João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


"OLHO" NO LEWANDOWKY

Lewandowsky é um jogador polonês que fez fama no futebol alemão. Hoje é o principal atacante do timaço do Bayer de Munique. Os zagueiros adversários cortam um doze com ele.
Mas não é do Lewandowisky do Bayer de Munique que estamos falando. É do nosso Lewandowsky, juiz que hoje preside a Corte Suprema. Por que será ele o homem que presidirá o julgamento da Dilma no Senado.
Lewandowsky é um velho amigo do Lula. Foi guindado á juiz do Supremo Tribunal Federal sem ter nenhum currículo que justificasse a sua indicação, a não ser a amizade que tinha com o presidente, estabelecida desde os dias em que Lula era o líder dos metalúrgicos de São Bernardo.
Durante o julgamento dos réus do Mensalão, ele não mostrou o menor constrangimento em tentar “aliviar” a pena dos petistas, que se fosse pela cabeça do relator do processo, Joaquim Barbosa, seria muito maior do que as que foram prescritas. Lewandowsky era o revisor do relatório e fez tudo para desconstruir a gravidade dos crimes que o magistrado Barbosa apontou.
Agora está nas mãos de Renan Calheiros e dele a administração do julgamento da presidenta Dilma. Do Renan já sabe o que podemos esperar. Ele é um camaleão sem ética nem decência, que pula de um lado para o outro ao menor sopro do vento. Fez isso com Collor de Mello, a quem apoiou até o último minuto e só saltou do barco quando viu que não havia mais salvação. Como a ratazana de porão que ele é. Aliás, é um dos políticos que mais acumula processos no Congresso Nacional. E só a leniência do próprio Lewandowsky, que é hoje o presidente da Suprema Corte, que ainda o protege, adiando “sine die” o julgamento dos processos que existem contra esse crápula.
O Renan é hoje, claramente, um aliado do governo. Mas como rato que é, certamente pulará do navio no último momento, se perceber que não há jeito.
É bom que a opinião pública, a oposição, a imprensa e todo o resto da nação, que torce para que esse drama que transtorna o país acabe logo, fique de olho nesses dois. Se alguém pode ganhar o jogo para a quadrilha Lula-Dilma é ele. Com o Renan de zagueiro e o Lewandowisy de centro avante a Dilma pode virar esse jogo.
E o país vai amargar mais dois anos e meio de recessão, desespero e retrocesso, em todos os sentidos. Por isso, olho vivo no Renan e marcação cerrada no Lewandowsky.



 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/04/2016
Alterado em 19/04/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras