João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


OS CIÚMES DO SHREK
 
Shrek é um ogro mal humorado, mas pela verve romântica, sempre apaixonado pela sua princesa ogra Fiona, acaba sendo até simpático. E no fim a gente termina gostando dele e torcendo por ele.
Mas ele é muito ciumento. A maioria das encrencas que ele arruma acaba sendo por causa dos ciúmes que ele tem da Fiona e do seu território na floresta, que ele defende com unhas e dentes. E não são poucas as enroscadas em que ele se mete por causa da sua teimosia, ciúme e mal humor.
Talvez isso seja uma marca registrada dos ogros. Pois é o que está acontecendo aqui e agora com esse caso da Lava a Jato. O Teori Zavasky  puxou a investigação sobre o Lula para o Supremo Tribunal Federal, embora o Lula, enquanto não se decidir a situação dele como Ministro, não tivesse foro privilegiado. Não justifica dizer que a Dilma, por ter sido flagrada numa conversa suspeita com o seu errático mentor, tem privilégio de foro e por isso não pode ter suas conversas expostas. Não foi o telefone dela que foi grampeado, mas o do Lula. Se ela foi pega no pulo, a culpa não é de quem fez o grampo ou autorizou-o, mas sim dela, que ligou para um telefone grampeado.
O que nos parece é que o Teori está com ciúmes do Moro. Aliás, tem um monte de gente se torcendo de ciúmes dele. O homem virou herói nacional, está até nas capas de revistas internacionais, posando entre os cinquenta personagens mais poderosos do planeta. O sucesso incomoda, principalmente quando se trata do sucesso dos outros. Por isso tem muita bruxa, muito ogro, muito feiticeiro e macumbeiro fazendo despachos na encruzilhada para ferrar o juiz Moro. Lula, Dilma, os petistas e os políticos que estão nas listas de propina das empreiteiras querem ver o capeta, mas não o juiz Moro.
É uma pena. Inveja e ciúme matam tanto quanto armas brancas e armas de fogo. Boa parte dos crimes cometidos pela raça humana é motivada por esses dois sentimentos inconfessáveis. Ciúme e inveja são como hemorroidas. A maioria das pessoas tem, mas são poucos os que confessam.
Ninguém me tira da cabeça que o Ministro Teori tirou a investigação do Lula de Curitiba por ciúmes do Moro. Afinal, que petulância desse juizinho de primeira instância querer se transformar em herói nacional... Mesmo que ele esteja apenas fazendo o que os juízes do Supremo poderiam ter feito há muito tempo e não fizeram. Afinal, o Joaquim Barbosa antecipou a sua aposentadoria, e aposto que com bastante mágoa, por ver que boa parte dos seus pares no Supremo não estava nem ai com a ética e a honestidade que se deve exigir dos políticos. O resultado a gente está vendo agora. Não se passaram dois anos e a turma do Mensalão já está toda na rua, com perdão concedido por decreto da Dona Dilma e referendado pelos Excelentíssimos senhores juízes do Supremo.
Não sei por quê toda vez que vejo o Teori, me lembro do Shrek. Mas não consigo achá-lo nem simpático nem engraçado, como ao mal humorado ogro do filme.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 25/03/2016
Alterado em 25/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras