dias, Lula, Dilma e o PT receberem a adesão do Fernandinho Beira-Mar, do Carlinhos Cachoeira, do Marcola, e que tais. Do Edson Lobão, do Sarney, do Renan, eles já têm.
Só falta o Renan Calheiros tomar a sua decisão. Esse é um ratão esperto, que tem um instinto de sobrevivência muito forte. Só vai pular de cima do muro no último instante, quando a briga já estiver praticamente decidida. Fez isso por ocasião do impeachement do Collor, que era seu confrade e amigo. Apoiou o “saco roxo” das Alagoas até o último minuto, e só pulou do barco quando viu que não tinha mais jeito.
Quanto ao Cunha, esse não conta. Está do lado errado por mera convniência. É um rato leproso que já está com os dias contados. E antes de morrer, como Hitler no seu bunker dos últimos dias, quer ver a extinção da sua raça.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 21/03/2016
Alterado em 23/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras