João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


OS TIRANOS TAMBÉM MORREM

Depois de quase seis décadas de experiência comunista, Cuba finalmente se vê livre do tirano que implantou na bela ilha caribenha essa utopia política que os espartanos inventaram e Karl Marx transformou numa ideia palatável para os povos incompetentes que ainda não foram capazes de encontrar um modelo de desenvolvimento que combine o progresso com a liberdade.  O comunismo não melhorou a vida dos cubanos nem de qualquer povo que adotou esse tipo de governo. Só serviu, como em outros casos, para dar notoriedade a um tirano.  O comunismo pode ser uma ideia romântica, inspiradora de magníficas obras em alguns campos da arte, como a literatura, por exemplo, com a os poemas de Maiakowisky, os versos maravilhosos de Pablo Neruda, a crítica vigorosa de John Steinbeck em Vinhas da Ira, etc. Enseja até algumas grandes aventuras no campo da política como a Coluna Prestes ou a bela epopeia de Emiliano Zapata na revolução mexicana de 1910.
Mas na prática essa ideologia sempre vai falhar porque o homem tem um ego. E isso faz com que as pessoas sejam diferentes. E não há ideologia que as torne iguais. Tirania, autoritarismo, privação da liberdade e violência muito menos.
Num conto famoso chamado Animal Farm (A Revolução dos Bichos), o escritor George Orwell faz uma severa crítica ao comunismo. Nesse conto os porcos comandam a revolta numa fazenda, expulsam os fazendeiros e tomam conta da propriedade. Mas com o passar do tempo, o exercício do poder os vai transformado em gente. Eles começam a gostar do poder, das mordomias, do luxo, das benesses que o poder lhes dá, e de uma forma natural, logo eles estão pensando e fazendo exatamente igual ao que faziam os proprietários antigos. O povo (no caso os demais bichos da fazenda, que lutaram e verteram sangue pela revolução), passam a ser apenas uma massa de manobra, carne para canhão, corpos que são ajuntados para servir de degraus para que eles possam subir cada vez mais alto e viver cada vez melhor. No final, os porcos usam black-tie, fumam charutos cubanos, bebem uísque escocês, comem com garfo e faca e andam eretos como os humanos.
Orwell escreveu isso porque foi justamente o que aconteceu com os líderes russos. O exercício do poder os tornou mais ambiciosos, corruptos e ávidos por riqueza que os seus antecessores capitalistas. Mais ou menos o que aconteceu em Cuba. Fidel e seu irmão Raul, ajudados por Che Guevara expulsaram os mafiosos liderados por Fulgêncio Batista e criaram a Animal Farm cubana. Arrumaram suas vidas particulares, mas o povo cubano continua tão ou mais pobre que antes.
Felizmente os tiranos também morrem. E povo cubano tem agora a chance de retomar o controle das suas vidas. 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 29/11/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras