João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                          

TRUMP, BOLSONARO E JOAQUIM BARBOSA
                                              
Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América. Macri ganhou na Argentina, Michel Temer apeou Dilma Roussef do poder no Brasil. João Dória ganhou a prefeitura de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, no primeiro turno das eleições. O que será que está acontecendo no continente americano? O povo desta parte do mundo cansou-se dos políticos tradicionais e está procurando uma âncora mais confiável nas pessoas que construíram uma carreira fora da política, ou é apenas o descrédito de uma certa ideologia de centro esquerda, que desprezou o crescimento econômico e centrou seus objetivos em políticas sociais esquerdistas, esquecendo que o primeiro é condição “sine qua non” para a realização efetiva do segundo?
De fato, a eleição de Trump preocupa. Mas não é por que ele seja uma espécie de troglodita, como muita gente acha que é. Ele, na verdade, é apenas um conservador, á moda dos antigos pioneiros que cunharam o slogan a “América para os americanos”. E com isso incentivaram a prática de uma política xenófoba que resultou na extinção da maioria das nações indígenas do continente americano e sujeitou povos inteiros, como os afro-descendentes e os latinos, a uma vida de gueto e reclusão durante séculos. O medo agora é que Trump, que claramente se posicionou durante sua campanha, com uma fúria quase macartista, a favor de uma volta aos tempos da América para os americanos, comece a criar dificuldades para as pessoas que imigraram para os Estados Unidos acreditando que o sonho americano não era privilégio somente de pessoas de pele branca e idioma inglês como língua materna, mas sim, que estaria aberto para todas as raças e origens, como preconiza a Declaração Dos Direitos de Virgínia, fonte primeva da Constituição americana, que assevera que todos os homens nascem iguais e têm direito á  busca da felicidade.  
A verdade parece ser a primeira hipótese acima aventada. O povo está desconfiado dos políticos profissionais e começa a buscar soluções fora desse círculo. Trump não é político de carreira assim como João Dória também não. Será que a moda vai pegar? Ouvi uma entrevista com o ex-ministro do Superior Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na qual ele não descarta a possibilidade de tentar uma experiência política. Será que dá liga? A ideia dá urticária na comunidade jurídica. E para o povão? Qual seria repercussão de uma candidatura dessas?
Não falta, no Brasil, quem sonhe com um Trump para dar uma guinada de 180 graus nas estruturas comprovadamente comprometidas e bichadas do nosso sistema político, econômico e social. Há quem ache até que o Bolsonaro seria esse personagem. Que Deus nos livre e guarde. Mas que tem vento soprando essas coisas por aí, isso tem.
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 10/11/2016
Alterado em 10/11/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras