João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


SUCESSO, FORTUNA E AMOR
 
Num pobre casebre, á beira de um caminho, chegaram, um dia, três viajantes. Cansados, sedentos, famintos, bateram á porta do barraco e pediram comida, água e abrigo. Lá  moravam três pessoas: um homem, sua esposa e a filha do casal, uma bonita menina de dezoito anos, chamada Sofia.
– Quem são vocês e de onde estão vindo? – perguntou o homem.
– Como se chamam? – perguntou a mulher.
– O que desejam? – perguntou a filha.
– Ah! Nós somos três andarilhos. Viemos de todos os lugares e vamos para onde formos desejados – respondeu o primeiro, que parecia ser o mais velho dos três.
– Meu nome é Sucesso e os meus dois companheiros se chamam Fortuna e Amor – disse o segundo, com um largo sorriso no rosto.
– Gostaríamos que vocês nos aceitassem como hóspedes em sua casa – disse o terceiro, o que se chamava Amor, e parecia ser o mais jovem entre eles.
O homem olhou para a esposa e para a filha, que anuíram, com um sinal de cabeça.
– Está bem – disse ele. Mas nossa casa é pequena e nós só podemos abrigar um dos três. Não temos lugar para todos. Um entra e os outros dois terão que passar a noite no paiol.

– Tudo bem, responderam os andarilhos. -  Então escolham a qual de nós vocês desejam abrigar em sua casa.
Pai, esposa e filha se entreolharam. Confusos, pediram um momento para confabular entre eles e escolher a qual dos três dariam abrigo na casa.
– Vamos acolher o Sucesso – disse o pai. – Ele parece ser o mais sábio.
– Não. É melhor abrigar o Fortuna – disse a esposa. – Acho que é mais seguro.
– Pois eu prefiro o Amor – disse a menina. – Dos três é o mais bonito e confiável.
Depois de alguns minutos de discussão, finalmente a família optou pelo desejo da filha.
Então abriram a porta e pediram para o Amor entrar naquela casa.

– Sábia decisão a de vocês – disseram Fortuna e Sucesso. – Se tivessem escolhido a um de nós dois, vocês teriam feito uma boa escolha, mas incompleta. Porém, ao escolher o Amor, vocês terão a todos nós juntos.
E num passe de mágica, o Sucesso e o Fortuna se incorporaram no Amor, se transformando em uma pessoa só. E foi assim que os três entraram naquela casa.
 

 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 24/03/2016
Alterado em 24/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras