João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O DIA EM QUE O LULA CHOROU

O Ministério Público finalmente deu seu parecer sobre as estrepolias cometidas pelo Lula no exercício do seu poder como Presidente da República e como líder máximo da quadrilha de vigaristas e ladrões que vêm assaltando os cofres públicos há treze anos. A conclusão é que o Lula é o chefe. Conclusão que o povo brasileiro já havia tirado há muito tempo, desde que começaram a ser publicados os repetidos escândalos que tem dado tanta canja para a imprensa, que diga-se a bem da verdade, adora essas coisas. Sai o Mensalão, entra o Petrolão. O Petrolão nem encerrou, entra a Zelotes; depois vem a Satiagrava; e por aí afora.
Falou em governo petista, falou em escândalo. Paulo Bernardo, José Dirceu, o Pimentel em Minas, o Dólar na Cueca (o assessor do José Guimarães), Delcidio Amaral, Pallocci, Delúbio Soares, todos os tesoureiros do partido, é um rosário sem fim de pessoas acusadas de corrupção e malversação de fundos públicos, que não dá para falar em perseguição ao PT. Hoje não se sabe se a sigla significa Partido dos Trabalhadores ou Partido dos Trambiqueiros.
Não se pode dizer que as lágrimas do Lula são de crocodilo, até porque ele já se definiu como jararaca. E jararaca, segundo se sabe, não chora. Destila veneno. Foi o que ele fez. Em nenhum momento de sua fala ele se desculpou pelo imenso prejuízo que o seu partido deu ao país, pela terrível recessão econômica que a sua política demagógica e irresponsável nos trouxe, pela vergonha que estamos passando junto á comunidade internacional, como um dos países mais corruptos do mundo, pela roubalheira geral que seus companheiros e aliados fizeram. Chorou por que está sendo acusado de ser o chefe e mentor de toda essa bandalheira, como se estivesse sendo vítima de uma grande injustiça.
Diga-se, a bem da verdade, que o Ministério Público não apresentou nenhuma prova material indiscutível de que ele, Lula, tenha sido beneficiado pessoalmente com toda essa bandalheira. E que essa gente do MP adora uma câmara, e muitas vezes atropela os fatos e força a barra por alguns minutos de fama. Mas o que o Lula talvez não saiba é que o MP, nem a polícia precisam ficar apresentando provas para pedir indiciamento de quem quer que seja para um inquérito. Basta a comprovação da existência do crime e indícios de autoria. As provas podem ser levadas ao processo depois.
Que os crimes que estão sendo atribuídos ao Lula existiram, isso está mais que provado. Se eles os cometeu, ou foi conivente com tudo, há fortes indícios que tenha sido. Se realmente é culpado é o que o Ministério Público vai ter que provar. O fato de ter sido acusado não quer dizer que ele seja culpado. O juiz pode até não aceitar a denúncia.
O fato é que o cidadão Lula não está acima da lei, pelo simples motivo de ter sido presidente da República. Nem a sua história de vida, diga-se de passagem, merecedora de todo o respeito, pode servir de blindagem para isentá-lo de uma investigação. Se ele é tão honesto e digno quanto se arroga ser, o melhor que ele faz é limpar o PT dos ladrões e aproveitadores que se acoitaram no Partido para se locupletar á custa do erário público. Pois foi isso que se esperava do PT e foi isso que fez povo brasileiro levar esse partido ao poder.
Chorar agora não adianta, Lula. Como dizia o Prático, o líder dos três porquinhos, depois que a casa cai, a melhor coisa a fazer é limpar os escombros e começar a reconstruí-la. Mesmo que ela tenha sido derrubada pelo sopro do lobo mau, como foi o caso que agora o faz chorar. Mas porquinho que se alia com lobo tem que saber que um dia vai virar churrasco. 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 16/09/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras