João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PENSAMENTO ESPIRAL

Você nunca se viu frente a frente com um problema que parece não ter solução? Nunca entrou em um beco sem saída, nunca se viu, literalmente, sem caminho algum? Claro que já, especialmente se você é uma pessoa adulta, que tem o hábito de pensar com lógica e ponderação. Se fosse uma criança, naquela idade em que ainda não se sabe o significado de palavras como impossível, sem chance, proibido, irrealizável etc., de certo não saberia também que há coisas que não podemos fazer, lugares que não podemos ir, palavras que não podemos pronunciar, pensamentos que não podemos pensar, etc. Você já experimentou convencer uma criança que ela não pode, ou não deve fazer alguma coisa?
Lógica significa colocar pensamentos em linha reta, o segundo justificando o primeiro e o terceiro em consonância com os dois anteriores. Tudo tem que ser bem conectado, concordante, alinhado, para que nada fique dissonante, impróprio, ininteligível. Lógica é uma relação de pensamentos concordantes entre si. Pensar com lógica é importante para sabermos direcionar a nossa vida. Se não fosse essa habilidade da nossa mente, essa vital capacidade que ela tem, para arrumar, num todo organizado, os nossos pensamentos, a nossa vida seria uma jornada maluca por um caminho sem direção. Uma viagem alucinante e desvairada que não nos levaria a lugar nenhum.
Mas a lógica também é uma propriedade da nossa mente consciente e um hábito da vida diária. É o nosso cérebro trabalhando na frequência que chamamos de beta. Mas, às vezes, esse hábito que temos, de pensar logicamente, pode nos levar a becos sem saída. Quando isso acontecer experimente fazer o seguinte exercício: deixe de pensar no assunto e comece a andar em espirais em volta da sua mesa. Enquanto circula, vá figurando em sua mente ondas, esferas, elipses, espirais, etc. Deixe sua mente rodar nelas sem querer orientá-la.
Isso é o que chamamos de pensamento espiral. A espiral é o arquétipo modal do chamado pensamento profético e criativo. É o cérebro trabalhando em nível de Alfa. O profeta Ezequiel viu rodas dentro de rodas no céu, e no Mahabarata, o grande poema da criação que o gênio indiano deu ao mundo, o universo é representado como um círculo espiralado e a divindade é uma esfera cujo centro está em toda parte.
Pensar em espirais nos leva a diferentes níveis de percepção. Nós nos colocamos no meio de um espaço multidirecional onde a totalidade da realidade vivida pode ser observada em toda sua inteireza. Ele leva a mente a bifurcar, ladear, contornar, rodear e isso faz com que a lentidão que a caracteriza, quando está trabalhando em linha reta, se acelere.
Lembre-se: em nossa mente inconsciente não há becos sem saída nem problemas insolúveis. Nela, tudo é como num desenho animado. Tudo pode. Não deixe sua mente gastar energia com dificuldades. Treine-a para pensar sempre em termos de possibilidades. Uma pergunta bastante útil que você pode fazer a si mesmo quando se vir em um “beco sem saída” é a seguinte: como estou me impedindo de sair daqui? Ou como sei que não posso sair daqui?
Se você sabe o que o está impedindo de avançar, ou como a sua mente está criando a barreira de dificuldade, então você já pode trabalhar para remover o obstáculo. Se você perguntar agora como essas barreiras podem ser removidas e o que acontecerá se o forem, então a sua mente começou a praticar o que chamamos de pensamento espiralado.
Não se surpreenda se aquele problema que antes parecia ser insolúvel, de repente começar a oferecer algumas possibilidades de solução. Elas poderão parecer, de início, malucas, estapafúrdias, impraticáveis. Mas será uma delas que vai tirá-lo do pantanal psicológico em que a sua mente certinha e lógica o meteu.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/06/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras